01 - Doutorado - Enfermagem
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Navegando 01 - Doutorado - Enfermagem por Autor "Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço"
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Item Construção coletiva de um plano assistencial de enfermagem para prevenção e controle do delirium no idoso hospitalizadoGiroti, Suellen Karina de Oliveira; Dellaroza, Mara Solange Gomes [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Carreira, Lígia; Zani, Adriana Valongo; Sousa, Jacy Aurélia Vieira deResumo: Introdução: Uma das consequências do envelhecimento populacional é a maior necessidade de uso dos serviços de saúde, e o idoso, quando hospitalizado, está predisposto ao desenvolvimento de alterações cognitivas, com destaque para o delirium Definido por um estado confusional agudo e flutuante, o delirium é manifestado por desatenção e por disfunção cognitiva global, ocorrendo em consequência de diversos fatores de risco e estando associado a desfechos desfavoráveis, como aumento do tempo de internação, dependência funcional, piora clínica e morbimortalidade O quadro afeta de 29 a 64% dos idosos internados, porém de 3 a 4% dos casos são evitáveis Objetivo: Revelar os saberes, as experiências e as contribuições da equipe de enfermagem na construção de um plano assistencial para prevenção e controle do delirium no idoso hospitalizado Método: Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), realizada em uma Unidade de Internação de um hospital universitário do norte do Paraná Participaram da pesquisa 5 profissionais de enfermagem A pesquisa aconteceu em duas fases subsequentes e inter-relacionadas: na primeira, realizou-se um diagnóstico situacional com o acompanhamento de 247 idosos hospitalizados, a fim de verificar-se a ocorrência do delirium, seguido de uma entrevista com os profissionais de enfermagem, com o objetivo de identificar seu conhecimento sobre o delirium no idoso hospitalizado Na segunda fase, em oficinas e por meio da PCA, construiu-se o plano assistencial de enfermagem para prevenção e controle do delirium no idoso hospitalizado A análise dos dados quantitativos foi conduzida no Statistical Package for the Social Sciences, e a análise qualitativa do conteúdo das entrevistas foi embasada na proposta de Bardin Utilizaram-se como referencial teórico os constructos de Paulo Freire Resultados: Dos 247 idosos acompanhados, 8,5% desenvolveram delirium O plano assistencial construído foi composto de 31 cuidados de enfermagem envolvendo a participação dos familiares/cuidadores Elaborou-se um tutorial do plano assistência, que foi inserido no sistema informatizado do hospital em estudo, denominado Medview Os profissionais relataram que a participação deles na construção do plano fortaleceu o trabalho em equipe e trouxe mais comprometimento de todos, refletindo na melhoria da qualidade da assistência aos idosos hospitalizados Conclusão: O processo educativo implementado com a metodologia da PCA qualificou a assistência, proporcionando aos participantes momentos de reflexão acerca da prática assistencial vivenciada, fazendo com que eles praticassem mudanças quanto à prevenção e ao controle do delirium no idoso hospitalizado Para tanto, foi necessário não só o conhecimento científico, mas também ações estruturais no ambiente hospitalar, assim como mudanças no agir do profissional de acordo com medidas comprovadamente efetivas para a diminuição de eventos adversos relacionados a essa síndromeItem Efeito da fotobiomodulação sistêmica (ILIB) como prática integrativa e complementar no controle dos sinais e sintomas de estresse no puerpérioSantos, Izabel Dayana de Lemos; Cardelli, Alexandrina Aparecida Maciel [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta; Pelloso, Sandra Marisa; Andraus, Rodrigo Antônio CarvalhoResumo: Introdução: o puerpério caracteriza-se por modificações que podem ocasionar sinais e sintomas de estresse, práticas que auxiliem no transcorrer desse período, podem contribuir para uma experiência positiva da maternidade Objetivo: analisar a influência do estresse no período puerperal, assim como, avaliar a fotobiomodulação sistêmica adaptada como prática integrativa e