CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
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Navegando CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS por Autor "Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]"
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Item A ancestralidade no centro da narrativa, em Lueji de PepetelaMendes, Ana Claudia Duarte; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Bonnici, Thomas; Wielewicki, Vera Helena Gomes; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Silva, Marta Dantas daResumo: No presente trabalho analisamos o romance Lueji, de Pepetela, a partir dos estudos sobre a cultura banto, destacando a religiosidade africana e o culto aos ancestrais Buscamos entender como a ancestralidade está presente no mundo imaginário e no tecido textual do romance Para tanto, dividimos o trabalho em dois momentos, o primeiro voltado para a análise da constituição do mundo imaginário, as ideias e o enredo Essa leitura foi desenvolvida nos dois primeiros capítulos, privilegiando a trajetória das personagens femininas, Lueji e Lu, buscando entender a influência da cultura banto na ordenação da vida, tanto na sociedade tradicional, quanto na contemporaneidade Nesse sentido, recorremos aos estudos sobre memória coletiva, mito e identidade, a fim de compreender o processo de construção, preservação e atualização do mito no romance No terceiro capítulo, estudamos as vozes do narrador e as vozes masculinas presentes no texto e na estrutura textual, analisando como as ideias criaram a polifonia Baseados nessas análises procedemos à afirmação da ancestralidade como central no romance Lueji, tanto na estrutura quanto no mundo imaginárioItem Aspectos culturais e políticos da obra "Jubiabá" de Jorge AmadoMussi, Maria Leonor Bello; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Silva, Joaquim Carvalho daResumo: A obra de Jorge Amado, datada de 1935, foi escolhida como alvo dessa pesquisa, por ser o primeiro romance do autor que possui como um dos aspectos o Candomblé, por intermédio do pai-de-santo Jubiabá, guia espiritual do negro Antônio Balduíno, herói popular dos anseios de integração dos negros à sociedade brasileira A obra é permeada de trechos poéticos, amores e ideais de uma sociedade mais justa As tradições afro-brasileiras são vistas tendo como cenário a Bahia, e com predominância das falas saídas da periferia, representando a pobreza em seus vários aspectos e encobrindo-a com cores do romance heróico, utilizando como exemplo a denúncia da exploração capitalista, mas também voltado para a elevação do herói positivo que tem sua trajetória rumo à consciência e à transformação social O romance foi publicado em Portugal e traduzido para vários idiomas, também houve adaptações para o teatro, novela, rádio, cinema, televisão e história em quadrinhos A literatura de Jorge Amado desta primeira fase produz transformações vividas pelo país, e mais que isso, indaga o tempo histórico de sua inserção, revelando empenho em compreender e participar desse tempo consagrado e voltado para a construção do futuro A proposta desta pesquisa firmou-se em torno da relação entre a cultura afro-brasileira em seus vários aspectos, tais como: histórico, político, cultural e social e da construção da obra literária com caráter de denúncia social, colocando o negro como instrumento mediador entre o preconceito de cor e a luta por igualdade Para tanto as partes foram assim distribuídas: 1a: origem e designação dos cultos africanos no Brasil: as casas de candomblé, pais e mães de santo, os Orixás e as macumbas do pai Jubiabá; 2a: Jorge Amado: a influência política, importância de sua participação no Partido Comunista Brasileiro e a escrita de Jubiabá; 3a: análise da narrativa: descrição dos terreiros, celebrações, literatura popular, as relações entre os personagens e estudo pormenorizado da obraItem Encontros coloniais em Iracema e MaíraBoll, Maria Amália Azevedo; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]Resumo: Considerando-se a pequena abrangência de estudos que tem a literatura nacional, examinada criticamente sob o ponto de vista teórico dos estudos pós-coloniais, objetivou-se, com a presente Dissertação , analisar o encontro colonial entre colonizador e colonizado em duas obras escritas em épocas bem distantes e por autores com diferentes ideologias Para tanto, tomou-se como objeto de estudo uma obra pertencente ao Romantismo, que se trata de Iracema, de José de Alencar, e outra obra contemporânea, Maíra, de Darcy Ribeiro Apesar de tão distanciados no tempo, ambos os romances