02 - Mestrado - Comunicação
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Navegando 02 - Mestrado - Comunicação por Autor "Alegro, Regina Célia"
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Item Fotografia e documentação urbana : as imagens de Oswaldo Leite como auxiliares na recuperação de fragmentos históricos de LondrinaUnfried, Rosana Aparecida Reineri; Boni, Paulo César [Orientador]; Souza, Florentina das Neves; Alegro, Regina CéliaResumo: O objetivo deste trabalho é observar e discutir a capacidade das fotografias de obras urbanas em atuar como auxiliares na recuperação de fragmentos históricos da cidade retratada Para tanto, utilizando as bases teóricas e metodológicas da história oral – descrita por Thompson (1992) e Delgado (26) – e do uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória – descrita inicialmente por Hoffmann (21) e sistematizada por Teixeira (213) – foram contextualizadas historicamente 21 imagens, selecionadas obedecendo o critério de importância do evento retratado para o desenvolvimento de Londrina Essas imagens foram produzidas pelo fotógrafo Oswaldo Leite, funcionário da Secretaria de Obras e o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Município de Londrina, no decurso da década de 196 Uma década marcada por grandes transformações no cenário urbano da cidade, decorrentes da decadência da cafeicultura – até então, base da economia norte paranaense – e do êxodo rural provocado pela modernização da agricultura e mecanização do campoItem A fotografia na recuperação da história e preservação da memória : a ferrovia e a estação ferroviária de Ibiporã (PR)Kaster, Jaime dos Santos; Boni, Paulo César [Orientador]; Souza, Florentina das Neves; Alegro, Regina CéliaResumo: Este trabalho utiliza a fotografia como fonte de pesquisa e como “disparadora do gatilho da memória” de pioneiros, com o objetivo de verificar como esse processo conjunto pode recuperar traços da história do município de Ibiporã (PR) e de um lugar de pertencimento da cidade: a estação ferroviária O local foi ponto de partida para o início do povoado, em 1936, e é identificado pelos pioneiros como um “lugar identitário” e de “pertencimento”, conforme conceitos de Augé (1994) Utilizando a proposta metodológica da fotografia como disparadora do gatilho da memória, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina pelo grupo de pesquisa Comunicação e História, foram seguidas as recomendações de Hoffmann (21 e 214) e Teixeira (213) na aplicação dos procedimentos A pesquisa de campo foi realizada em Ibiporã e Londrina e após um processo de seleção com 28 pioneiros ibiporaenses, oito foram submetidos ao método, com a utilização de 11 fotografias da estação e da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná A aplicação foi fundamentada em referenciais teóricos e em conceitos de Kossoy (21), Panofsky (29), Le Goff (23), Bosi (24), Thompson (1992), Meihy (22), Halbwachs (199), Augé (1994), Candau (212), Tuan (213) e Norberg-Schulz (28) Com base nos resultados obtidos e nos novos conhecimentos gerados sobre o tema a partir das análises e das múltiplas memórias dos pioneiros, confirmou-se o potencial da fotografia como fonte histórica e a eficácia da proposta metodológica, graças ao poder informativo e detonador de emoções que as imagens exerceram sobre os entrevistados e sobre suas memóriasItem A insustentável leveza da percepção : um olhar sobre o Prêmio PulitzerRaize, Juliana Teixeira; Boni, Paulo César [Orientador]; Alegro, Regina Célia; Contani, Miguel LuizResumo: Reconhecer a importância e a força de comunicação de uma imagem vai além de vê-la figurar entre ganhadores de premiações como o Prêmio Pulitzer, por exemplo Compreender a construção de uma fotografia, suas reverberações e o significado de seu destaque são objetivos que norteiam esta pesquisa, que tem como recorte as edições do Prêmio Pulitzer de 1942 a 218, especificamente suas categorias fotográficas Pelo procedimento metodológico de análise das imagens vencedoras do prêmio – e com o suporte de teorias da comunicação visual – propõe-se o apontamento de aspectos sociais, políticos e ideológicos que desenham a história da premiação e da sociedade na qual está inserida Neste sentido, além de analisar fotografias com motivos semelhantes que se repetem e estereótipos que são criados, a pesquisa também privilegia o estudo de grupos que conquistaram espaço e direitos no – e com o – prêmio, como as mulheres e os negros A pesquisa lança luz sobre pontos como desigualdade e violência, aspectos que já figuram na imaginação coletiva, mas que, com o texto, ganham contornos mais nítidosItem Lembranças pioneiras : da transformação de Aparecidinha d'Oeste em ItaipulândiaMoccelin, Nádia; Boni, Paulo César [Orientador]; Alegro, Regina