complementar para controlar os sinais e sintomas de estresse Métodos: A coleta de dados ocorreu de janeiro a agosto de 221 em quatro municípios no norte do Estado do Paraná e foi desenvolvida em três etapas: 1) revisão integrativa onde aplicou-se a estratégia PICO e o fluxograma PRISMA Na etapa 2 desenvolveu-se um estudo quantitativo, dividido em duas fases: a primeira com desenho quase-experimental de série temporal descontínua com 37 puérperas Os dados foram obtidos por meio de formulário com caracterização da população, aplicação da Escala de Percepção de Estresse, Escala de Índice de Bem-estar e coleta de sangue para mensuração do cortisol, todas as mulheres receberam fotobiomodulação sistêmica (ILIB); a segunda fase, com delineamento quase-experimental de série temporal com grupos de comparação não equivalentes, composto por 16 puérperas, divididas em grupo comparação (GC-n=8) e grupo intervenção (GI-n=8) Nesta fase foi aplicada a Breastfeeding Self-Efficacy Scale–Short Form, mensurada a prolactina e a fotobiomodulação sistêmica (ILIB) foi feita somente para o GI Na etapa 3 realizou-se estudo qualitativo, composto por entrevistas com 16 puérperas e para a compreensão das narrativas adotou-se os pressupostos de análise de conteúdo de Bardin e a Teoria de Levine Os dados quantitativos foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences 2 Resultados: No primeiro estudo foram identificadas seis práticas integrativas complementares distintas No segundo estudo, na primeira fase, tanto a escala de Percepção de Estresse (p=,1) quanto a de Escala de Índice de Bem-estar (p=,1) e a dosagem de cortisol (p<,1) apresentaram resultados positivos Na segunda fase a Escala de Percepção de Estresse apresentou significância estatística no grupo intervenção (p=,1) No terceiro estudo observou-se a privação do sono como fator limitador para o restabelecimento e conservação das energias, interferência de limitações físicas na conservação da integridade estrutural, instabilidade emocional e adaptativa como determinantes na alteração da conservação da integridade pessoal, interferência de pessoas do convívio como fator para desequilíbrio da conservação social Conclusão: há evidências de que as práticas integrativas e complementares são benéficas para o controle do estresse no puerpério Conclui-se que a fotobiomodulação sistêmica (ILIB) foi uma prática complementar que nesta pesquisa contribuiu para o controle dos sinais e sintomas de estresse, e a partir das narrativas das mulheres foi possível apreender a repercussão do estresse no puerpério com embasamento na teoria de LevineItem Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronarianaMoreira, Ana Cândida Martins Grossi; Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Felix, Jorge Vinícius Cestari; Dellaroza, Mara Solange Gomes; Mantovani, Maria de FátimaResumo: Este estudo teve como objetivo avaliar do ensino baseado em simulação no desenvolvimento da competência clínica de estudante de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana Trata-se de um estudo quase experimental, do qual participaram 62 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados no quarto ano, no período de fevereiro de 219 a fevereiro de 22 O experimento referiu-se ao ensino baseado em simulação, sendo utilizadas estratégias de ensino, teoria e prática A estratégia teórica iniciou-se com um estudo de caso e aula teórica expositiva dialogada, com dinâmica em grupo A estratégia prática incluiu a simulação de alta fidelidade com paciente ator Foram construídos para coleta de dados um Teste de Conhecimento, que avaliou o conhecimento teórico, e um Checklist para avaliação das habilidades e atitudes dos estudantes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática e das diretrizes norte-americanas de síndrome coronariana O Checklist foi submetido à validação de conteúdo pela técnica Delphi por juízes especialistas; e a validação da aplicabilidade, por docentes e residentes de enfermagem; utilizou-se ainda a Escala do Design da Simulação, validada para uso no Brasil, composta de duas subescalas, divididas em cinco fatores que avaliaram os objetivos e informações, apoio, resolução de problemas, feedback/reflexão