apresentam situações em que o encontro colonial entre o homem branco e o índio traz resultados catastróficos para este último Através da análise dos dois romances, verificou-se como aconteceram os encontros coloniais, como ocorreu a outremização do colonizado pelo colonizador e as tentativas de resistência do colonizado para tentar se defender e manter sua cultura e tradição, além de outros aspectos Concluídas as análises dos dois romances, buscou-se uma comparação entre os dois e seus personagens principais a fim de verificar-se o que poderiam ter de diferenças e semelhanças dentro do que se buscava nas duas narrativas Os resultados mostraram que ambas as obras têm aspectos em comum no que concerne aos resultados negativos dos encontros coloniais e à busca dos autores por uma valorização da natureza e do indígenaItem Entre falos e falácias : pertencimentos e discursos afro-brasileiros nas narrativas de homens em Tocaia grande - a face obscura, de Jorge AmadoDionísio, Dejair; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Feldman, Alba Krishna Topan; Silva, Maria Nilza da; Godoy, Maria Carolina de; Brito, LucianaResumo: O contexto de escrita amadiana tem como eixo central, o conflito de classses e a emancipação do sujeito periférico Ao abordar questões de posse de terra, do surgimento de cidades, de um novo momento para a ascensão desses grupos, insere o discurso de um pseudo-pertencimento do homem negro a esse novo espaço ? visando a busca da igualdade social Entendendo que essa é outra discussão e que ela precisa ser deslocada para outros campos simbólicos e referencias argumentativas, buscaremos refletir nessa tese que, apesar de narrar e visibilizar a cultura negra iorubana, o personagem masculino negro na obra em tela - Tocaia Grande, a face obscura - mantém a lógica que permeia a literatura brasileira e dos seus narradores, criando o personagem através do mito sexual de virilidade sem fim e despojado de humanidade A falácia desse equívoco, nas descrições dessa personagem masculina negra, será invocada e discutida, no percurso desse trabalhoItem O instinto de nacionalidade na formação do romance angolano : análise de O segredo da morta, Antonio de Assis JuniorQuintilhano, Silvana Rodrigues; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Feldman, Alba Krishna Topan; Araujo, Susylene Dias de; Brito, Luciana; Godoy, Maria Carolina deResumo: Embora a tradição literária angolana esteja calcada na oralidade, após a fratura criada pelo colonialismo e consequente implantação da imprensa na década de 188 do século XIX, fora publicada em folhetins, a novela Nga Muturi (1882), por Alfredo Troni, que mesmo de motivação angolana, não criou uma tendência literária Em 1929, período de “quase não literatura”, como assinala Henrique Guerra, publica-se a obra O segredo da morta: romance de costumes angolenses, de Antônio de Assis Junior, editada em livro em 1935, contida pela repressão e reeditada somente em 1979A narrativa traz, de forma ampla e visível, o panorama cultural da sociedade angolana pré-independência Desde então, essa obra vem sendo considerada um marco no panorama literário de Angola, na qual se pode discutir o conceito de nacionalidade, mesclando costumes burgueses civilizacionais à oralidade primitiva angolana Portanto, o presente trabalho tem como objetivo afirmar que O segredo da morta, tornou-se marco inicial na formação do romance angolano, que com seu instinto de nacionalidade, prenunciou aspectos da angolanidade, a partir de uma estratégia estética inovadoraItem Uma leitura pós-colonial de "Os Bruzundangas"Neves, José Eugênio das; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Fonseca, Maria Nazareth Soares da; Nascimento, Gizêlda Melo doResumo: Essa Dissertação objetiva localizar em Os Bruzundangas traços coloniais que, resistindo ao tempo, permaneciam vivos no princípio do século XX ou suas formas variáveis Para atingir esse objetivo, empregaremos a estratégia pós-colonial da releitura Através desse mecanismo, analisaremos quatro temas destacados na obra: a literatura, a economia, a política e a educação Inicialmente, apresentaremos a teoria pós-colonial e as diferentes estratégias de descolonização propostas, dentre as quais da releitura, que será empregada nesse trabalho Em seguida, retrataremos Lima Barreto e o contexto em que vivia, destacando os rumos que escolheu para sua produção literária Encerrando, faremos a releitura do texto com relação aos quatro temas citados acimaItem Literatura afro em construção : a perspectiva da ancestralidade bantu em Ponciá Vicêncio, de Conceição