01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Navegando 01 - Doutorado - Estudos da Linguagem por Autor "Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]"
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Item Adaptação, criação e juventude : diálogos entre práticas de letramento escolar e não escolarMartins Neto, Irando Alves; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pietri, Émerson de; Almeida, Paulo Roberto; Mateus, Elaine Fernandes; Lima, Sheila OliveiraResumo: Embasado em uma perspectiva sociocultural de letramento (STREET, 214; BARTON & HAMILTON, 2), este estudo de caso de orientação etnográfica objetiva compreender de que forma práticas de letramento desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em aulas de Língua Portuguesa dialogam com práticas de letramento que esses estudantes desenvolvem em contexto não escolar Os dados foram coletados/gerados mediante utilização dos seguintes instrumentos: observação de aulas, observação de interação dos estudantes em redes sociais digitais, análise de material didático, entrevistas informais e questionários A pesquisa evidenciou dois modelos de letramento escolar Os “letramentos de adaptação” estão vinculados ao propósito da escola de promover a mobilidade social mediante a aquisição/adaptação dos/aos modelos escolares de leitura e escrita Já os “letramentos de criação” manifestam-se nos usos da leitura e da escrita que abrem possibilidade para que os estudantes se posicionem enunciativa e identitariamente e produzam textos com indícios de autoria Fora da escola, constatou-se que os participantes optam por ler/escrever em suportes digitais Tais práticas, nesta tese nomeadas de “letramentos juvenis”, estão ligadas aos posicionamentos identitários que os jovens estudantes assumem nas redes sociais digitais, além de revelarem a (re)produção de textos vinculados a discursos dominantes, como os que estabelecem uma relação de causa e consequência entre escolarização e mobilidade social Ao traçar um paralelo entre os letramentos escolares e os não escolares, os resultados apresentam semelhanças e diferenças no que se refere principalmente à/ao: presença de discursos dominantes pautados por conceitos como superação, desempenho e meritocracia; aceitação/silenciamento de posicionamentos de identidade dos jovens estudantes; utilização de variedade linguística socialmente prestigiada/não prestigiada; criação/reprodução de textos Como conclusão, argumenta-se a favor de uma escola que minimize as “divisas culturais” entre os saberes escolares e não escolares, e considere o desenvolvimento de “zonas culturais híbridas”, não apenas reconhecendo a existência de diferentes letramentos, mas também ensinando, criticamente, essas diferençasItem Formação colaborativa de professores e projeto de letramento : um olhar reflexivo sobre a realidade dos alunosPereira, Liliane; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Magalhães, Tânia Guedes; Almeida, Paulo Roberto; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Grande, Paula Baracat de [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições das ações desenvolvidas em um programa de formação continuada colaborativa para a elaboração e a implementação de um projeto de letramento junto aos alunos de uma escola pública situada em zona urbana periférica na cidade de Londrina Foram seguidos os seguintes objetivos específicos: a) investigar os acervos escritos e as agências de letramento dos professores; b) descrever um curso de formação colaborativa do qual fizeram parte docentes do colégio Estadual Vani Ruiz Viessi; c) analisar os sentidos construídos nos discursos dos professores, dos alunos e da comunidade em interação nos eventos de letramento; d) descrever e analisar o processo de implementação de um projeto de letramento; e) compreender as contribuições do desenvolvimento de um projeto de letramento na escola no tocante às práticas escritas dos alunos A perspectiva teórica vinculou-se à abordagem sociocultural e etnográfica dos Estudos de Letramento (STREET, 1984, 1993, 21, 23, 212, 214; KLEIMAN, 1995) e nos pressupostos do dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHINOV, [1929] 29; BAKHTIN, [1934-35/1975] 1988, [1952-53/1979] 23)Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo-interpretativista e de cunho etnográfico, em que os dados foram gerados a partir dos seguintes instrumentos: questionários; gravações; diários das reuniões e análise de documentos Quanto ao corpus de análise, constituiu-se das respostas dos professores aos questionários; dos discursos dos docentes, alunos e comunidade durante os eventos de formação colaborativa; dos diários e das produções realizadas durante o projeto de letramento Para colher os dados desta pesquisa, primeiramente, entregou-se um questionário aos professores do Colégio Vani Ruiz Viessi, a