e o realismo do cenário Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente, por frequência absoluta e relativa, pelo programa Statistical Package for the Social Science O Checklist demonstrou validade de conteúdo e aplicabilidade, e sua adoção possibilitou a identificação das habilidades e atitudes realizadas pelos estudantes A avaliação do conhecimento dos estudantes revelou um aumento gradual durante as estratégias teóricas de ensino (67,6%, 76,7% e 88,1%) Em simulação de atendimento, na competência “comunicação”, a habilidade com maior percentual de execução adequada foi “comunicou-se com fala nítida e tom de voz controlado” (93,5%), enquanto que “atribuiu solicitações verbalmente ou visualmente a uma pessoa específica” apresentou 23,3% Na competência “avaliação do paciente”, a habilidade “acoplou oxímetro de pulso em polpa dos dedos da mão” foi executada por todos os estudantes (1%) e “investigou sintomas concomitantes” teve 25% de percentual de execução Na competência “tratamento imediato”, a habilidade “administrou antiagregante plaquetário, de acordo com protocolo” também apresentou 1% de execução adequada pelos participantes e “perguntou sobre alergia medicamentosa”, 72,8% Na última competência, a classificação adequada do paciente em um dos três grupos de síndrome coronariana foi de 75%; tratamento de acordo com protocolo, 83,7% e verbalizou quais derivações apresentaram alterações no segmento ST obteve 68,5% de execução correta Na avaliação do design da simulação, a média do escore foi acima de quatro para quatro fatores, indicando que os estudantes concordaram que os componentes do cenário de simulação foram bem implementados A avaliação da retenção do conhecimento demonstrou a manutenção do aprendizado após 3 dias da intervenção (87,6%) A participação no ensino baseado em simulação contribuiu para o desenvolvimento da competência clínica dos estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronarianaItem Near miss materno : qualidade de vida no pós-partoColombo, Natália Carolina Rodrigues; Cardelli, Alexandrina Aparecida Maciel [Orientador]; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Pelloso, Sandra Marisa; Maciel, Sandra MaraResumo: Mundialmente a saúde e a qualidade de vida (QV) da mulher é abordada como tema central e desafiador Entre as iniciativas para melhoria desse cenário é a identificação de mulheres que sofreram um evento de near miss materno durante a gravidez, parto ou em até 42 dias após o término da gravidez, mas sobreviveram Este estudo avaliou a QV de puérperas de alto risco que vivenciaram o near miss no período pós-parto por meio de um estudo transversal, aninhado a uma coorte prospectiva, entre outubro de 216 a agosto de 217 Participaram puérperas de alto risco de uma maternidade pública da região sul do Brasil, com algum critério de near miss materno No primeiro estudo, uma revisão integrativa, 9 artigos foram incluídos, que utilizaram 1 tipos de instrumentos de avaliação de qualidade de vida, 4 de uso genérico e 6 específicos Foram observados prejuízos nas dimensões física, emocional, psicológica, social, conjugal, sexual e profissional que afetaram diretamente na QV de mulheres no pós-parto No segundo estudo, utilizou-se um formulário estruturado para a caracterização, o Short Form Survey (SF-36) para um dos estudos com 262 puérperas e o instrumento Mother Generated Index (MGI) para o terceiro estudo com 236 puérperas Foram realizados os testes Shapiro-Wilk, Levene, Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis para comparar as medianas e o Post-Hoc de Dunn Utilizando-se o SF-36, dor e limitações por aspectos físicos e emocionais foram os domínios da QV com piores escores e o near miss cardiovascular prevaleceu Adolescentes tiveram pior escore de limitação física (p=,35), puérperas com 36 anos ou mais apresentaram melhor escore de saúde mental (p=,42), as brancas mostraram escore pior de dor (p=,4) e melhor de estado geral de saúde (p=,4), e quem realizou cesárea teve pior escore de limitação física, aspectos emocionais, saúde mental e aspectos globais físicos e mentais De acordo com a MGI, para a maioria das puérperas foi negativo o retorno ao trabalho (n= 58; 45,7%) e problemas