EvaristoDionísio, Dejair; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Macêdo, Tania Celestino de; Fernandes, Frederico Augusto GarciaResumo: Nessa Dissertação , propomo-nos a analisar o romance de Conceição Evaristo (23) Ponciá Vicêncio, à luz das recentes discussões acerca da literatura afrodescendente e suas implicações, quer sejam elas: do ponto de vista histórico, fazendo uma revisão historiográfica da canonização de obras literárias, da formação do conceito de estado e sua constituição e da nacionalidade e da invisibilidade Contemplamos o paradigma de inserir, de fato, o afrodescendente na literatura brasileira, com o seu suplemento afro, a partir dos fundamentos teóricos-críticos que permeiam os debates acerca dos termos: literatura afro-brasileira; literatura negra, negrismo e de como eles se dão A partir de um recorte étnico e identitário, rediscutimos o papel da ancestralidade, vista de dentro, na formação da população brasileira, pela perspectiva bantoItem Literatura e identidade cultural em MS : algumas fronteiras e a (des)identificação com o PantanalSouza, José Antônio de; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Nascimento, Gisêlda Melo; Santos, Paulo Sérgio Nolasco dos; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino; Santos, Rosana Cristina ZanelattoResumo: Quatro anos após a criação de Mato Grosso do Sul, José Couto Vieira Pontes escreveu sua História da Literatura Sul-Mato-Grossense (1981) A obra de Pontes já evidenciava, na época de seu lançamento, um indício bastante particular da cultura sul-mato-grossense: após a divisão estadual, passa a ocorrer uma espécie de busca inquietante por uma identidade cultural própria, capaz de distinguir MS não apenas político-geograficamente, mas também culturalmente, de Mato Grosso Os traços semânticos advindos de “mato grosso” evocam uma estreita relação com a natureza, particularmente, quando este olhar é lançado de fora para dentro do estado; tanto é que, no caso de MS, os artistas mais consagrados ou reconhecidos pela mídia possuem suas produções vinculadas a tal estereótipo: na música, Almir Sater, com seu Trem do Pantanal, e, na literatura, Manoel de Barros, cuja produção, comum e muitas vezes equivocadamente, é circunscrita ao universo pantaneiro A partir de 1999, observou-se acentuar tal necessidade de afirmação identitária: foi difundida, por parte do governo estadual, a idéia de um plebiscito para a alteração do nome do estado de Mato Grosso do Sul para Pantanal Essa idéia causou grande polêmica e, mesmo atualmente, em material de divulgação governamental, mantém-se a pretensa vinculação entre MS e o pantanal Se considerarmos os pressupostos de hibridizações culturais na América Latina, a afirmação da diferença enquanto processo constitutivo de identidades e mesmo a diversidade cultural brasileira, a resolução da questão identitária em MS está distante de ser resolvida, uma vez que se busca, desconsiderando a multiplicidade, a sedimentação ou mesmo construção de uma única identidade cultural para todo o estado Partindo do pressuposto que o processo representação/produção é duplo - o discurso representa e produz identidades – objetiva-se, com o presente trabalho, discutir o processo de identificação cultural em MS, por intermédio da produção literária de autores da regiãoItem Literatura e nação : travessias de identidade e cultura em estórias de Boaventura CardosoMicheletti, Éverton Fernando; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Ramos, Marilucia MendesResumo: A literatura de Boaventura Cardoso chama a atenção pela riqueza expressiva, tanto no que se refere aos aspectos formais como pela temática Suas narrativas estão no limite da prosa com a poesia, com características que tornam singular o conjunto de suas obras no âmbito da literatura angolana Sujeito "pós-colonial", o escritor mergulha no fazer literário sem esquecer a História, realizando travessias de identidade e cultura: na busca de inspiração, Cardoso encontra as obras de Guimarães Rosa; em sua vivência e pesquisa, descobre, para si e para os leitores, a ancestralidade; além disso, incorpora a oralidade e transforma a língua; e como conseqüência da situação pós-colonial angolana, emerge das estórias o hibridismo Esses elementos convergem para o estabelecimento de identidade e para o re-conhecimento da(s) cultura(s) angolana(s) Essa perspectiva é decorrente da abordagem que desenvolvo na pesquisa, tendo como objeto de análise as narrativas (estórias) que compõem a obra "A Morte do Velho Kipacaça", e outras, e como principal linha teórica o "Pós-colonialismo"Item A presença de