fim de obter informações sobre os acervos escritos e as agências de letramento Em seguida, foram organizadas e implementadas reuniões coletivas quinzenais com um grupo de professores, na mesma escola, tomando-se como ponto de partida um problema de interesse do grupo: o descarte irregular de lixo Por último, tendo o projeto de letramento como elemento integrador, foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas de forma colaborativa pelos docentes e alunos no colégio Quanto aos acervos escritos e às agências de letramento dos professores, a análise dos gráficos ofereceu uma percepção mais ampla das múltiplas práticas de letramento dos docentes No que se refere aos dados sobre a formação colaborativa no local de trabalho, ao entrecruzar as vozes presentes, o principal propósito foi o de dar voz aos professores e de destacar a importância de haver nas escolas momentos de trabalho coletivo O respeito ao outro e a suas opiniões é capaz de dar suporte a uma formação pautada com (e não para) os professores Já quanto à implementação do projeto de letramento, alunos e professores se colocaram como agentes sociais, o que acabou fomentando a pluralidade cultural, uma vez que, partindo de um problema da comunidade, o conhecimento passou a ser vinculado à experiência humana, por intermédio do compartilhamento de saberes e de fazeres, da interdisciplinaridade e da transversalidade dos assuntos trazidos à tona por professores, por alunos e por membros da comunidade quando vistos como sujeitos do conhecimentoItem Letramento acadêmico : práticas etnoletradas na formação de professores indígenas em contexto interculturalBarboza, Marina Oliveira; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pereira, Maria Ceres; Amaral, Wagner; Silveira, Marcelo; Lima, Sheila OliveiraResumo: Sob a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 214; KLEIMAN, 1995; SITO, 216, ZAVALA 21), esta tese objetiva investigar os processos de letramento desenvolvidos em um curso de licenciatura indígena considerando os aspectos étnico-culturais, linguísticos e identitários na construção das trajetórias de letramento dos sujeitos indígenas participantes da pesquisa e analisar como esses aspectos estão implicados no desenvolvimento do letramento acadêmico As análises foram embasadas também nos Estudos indígenas (MAHER, 1996, 1998, 21; LOURENÇO, 213; NASCIMENTO; MARTINS, 215, 216, 218) e Estudos Decoloniais (MIGNOLO, 28, 213; SOUSA SANTOS, 1988), dentre outros Analisamos as práticas de letramento em um contexto situado, considerando-se que o curso de licenciatura está alocado em uma Faculdade Intercultural e atende especificamente a população indígena Guarani/Kaiowá da Região da Grande Dourados Utilizamos abordagem de pesquisa qualitativa interpretativista de cunho etnográfico, desenvolvendo observação participante das aulas do curso de licenciatura, bem como entrevistas com estudantes e professores ministrantes do curso de formação Concebemos as práticas sociais no contexto estudado como práticas situadas de letramento, desse modo as formas de conhecimento indígena tais como ritos, cantos, espiritualidade, danças e narrativas orais compõem o que entendemos como etnoletramento, ou seja, uma forma situada de letramento no contexto da Faculdade Intercultural Indígena Como resultado desta investigação, destacamos que o letramento dos estudantes indígenas se caracterizou pelo fato de ocuparem posições de agentividade no desenvolvimento de seus letramentos acadêmicos, quer apresentando questionamentos acerca de suas histórias e dos discursos de subjugação, quer demonstrando resistência à dominância da escrita em contexto acadêmico a fim de evidenciar valores tradicionais de sua cultura oral, ou ainda apropriando-se dos protocolos discursivos para defender sua comunidade Mostramos como a escrita para essa população se constitui um locus discursivo ao longo da história de seus povos e uma arena cujas resistências e contradições ocorrem na construção de suas práticas e trajetórias de letramento Este estudo pode trazer contribuições no sentido de se desenvolver um olhar mais sensível sobre letramento acadêmico envolvendo populações cujas identidades étnico-culturais não podem ser subtraídas de tal processo, bem como no sentido de se produzir reflexões sobre a escrita acadêmica considerando os construtos de colonialidade nos processos de letramento dos estudantesItem Letramento acadêmico-profissional de professores surdosAlmeida, Josiane Junia Facundo de; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Magalhães, Tânia Guedes; Almeida, Paulo Roberto de; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaResumo: Esta pesquisa-ação está inserida no campo da Linguística Aplicada, especificamente, na área de formação de professores e tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma proposta de