físicos ou mentais (n=71; 34,6%) Tanto os dados absolutos como as médias foram positivos nas áreas sentimento em relação a si mesma (8,7±1,3); sentimento em relação ao bebê (9,5±1,), relacionamento parceiro/família (9,5±1,) e vida social (8,4±1,4) O retorno ao trabalho (média do escore secundário = ,5 ± ,9) e a vida social (média do escore secundário = ,4; ±,9) foram as piores áreas da QV Houve associação entre os diferentes níveis de escolaridade, vida social (p= ,36); sentimentos em relação a si mesma (p=,23) e retorno ao trabalho (p=,37); ensino fundamental com sentimento em relação a si mesma (p=,38) e vida social (p=,33); retorno ao trabalho e nível fundamental (p=,41); ocupação leve e vida social (p=,33); near miss infeccioso e sentimentos com relação a si mesma (p= ,28) e problemas físicos ou mentais (p=,14)Conclui-se que as puérperas em situação de near miss apresentaram redução da QV com destaque nas áreas físicas e emocionais, o que reforça a necessidade de diagnosticar e propor cuidados de saúde a essa população pouco percebidaItem Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao traumaAlmeida, Caroline Lourenço de; Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Pavelqueires, Shirlene; Dellaroza, Mara Solange Gomes; Peres, Cássia Regina F. BiffeResumo: A construção do conhecimento deve ser oferecida aos estudantes de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática como futuros profissionais A simulação realística constitui-se em uma alternativa para tornar o processo de ensino interativo e eficiente Tem-se por objetivo avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem na aquisição de conhecimentos no atendimento inicial a vítima de trauma Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em duas instituições de ensino superior, uma universidade pública e uma fundação educacional O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: 1) construção e validação dos instrumentos de avaliação do conhecimento, cenário simulado e checklist do atendimento inicial a vítima de trauma; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização do cenário; 3) avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação, autoconfiança e avaliação do design do cenário pelos estudantes de enfermagem Realizaram-se análises descritivas, por meio de cálculo das frequências absolutas e relativas, e análises inferenciais mediante aplicação do teste estatístico Bowker, adotando significância do p<,5 Para a validação dos instrumentos questionário, cenário e checklist utilizados, oito, oito e 12 juízes os avaliaram, respectivamente, apresentando nível de concordância entre eles acima de 9% Para a intervenção educativa participaram 45 estudantes do curso de enfermagem das duas instituições de ensino, sendo verificado que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística A melhoria do conhecimento ficou evidenciada em nove das dez questões do pré e pós-teste, principalmente, nas que tratavam sobre as etapas de avaliação primária, planejamento do atendimento a vítima de trauma e a suspeita de um trauma torácico A média no pré-teste foi de 64 pontos e, após a intervenção, aumentou para 83 pontos no pós-teste Na avaliação global, os instrumentos avaliados pelos juízes apresentaram nível de significância acima de ,5, que equivale uma confiança de 95% Os estudantes sentiram-se satisfeitos (média geral= 4,56) com a experiência simulada em um cenário de atendimento a vítima de trauma, o que permitiu o aumento da autoconfiança (média geral= 4,51) A avaliação do design de simulação pelos estudantes teve médias dos scores dos itens acima de 4,3 Conclui-se que os instrumentos apresentaram evidências de validade satisfatória, que a experiência simulada em um cenário de atendimento ao trauma, avaliado positivamente pelos estudantes, permitiu a satisfação e aumento da confiança com a intervenção, e que a estratégia de aprendizagem utilizando a simulação realística aumenta a aprendizagem cognitiva dos participantes Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística como estratégia aplicável ao ensino da enfermagem, desde os cursos técnicos, graduação, até a capacitação e atualização dos enfermeiros que se encontram na assistência