estratégias de descolonização na obra de Lima BarretoNeves, José Eugênio das; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Bonnici, Thomas; Duarte, Eduardo de Assis; Aquino, Regina Helena Machado; Fernandes, Frederico AugustoResumo: As teorias pós-coloniais demonstram que o colonialismo é um domínio de dupla face: física e intelectual Enquanto a primeira é ostensiva, manifestando-se por meio de ocupação militar e tutela política e econômica; a segunda tem como característica a imposição da língua e da cultura europeia Enquanto há certo grau de libertação no que tange à primeira (independência política), persiste uma dominação quase que total na segunda É necessário, então, uma descolonização no campo intelectual e os escritores oriundos das ex-colônias exercem papel importante nessa tarefa Um exame dos escritos de Lima Barreto nos mostra que foi um dos escritores brasileiros que se ocupou desse trabalho Para comprovar essa afirmação, dividimos nossa tese em três capítulos O primeiro trata do colonialismo e de sua dupla face de dominação, com destaque para o intelectual, demonstrando que influência esse domínio tem na literatura das ex-colônias Além disso, traça um breve histórico das teorias pós-coloniais, destacando as estratégias de descolonização O segundo retrata um perfil do contexto histórico em que Lima Barreto produziu a sua obra, descrevendo como se comportavam seus colegas da “cidade letrada” em relação à dominação cultural europeia e fazendo uma contraposição entre seu comportamento e o de nosso pesquisado Em acréscimo a isso, investiga em que fontes teóricas bebeu o autor carioca para construir sua visão literária e de mundo, que se mostra avançada em relação à maioria de seus colegas No terceiro, por fim, comprovamos através de exemplos a presença, quer na linguagem, quer na temática, de elementos que demonstram que a literatura limana desempenha um relevante papel no campo da descolonizaçãoItem Uma releitura da mulher angolana em "Lueji", "A gloriosa família" e "Mayombe", de Pepetela : diálogo pós-colonial e feministaFerreira, Silvana Rodrigues Quintilhano; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Garcia, Frederico Augusto; Gonçalves, Virgínia MariaResumo: O objetivo desta pesquisa é mostrar as particularidades e as tendências da Literatura Angolana, bem como a reescrita da história do colonizador a partir da linguagem estética, e nesse contexto de representação, uma releitura das mulheres na sociedade angolana, desde a colonização à atualidade, evidenciando o processo de sincretismo e descolonização da cultura africana O artista Pepetela, nos romances Lueji (1989), A gloriosa família (1999) e Mayombe (1985), soube mesclar a realidade à ficção, e com isso construir representações de mulheres em diversos momentos históricos Para atingir esse objetivo, empregaremos a estratégia pós-colonial da releitura e o feminismo, sendo relevante uma explanação sobre a Literatura, a História e a Mulher É importante destacar que o estudo investiga a voz da mulher num texto de autoria masculina a partir do simulacroItem Religião e religiosidade nas literaturas africanas pós-coloniais : um olhar em Things fall apart, de Achebe e O outro pé da sereia, de Mia CoutoParadiso, Silvio Ruiz; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Godoy, Maria Carolina de; Barzotto, Leoné Astride; Abdala Junior, Benjamin; Corrêa, Regina Helena Machado AquinoResumo: Esta tese propõe questionar e problematizar as manifestações da Religião e das Religiosidades nas literaturas africanas pós-coloniais, tanto no âmbito do colonizador como do colonizado, através de uma estética própria, que apresente as ambivalências, lutas simbólicas e o pensamento político do mundo [pós] colonial Desta forma, a tese foi construída, a partir da ideia marxista de luta de classe, levado, entretanto, às esferas do sagrado, em que as religiosidades descritas no texto africano não sejam privilegiadas sob uma análise puramente teológica, mas que abordem os aparatos e a fenomenologia religiosa como uma estratégia de criação literária ou estratégia estética própria do pós-colonialismo, que vê no discurso a luta política inerente do ambiente colonial Para tanto, a corpora analisada foram textos do escritor nigeriano Chinua Achebe e do moçambicano Mia Couto, mais especificamente, Things Fall Apart (1958) e O outro pé da sereia (26), respectivamenteItem O status da ilustração em Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge AmadoHaddad, Lara Gervásio; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Andrei, Elena Maria; Corrêa, Regina Helena Machado