Célia; Souza, Florentina das NevesResumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da aplicação da proposta metodológica da fotografia como disparadora do gatilho da memória, elaborado pelo grupo de pesqusia Comunicação e História, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Tal ferramenta metodológica explora o potencial fotográfico como acionador de memória e fonte de informações e é aplicado nesse estudo, aliando-se a técnica da história oral O recorte espaço-temporal da pesquisa centra-se no período pré-emancipatório do município interiorano de Itaipulândia, localizado na região oeste do Paraná A cidade, formou-se a partir da união de pequenas vilas, como Aparecidinha d’Oeste e Itacorá, sendo a última, extinta em 1982, após a formação do lago de Itaipu Emancipada há 25 anos, Itaipulândia insere às pesquisas já realizadas a partir da proposta metodológica, o município de trajetória mais recente Para a análise, a autora reuniu 14 fotografias selecionadas a partir dos critérios de interpretação fotográfica de Erwim Panofsky (29) e Boris Kossoy (21) Considerou-se ainda dos apontamentos indicados por Hoffmann (21) à respeito da aplicação dos procedimentos de seleção As imagens escolhidas foram apresentadas à oito pioneiros itaipulandienses Autores como Augé (1994), Bosi (29), Candau (212), Le Goff (23), Lynch (1999), Pollak (1992), Halbwachs (199), Norberg-Schulz (26) e Thompson (1992) subsidiaram a pesquisa em termos teóricos e conceituais Com base nos resultados alcançados, a pesquisa comprovou a funcionalidade fotográfica como meio disparador de memórias e fonte de informações, a partir das consistentes contribuições coletadas pelo estudo, através das entrevistas realizadasItem Memória e história : o uso da mídia fotografia para a recuperação histórica da construção da Usina Hidrelétrica de Capivara, na visão de antigos trabalhadores de IepêPereira, Adgélzira Capeloti; Boni, Paulo César [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Alegro, Regina CéliaResumo: Recuperar informações referentes ao período de construção da Usina Hidrelétrica de Capivara, a partir da visão de ex-trabalhadores de Iepê, município mais impactado pela obra Esse é um dos objetivos deste trabalho, que busca também testar e sistematizar a proposta metodológica que utiliza a mídia fotografia como disparadora do gatilho da memória, desenvolvida pelo grupo Comunicação e História da Universidade Estadual de Londrina A metodologia que, até então, havia sido aplicada para recuperação histórica de fatos referentes à fundação de municípios de trajetória recente, com entrevistas de pioneiros, dessa vez tem seu foco voltado à década de 197 Nesse período, Iepê teria experimentado significativo desenvolvimento econômico por conta das obras de infraestrutura executadas para acomodação de trabalhadores advindos de diferentes regiões do país Para o processo de pesquisa empírica foi composto um portfólio com 1 imagens de diferentes fases da construção da barragem e selecionados 1 ex-trabalhadores residentes no município para contar sobre as lembranças suscitadas pelas fotografias O resultado alcançado demonstra que a metodologia se apresenta como importante ferramenta para recuperação de dados históricos, a partir de memórias quase apagadas pela ação do tempo Dessa forma, foi possível confirmar o poder de informação, aproximação e emoção emanados pelas imagens, que tornoram possível a reconstituição de quadros dos cenários econômico, social, trabalhista, cultural, político-administrativo da usina de Capivara e também de IepêItem Retratos da transformação urbana : o uso da fotografia como registro visual do "antes" e "depois" da Lei Cidade Limpa em LondrinaBressan, Fernanda Grosse; Boni, Paulo César [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Alegro, Regina CéliaResumo: Este trabalho demonstra a importância dos registros fotográficos para a documentação das transformações urbanas e preservação da memória O objeto de estudo é Londrina e os recortes temporais abrangem o centro da cidade antes e depois da Lei Municipal nº 1966, sancionada pelo prefeito da cidade em 2 de agosto de 21 A lei ficou conhecida como “Cidade Limpa” e regulamenta o uso de publicidade externa e fachadas de lojas, indústrias, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, inclusive a área médica Lojistas e comerciantes tinham 18 dias para adequar suas publicidades à nova lei, o que prometia transformar a paisagem urbana e devolver aos cidadãos a visão de fachadas arquitetônicas históricas da cidade O trabalho utiliza referenciais teóricos de fotografia e memória, registra momentos do centro de Londrina no período de mudanças e traz entrevistas com personagens que viveram as alterações por estarem nos locais que passaram pelas transformações