02 - Mestrado - Filosofia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Filosofia por Autor "Alves, Fernando de Brito"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ação e poder no pensamento de Hannah ArendtSampar, Rene Erick; Müller, Maria Cristina [Orientador]; Garcia, Bianco Zalmora; Alves, Fernando de BritoResumo: O objetivo da presente Dissertação é analisar a relação existente entre a ação e poder, no intuito de apresentar os fatores que, desde a Antiguidade, obstaram a atividade da ação em se constituir como vetor dos desígnios políticos, bem como expor as razões que levaram nossas instituições atuais a se pautarem na violência e, por conseguinte, não serem capazes de gerar poder na acepção de Hannah Arendt A discussão geral proposta nesta pesquisa, construída sobre o paralelo entre o pensamento filosófico e político tradicional e o pensamento de Arendt, vincula-se a uma indagação que subjaz a filosofia desta autora no que tange ao modo como a política tem sido conceituada sob uma fórmula hierárquica que divide a sociedade entre governantes e governados A fuga da fragilidade dos assuntos humanos perpetrados pela ação e suas frustrações conduz a uma trama política baseada apenas em noções idílicas de um governo que, na atualidade, administra as necessidades sociais, sem jamais estabelecer espaços para que todos possam participar dos assuntos públicos e encontrar o sentido da política Por sua vez, o poder, disposto na ideia de governo, tem sido conceituado como a capacidade de influência e controle que determinado grupo possui sobre o comportamento alheio, materializando-se em geral mediante o emprego e o monopólio dos meios de violência Ao distanciar suas reflexões desta concepção, Hannah Arendt fundamenta o poder na capacidade de ação conjunta das pessoas e a política como o espaço criado pela reunião dos indivíduos capazes de agir e de trazer a novidade ao mundo A violência, principal protagonista do enredo político de todos os tempos, não possui, neste sentido, o condão de criar o poder e a política, mas os elimina juntamente com a ação plural pelo seu caráter de dominação Ao repensar as estruturas paradigmáticas da política ocidental que confluem na formação das instituições do século XX, Arendt acena para a política construída sob o arrimo da pluralidade e o respeito à singularidade humanaItem Hannah Arendt : uma reflexão sobre política e liberdadeSouza, Rodrigo Gonçalves de; Müller, Maria Cristina [Orientador]; Nalli, Marcos Alexandre Gomes; Alves, Fernando de BritoResumo: Diante do vazio generalista e da alienação do mundo comum que levaram a degradação do domínio político e da quase total aniquilação da pluralidade, a presente Dissertação objetiva analisar e refletir sobre a fiosofia política de Hannah Arendt na busca por respostas que elucidem a crise política de nossa época: se a política existe para atender predominantemente aos interesses de ordem econômica ou ela diz respeito a condição das pessoas agirem livremente, mostrando seus pontos de vista – a partir da ação e do discurso – sobre temas de interesse comum Propõe-se, nesse sentido, um esforço de levar à compreensão o próprio significado assumido pela política e a relação entre o espaço público e privado no pensamento desta autora Hannah Arendt identifica o sentido da política com o da liberdade, que possibilita a participação ativa dos indivíduos no espaço público Nesse sentido, a leitura do pensamento arendtiano conduz à compreensão da política como uma condição humana que somente é possível ser concretizada no espaço entre os homens Todavia, o esvaziamento generalista da política e a perda de interesse, ou melhor dizendo, subversão de interesses dentro do domínio político resultaram na formação de uma espécie de homem totalmente apolítico e despreocupado dos assuntos públicos Tal situação suscita questões que pretendem aqui ser respondidas: a política diz repeito à liberdade ou ao atendimento das condições de sobrevivência? Outro ponto a ser tratado por esta Dissertação é que se a política diz respeito à liberdade, a pluralidade e a ação dos individuos no domínio político, conforme o pensamento de Hannah Arendt, quais são as causas que levaram ao esvaziamento da política? Ainda há sentido para a política?