formação, na perspectiva de projetos de letramento, voltada a professores surdos por meio de gêneros da esfera acadêmica Para isso, buscamos investigar a trajetória de letramento de nove docentes surdos que atuam ou já atuaram no ensino superior ou na pós-graduação (lato sensu), a fim de identificar as práticas de letramentos em que se inseriram e os constituíram como sujeitos bilíngues e professores do ensino superior ou de pós-graduação e proporcionar reflexões sobre o contexto de sua atuação e suas demandas acadêmicas Para a coleta de dados das narrativas de letramento, utilizamos entrevistas narrativas Na etapa de implementação, que caracterizou a pesquisa-ação, selecionamos dois gêneros acadêmicos, de acordo com a necessidade apresentada no primeiro encontro de formação: o artigo acadêmico e o projeto de pesquisa, em formato de oficinas de leitura e produção de texto Por meio de suporte à escrita acadêmica, contemplamos também o gênero apresentação oral para a participação em evento acadêmico Para a descrição dos efeitos da ação partimos dos registros das narrativas em vídeo e dos relatos escritos do processo de formação pela pesquisadora As discussões se fundamentaram em abordagem sociocultural do letramento, ancoradas nos Novos Estudos de Letramento, segundo autores como Barton e Hamilton (1998, 2, 24), Gee (1999, 21), Soares (1995) e Street (214); nas referências sobre Educação bilíngue para Surdos (FERNANDES, 23; SKLIAR, 1997), letramento acadêmico (STREET, 21; GUEDES-PINTO; GOMES E SILVA, 25; KLEIMAN, 26; SIGNORINI, 21; FISCHER, 27; BONINI E FIGUEIREDO, 21; VÓVIO e GRANDE, 21; e ZAVALA, 21), nos pressupostos voltados ao ensino e à analise de gêneros acadêmicos (MOTTA-ROTH E HENDGES, 21; GIL, 1999, 22); bem como nos estudos desenvolvidos na área de formação docente universitária (ISAIA, 26; CUNHA,25) As análises indicaram que os professores surdos possuem trajetórias semelhantes no que se refere às formas de apropriação dos gêneros acadêmicos, bem como os percursos traçados em determinados momentos históricos, quanto às dificuldades que se colocam na vida acadêmica e profissional em função de sua condição linguística O curso de formação ofertado possibilitou trocas singulares entre os professores surdos, evidenciando a necessidade de que sejam proporcionadas mais oportunidades de unir esses profissionais em torno de questões que envolvem o mundo acadêmico, de modo que possam ressignificar esse espaço, imprimindo nele suas identidadesItem Projeto de letramento antirracista na (trans)formação inicial de professores de línguas : práxis decolonial e subjetividadeBarbosa, Bruna Carolini; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pietri, Émerson de; Malheiros, Andréia da Cunha; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaResumo: Esta pesquisa adota uma perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramentos e a concepção dialógica de linguagem A partir de uma práxis decolonial, tem como objetivo geral desenvolver um projeto de letramento antirracista na disciplina de Leitura e Produção de Textos do Curso de Letras e analisar as contribuições dessa proposta para a (trans)formação inicial crítica de professores de línguas, sobretudo no que se refere às questões raciais Mais especificamente, são identificadas e analisadas as diferentes manifestações do racismo nos dados provenientes dos eventos de letramento Os Círculos de Cultura/Leitura, uma ressignificação dos Círculos de Cultura freirianos, mostraram-se espaços de diálogo, intervenção e problematização do racismo revelado nas sequências discursivas De caráter qualitativo-interpretativista e autoetnográfico, a pesquisa tem como corpus excertos dos diários de leitura, excertos das resenhas, dados do formulário socioeconômico e trechos das transcrições de falas produzidas nos Círculos de Cultura/Leitura e dos podcasts produzidos pelos educandos Os dados analisados foram selecionados por amostragem, com vistas a atender aos objetivos específicos da pesquisa Os resultados demonstram que os professores em formação inicial reproduzem discursos racistas, sobretudo os que podem ser classificados como microagressões raciais, ou seja, o racismo sutil, velado, indireto As problematizações levaram a algumas reflexões por parte de alguns alunos, contudo os resultados demonstram o quanto a educação antirracista deve ser desenvolvida em um projeto coletivo e contínuo Vale ressaltar que em relação à performance da professora formadora, a mediação das temáticas apresentou-se como um relevante espaço formativo e apontou para a necessidade de se promover espaços de diálogo e escuta a fim de desenvolver as habilidades de mediação aberta, mas produtiva A pesquisa pode contribuir para o replanejamento de ações acadêmico/institucionais, bem como para políticas públicas educacionais direcionadas às questões raciais