AquinoResumo: O presente trabalho tem por objetivo geral efetuar leitura analítica de doze ilustrações do romance Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado Deste total, nove se encontram na primeira edição brasileira, publicada pela Livraria Martins Fontes Editora, em 1972 e três são capas de edições estrangeiras publicadas na Eslovênia, Eslováquia e Holanda Dentre as trinta e duas imagens presentes na edição brasileira, elegeu-se a capa, as três primeiras vinhetas de abertura e as xilogravuras que marcam o início dos cinco capítulos do livro A seleção foi feita para aprofundarem-se as análises dando destaque à presença de símbolos do imaginário do candomblé e, também, à semelhança entre as ilustrações e as xilogravuras que ilustram os folhetos do cordel nordestino Para dar conta do artefato teórico acerca da ilustração, foram escolhidos os estudos, pioneiros no Brasil, feitos pelos pesquisadores Luís Camargo e Ricardo Azevedo O trabalho visa contribuir com os estudos da ilustração na obra de ficção literária adulta, ainda em embriãoItem O universo simbólico na viagem de Mãe, materno mar : nos trilhos do imaginário bantuFerreira, Guadalupe Estrelita dos Santos Menta; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Bonnici, Thomas; Soares, Marco Antônio Neves; Silva, Marta Dantas da; Nascimento, Gizêlda Melo doResumo: A presente pesquisa busca, por meio da literatura, reconhecer elementos da cultura africana, particularmente de Angola, cujas marcas de matriz bantu estão presentes na formação cultural brasileira A obra escolhida como corpus, Mãe, Materno Mar, de Boaventura Cardoso, desenovela os fios da narrativa, em cujo tecido dialogam modernidade e tradição, tendo, sobretudo no imaginário bantu, esse processo interlocutório com a memória do povo, o que permite a permanência da tradição e a afirmação de uma identidade, por tanto tempo sufocada pela opressão colonialista As peculiaridades da cultura bantu, em seus aspectos também religiosos, e o universo simbólico que reveste a narrativa servem de base para a compreensão das correspondências do inconsciente com o imaginário e a memória do povo angolano Como se trata de uma obra em que a História se transfigura em uma viagem alegórica no microcosmo da sociedade angolana, encontra-se, no engajamento, uma literatura empenhada, mas reconhecidamente arte, cujo compromisso com sua escrita em processo permite recontar a história de seu povo, quem sabe reavivando as esperanças que porventura se dispersaram pelo caminhoItem A vida e a obra de Lobivar Matos : o modernista (des) conhecidoAraujo, Susylene Dias de; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Couto, Alda Maria Quadros do; Santos, Rosana Cristina Zanelatto; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Nascimento, Gizêlda Melo doResumo: Esta tese elabora um estudo sobre a vida e a obra do escritor Lobivar Matos O ponto de partida está fixado nos pressupostos da critica biográfica que, em sua natureza compósita, engloba a vida e a obra, e em algumas considerações sobre arquivo e memória, já que rastros deixados pela vida do poeta conduzem o leitor à sua poesia Os dados revelam uma obra fecunda, digna de um intelectual versátil em plena atuação artística no Brasil dos anos de 193, o que comprovo a partir da análise de seus livros publicados, de contos inéditos e pela leitura atenta de manuscritos e de documentos esparsos que hoje até poderiam ser considerados como perdidos, não fossem os olhares críticos que se renovam Nesse percurso, procuro evidenciar a obra como o legado ético e estético de um autêntico modernistaItem A voz feminina afrodescendente e a manifestação do sagrado : narrativas de Dona Cândida, uma benzedeira do Norte do ParanaenseBarros, Maria Aparecida; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Andrei, Elena Maria; Silva, Marta Dantas daResumo: No Há na narrativa de Dona Cândida, mulher negra de 85 anos, residente em Cornélio Procópio, Paraná, em uma região periférica, de população predominante afrodescendente, elementos culturais que remetem ao fazer do povo banto, etnias advindas de Angola, Congo e Moçambique O modo de ser e agir da depoente alicerça-se em tradições herdadas de saberes ancestrais, preservadas em sua memória, apesar do processo diaspórico que sofreram seus antepassados, fixados em áreas agrícolas de Minas Gerais A memória coletiva, que guarda saberes ancestrais, traduzida pela eloquência discursiva da benzedeira, tornou-se ponto relevante em nossa pesquisa de campo, que busca descortinar e analisar o universo simbólico-mitológico patente em suas narrativas