02 - Mestrado - Ciência da Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Ciência da Informação por Autor "Alves, Rosemari Pereira dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Mediação oral da literatura por meio das webséries : uma análise de The Lizzie Bennet Diaries e Dona Moça EventosAlves, Rosemari Pereira dos Santos; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráResumo: Pressupondo que o espaço virtual é uma extensão do real, que a narrativa seriada proporciona interação com o público e que a análise da mediação oral da literatura na web é um caminho para entender as narrativas midiáticas, esta Dissertação tem como objetivo geral analisar a mediação oral da literatura por meio das webséries The Lizzie Bennet Diaries e Dona Moça Eventos Como objetivos específicos, identifica e solidifica a construção do conceito de mediação oral da literatura, descreve os elementos fundamentais para a narrativa oral (voz, corpo, espaço e presença), explica a narrativa transmídia da websérie e verifica como a narrativa oral virtual se diferencia da presencial No referencial teórico, conceitua e caracteriza os modos de leitura e a leitura na Web Estuda a mediação oral da literatura Apresenta a narrativa oral e a performance, elencando os quatro elementos performáticos, em conformidade com Zumthor e Bortolin Aborda a narrativa transmidiática, trabalhando, especificamente, com os conceitos de vlog e websérie Ademais, demonstra como a relação entre leitor-narrador e leitor-ouvinte funciona em um ambiente transmidiático, complementando estudos sobre a mediação com as novas tecnologias A metodologia da pesquisa segue os preceitos do estudo descritivo, por meio de uma pesquisa teórica e documental com abordagem qualitativa, adotando como instrumento de coleta de dados a observação assistemática, não participante e individual, e como técnica de análise de dados a Análise de Conteúdo Conclui que a narrativa oral virtual se diferencia da presencial por ser mediatizada, não física e atemporal, porém ainda assim presente, por meio da transmídia, que permite a interação entre leitores-narradores e leitor-ouvinte por um transcurso de tempo muito maior