02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Autor "Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometriaBorgato, Keyla Cristina; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Silva, Karina Alessandra Pessôa da; Alves, Michele de OliveiraResumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômiosItem Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemasAndrade, Fábio Junior de; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Silva, Karina Alessandra Pessôa da; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalhoItem Matemática discreta : tópicos para o ensino médioSouza, Joamir Roberto de; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Teramon, NeuzaResumo: Este trabalho apresenta uma proposta para a abordagem de conceitos relacionados à Matemática Discreta no Ensino Médio Após uma breve discussão sobre a importância desse campo da Matemática e tratar alguns de seus conceitos habitualmente contemplados no Ensino Médio, são propostos problemas curiosos cuja resolução usa estes conceitos Além disso, são sugeridos encaminhamentos para o professor na introdução desses problemas nas aulas de MatemáticaItem Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestõesDorta, Fernando; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Vertuan, Rodolfo Eduardo; Fatore, Luci HarueResumo: Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da MatemáticaItem Problemas de otimização geométrica aplicados ao estudo de praças : uma experiência de ensino com atividades de modelagem matemáticaBrito, Dirceu dos Santos; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Fatori, Luci Harue; Kato, Lilian AkemiResumo: Este trabalho relata uma experiência de ensino envolvendo problemas de otimização geométrica e atividades de Modelagem Matemática sobre o tema “praças” Apresenta-se inicialmente algumas reflexões sobre o ensino da Geometria na Educação Básica e, em seguida, discute-se alguns problemas clássicos de otimização em Geometria Euclidiana Plana Depois, retoma-se algumas considerações sobre Modelagem no Ensino da Matemática e, finalmente, descreve e analisa a experiência desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental