02 - Mestrado - Ciência da Informação
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Navegando 02 - Mestrado - Ciência da Informação por Autor "Almeida Junior, Oswaldo Francisco de"
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Item Arquitetura da informação em sites de pró-reitorias de graduação : um enfoque nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do ParanáRibeiro, Fabiano Ferrari; Monteiro, Silvana Drumond [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregórioResumo: Um novo cenário vem se desenhando nas últimas décadas em decorrência do crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial da rede mundial de computadores, conhecida como Internet, por meio de seu serviço mais popular, a WWW, ou simplesmente Web Milhões de informações são geradas a cada minuto, contribuindo para a rápida disseminação e comunicação em nível global sem restrições ou limites É sob a égide da organização que foi criada a disciplina Arquitetura da Informação, cujo principal objetivo é trazer ordem ao caos informacional em ambientes digitais, ou seja, aqueles que são publicados no ciberespaço codificados por uma linguagem de programação conhecida como HTML (Hypertext Markup Language) e apresentados em sites na Web Com base nesse contexto, o presente trabalho científico pretendeu investigar os elementos de Arquitetura da Informação na Web para o uso em sites de Pró-Reitorias de Graduação em Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, inseridas em um contexto público, além de apresentar uma proposta de requisitos para tais ambientes com base na identificação de suas características e no estudo da literatura científica do tema Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica como suporte para a realização do estudo teórico acerca dos conceitos de Arquitetura da Informação na Web e seus tópicos correspondentes no que diz respeito ao seu plano arquitetural e seus elementos, tendo os autores Morville e Rosenfeld (26), Reis (27) e Bustamante (24), como embasamento principal para a execução da pesquisa Complementando a base teórica, estudou-se os elementos adicionais para compor um site constituído por conteúdo informacional, tipo de documentos, acessibilidade e a usabilidade Para atingir os objetivos propostos, fez-se o uso da Pesquisa e Análise Documental em que foram realizadas leituras de documentos com finalidade de desenvolver uma sustentação teórica que fornecesse fontes preliminares para a elaboração do referencial teórico, possibilitando uma análise mais apurada do objeto investigado, cujo corpus de sites foi as Pró-Reitorias de Graduação das seis Universidades do Estado do Paraná, apresentando e analisando os elementos de Arquitetura da Informação considerados no referencial teórico Para auxiliar na coleta dos dados, uma planilha foi confeccionada em formato de checklist, com a descrição de todos os elementos que foram analisados Como principal resultado, verificou-se que os sites apresentam características diversas quanto à construção e utilização dos elementos de AI em sua composição estética e organizacional, tendo qualidades que precisam ser mantidas, como também faltas que devem ser corrigidas Com a finalidade de enriquecer os resultados da pesquisa, foi elaborada uma proposta para requisito para sites de Pró-Reitorias de Graduação, cuja metodologia utilizada detalhou os esquemas de organização, navegação, rotulagem e busca por meio de documentos visuais como o wireframe (esqueleto) e o sitemap (mapa do site), além de incluir também proposta para o conteúdo informacional, acessibilidade e a usabilidadeItem As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura : uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MACoelho, Clara Duarte; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráResumo: As bibliotecas comunitárias são formadas a partir da iniciativa de grupos ou de uma única pessoa para disponibilizar espaço e livros de forma gratuita à comunidade O presente estudo objetiva investigar os projetos de mediação da leitura da Rede Leitora Terra das Palmeiras localizada na região da Cidade Operária a partir de uma iniciativa conjunta de cinco bibliotecas com aporte financeiro do Instituto C&A Como objetivos específicos buscou-se descrever as ações realizadas em duas das bibliotecas da Rede visando analisar a mediação da leitura presente nessas ações e identificar a percepção da comunidade sobre a contribuição dessas iniciativas para a formação de leitores Nos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo com natureza básica e explicativa e abordagem qualitativa do problema A pesquisa de campo foi realizada nas bibliotecas comunitárias Monteiro Lobato e Portal da Sabedoria pertencentes à Rede Terra das Palmeiras A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com os mediadores e entrevista narrativa estimulada por pergunta gerativa de narrativa com os leitores e com a bibliotecária Os leitores com faixa etária entre 1 e 14 anos foram selecionados a partir dos critérios de frequência nas bibliotecas e quantidade de empréstimos realizados O tratamento dos dados coletados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo aplicada às falas com a definição de categorias para realização da análise temática Os resultados demonstram que a Rede Leitora Terra das Palmeiras por meio dessas bibliotecas oferece contribuições significativas para a cidade de São Luís tornando-as espaços de convivência de crianças, adolescente em idade escolar e também a comunidade em geral Concluiu-se que apesar do impacto positivo da mediação da leitura realizada pelos atores envolvidos nas bibliotecas comunitárias Monteiro Lobato e Portal da Sabedoria as dificuldades quanto a sustentabilidade impedem a melhoria na oferta de ações e a ampliação das mediações de leitura tanto internas quanto externasItem Mediação oral da literatura por meio das webséries : uma análise de The Lizzie Bennet Diaries e Dona Moça EventosAlves, Rosemari Pereira dos Santos; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráResumo: Pressupondo que o espaço virtual é uma extensão do real, que a narrativa seriada proporciona interação com o público e que a análise da mediação oral da literatura na web é um caminho para entender as narrativas midiáticas, esta Dissertação tem como objetivo geral analisar a mediação oral da literatura por meio das webséries The Lizzie Bennet Diaries e Dona Moça Eventos Como objetivos específicos, identifica e solidifica a construção do conceito de mediação oral da literatura, descreve os elementos fundamentais para a narrativa oral (voz, corpo, espaço e presença), explica a narrativa transmídia da websérie e verifica como a narrativa oral virtual se diferencia da presencial No referencial teórico, conceitua e caracteriza os modos de leitura e a leitura na Web Estuda a mediação oral da literatura Apresenta a narrativa oral e a performance, elencando os quatro elementos performáticos, em conformidade com Zumthor e Bortolin Aborda a narrativa transmidiática, trabalhando, especificamente, com os conceitos de vlog e websérie Ademais, demonstra como a relação entre leitor-narrador e leitor-ouvinte funciona em um ambiente transmidiático, complementando estudos sobre a mediação com as novas tecnologias A metodologia da pesquisa segue os preceitos do estudo descritivo, por meio de uma pesquisa teórica e documental com abordagem qualitativa, adotando como instrumento de coleta de dados a observação assistemática, não participante e individual, e como técnica de análise de dados a Análise de Conteúdo Conclui que a narrativa oral virtual se diferencia da presencial por ser mediatizada, não física e atemporal, porém ainda assim presente, por meio da transmídia, que permite a interação entre leitores-narradores e leitor-ouvinte por um transcurso de tempo muito maiorItem Mediação pedagógica e mediação da informação no curso de Biblioteca inclusiva, modalidade EADSantana, Patricia Célia de; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráResumo: Em uma sociedade justa, mesmo que sonhada, as pessoas têm os mesmos direitos e estão submetidas as mesmas leis Elas nasceram com direitos fundamentais partindo de uma ética de respeito ao outro Nem todos têm a mesma aparência física, pois parte-se do princípio de termos genes diferentes, porém essa diferença não significa tratamento e direitos desiguais Um dos meios mais viáveis para eliminar qualquer gênero de discriminação, é a educação, que requer não somente a transmissão de informação, mas que ajude as pessoas a receber informação e, aprender com elas A educação é desafiadora, é um processo contínuo que inicia na infância com os pais, os primeiros mediadores Os pais e professores são peças fundamentais para o desenvolvimento educacional do ser humano, a mediação estabelecida por eles, acarreta princípios éticos de convívio, de conduta, de posição no meio social A educação, a importância da informação, a mediação, principalmente a pedagógica e o ensino a distância, são temas abordados neste trabalho O objetivo geral é analisar a mediação pedagógica e da informação no discurso dos alunos do curso de Biblioteca Inclusiva modalidade EaD Possui como objetivos específicos: analisar a mediação da informação no âmbito de sua relação mais estreita com a disseminação da informação e detectar as representações nos discursos dos textos ofertados no curso relacionados a temática étnico-racial Muito já se falou em mediação pedagógica e não se tem aqui a pretensão de apresentar algo novo, mas de ressignificá-lo junto ao sistema EaD, qualificando a importância da mediação não só no âmbito de sua relação mais estreita entre professor e aluno, mas principalmente, analisar a base determinante para o conhecimento do diálogo fornecido no ambiente a distância Nesta Dissertação pretendeu-se abordar a necessidade de concretizar o curso ofertado pelo então Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina cujo título é Biblioteca Inclusiva que abordou assuntos étnico-raciais Nesta pesquisa foram analisados os discursos existentes nos textos estudados pelos alunos, os discursos emitidos pelos alunos no momento da entrevista, em especial, se houve aplicabilidade em seu ambiente de trabalho Para tanto se utilizou das técnicas metodológicas análise do discurso dos autores em cinco textos e mediadores-alunos que frequentaram o referido curso Conclui-se portanto que a mediação pedagógica é fundamental para a disseminação do conhecimento, no ensino EaDItem Memória do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de LondrinaAraújo, Leda Maria; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Molina, Letícia GorriResumo: Memória Institucional é um assunto com estudo e pesquisas crescentes nas últimas décadas O termo memória tem sido utilizado nas mais diversas ciências, como campo de pesquisa e estudo Na Ciência da Informação constitui-se como importante fonte de informação, que geralmente é recuperada por meio das lembranças que são narradas e registradas para preservação da identidade da instituição A constituição dos Sistemas de Bibliotecas Públicas no país é importante e necessário para ampliar os serviços prestados e consequentemente atender um público maior, porém é imprescindível maiores investimentos e um olhar mais minucioso à estas instituições, com políticas públicas mais efetivas Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar e estudar a memória das bibliotecas públicas municipais, que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina, da sua criação aos dias atuais Como objetivos específicos propôs-se localizar a documentação histórica dispersa, tendo em vista sua importância para a cidade de Londrina; analisar esta documentação com o foco na memória; caracterizar as bibliotecas do SBPML evidenciando suas peculiaridades; produzir um documento com a memória das bibliotecas públicas municipais da cidade de Londrina Como método de estudo adotou-se a pesquisa documental, baseada na investigação, coleta, leitura e análise de documentos, relatórios, fotografias, leis e decretos das bibliotecas, que ocorreram ao longo do tempo até a oficialização do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas Além da análise documental, foi realizada também a entrevista por meio da questão gerativa de narrativa Os critérios para participação das entrevistas foram: os primeiros funcionários, diretores e professores que atuaram e nas bibliotecas pertencentes ao SBPML Pretendeu-se com esta pesquisa resgatar a memória das Bibliotecas Públicas Municipais, além deste trabalho ser ponto de partida para análises e estudos futuros Conclui-se que é necessário investir recursos financeiros, estabelecer políticas públicas municipais em prol das bibliotecas e refletir as ações e serviços oferecidos para a população O número de atendimentos caiu ano após ano, as atividades ofertadas diminuíram e é necessário rever seu papel no cenário cultural londrinense Os documentos que apresentam a memória do SBPML estão dispersos, necessitando urgente de estratégias e procedimentos que facilite o acesso, busca e recuperação da documentação Foi possível analisar e estruturar essa memória, bem como evidenciar as peculiaridades e trajetória histórica atingindo assim os objetivos desta pesquisaItem O negro e a mediação : a ciência da informação como campo de discussão étnico-racialLopes, Fernando Cruz; Bortolin, Sueli [Orientador]; Silva, Maria Nilza da; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará; Silva, Maria Nilza da [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa partiu da percepção de que existem poucos trabalhos que conceituam a discussão étnico-racial na Ciência da Informação brasileira Situação que deve ser considerada preocupante, visto que o Brasil é um país em que a realidade étnico-racial foi por muito tempo tratada como igualitária No entanto, o negro brasileiro é subjugado e dominado pelos mais diferentes sistemas sociais, isso, desde o uso de palavras para afirmação da identidade, até pontos de ação estética onde prevaleça a beleza negra, portanto afirmar-se de origem afro é muito difícil para uma parcela da população, onde o racismo e preconceito ainda estão impregnados O objetivo geral desta Dissertação é investigar o ponto de intersecção entre os estudos de mediação da informação e relações raciais na Ciência da Informação Como objetivos específicos estabeleceu-se: pautar as diversas fases da Ciência com o intuito de relacionar as possibilidades interdisciplinares da mediação da informação; dispor os diferentes discursos acerca das relações étnico-raciais na literatura das Ciências Humanas; propor a relação dos estudos de mediação da informação com os estudos étnico-raciais como parte do escopo da Ciência da Informação, mais especificamente da Mediação da Informação Quanto a metodologia realizou-se uma revisão bibliográfica, a fim de perceber o que já foi discutido na Ciência da Informação acerca do negro Para tanto, também foi necessário discutir a formação dos Estudos Culturais e de que forma esses estudos influenciaram os pesquisadores da Ciência da Informação Obteve-se como resultados uma baixa recuperação de trabalhos produzidos na área que abordem a temática etnico-racial Contudo os trabalhos se encaixavam em discussões pragmáticas acerca de cultura e, portanto de mediação da informação A construção de um corpus téorico sobre as discussões e mediação dependem de mais trabalhos que tratem da CI por um viés da culturaItem Organização da informação em sites de recursos humanos de universidades públicas estaduais da região sul do BrasilLima FIlho, Antonio Bezerra de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de; Almeida Junior, Oswaldo Francisco deResumo: A organização da informação em sites de recursos humanos tem como primazia proporcionar às instituições e aos usuários, agilidade, rapidez e economia de tempo para se buscarem as informações que se fazem necessárias Desta forma, por intermédio da organização da informação, há o fortalecimento no processo de busca, seleção, armazenamento e recuperação da informação, contribuindo para o acesso à informação e ao conhecimento, bem como a disseminação e o compartilhamento Os sites emergem fazendo parte desse importante processo Partindo desse pressuposto, aborda, nesta investigação, especificamente os sites de recursos humanos das universidades públicas estaduais da região sul do Brasil Delineia, como objetivo geral, a análise da estrutura de organização da informação dos sites de recursos humanos das universidades públicas estaduais da região sul do Brasil Para alcançar este objetivo, algumas ações específicas foram necessárias, tais como identificar as universidades públicas estaduais da região sul do Brasil que possuem informações em recursos humanos disponíveis em sites, identificar as tipologias documentais nos sites de recursos humanos e verificar os rótulos da estrutura de organização da informação dos diferentes sites de recursos humanos das universidades públicas estaduais daquela região O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, a coleta de dados consiste na análise documental e o instrumento utilizado foi o formulário, o qual compõe-se de cinco das quinze regras de Eckerson (1999) Verificou que a maioria das universidades disponibilizam aos usuários alguma função de ajuda, tais como Fale Conosco ou Entre em Contato, permitindo que o usuário entre em contato com os setores específicos para a resolução de problemas e disponibilizando os seus conteúdos para downloads Quanto à tipologia documentária disponível, predominam Decretos, Editais, Normas, Requerimentos e Resoluções Conclui que as universidades utilizam os sites de recursos humanos para disponibilizar seus conteúdos, mas acredita que seja necessário um maior investimento no tocante à organização da informação nesses sitesItem Uso da oralidade na mediatização dos websites de bibliotecas públicasArantes, Fernanda Mecking; Bortolin, Sueli [Orientador]; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Monteiro, Silvana DrumondResumo: O ciberespaço está forçando as bibliotecas públicas a contundentes transformações no modo de atender à sua comunidade Esta Dissertação analisou o uso da oralidade na mediatização dos websites de bibliotecas públicas Traçou-se um panorama da situação dos websites do ponto de vista da pesquisadora-bibliotecária, e da geração polegar a partir de quatro indicadores: arquitetura da informação, aspectos intrínsecos, aspectos contextuais e aspectos de compartilhamento As metodologias utilizadas foram análise documental, de quatro websites de bibliotecas públicas estaduais da Região Sul e da Sudeste, e grupo focal com sete alunos do Colégio Anglo Maringá, para melhor compreensão de como a geração polegar percebe e usa os websites de bibliotecas públicas Dos quatro websites analisados, um deles, o da Biblioteca Pública de Minas Gerais é meramente um folder, subordinado ao site da Secretaria de Cultura de Minas Gerais Os jovens do grupo focal, deram nota de zero a cinco para os quatro websites analisados, os quais foram assim classificados: Biblioteca de São Paulo recebeu nota 5 (unânime), Biblioteca Pública de Minas Gerais recebeu nota zero (unânime), Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul recebeu notas 2, 3 e 4 e a Biblioteca Pública do Paraná recebeu notas 1, 2 e 3 Conclui-se que é imprescindível a participação da geração polegar nas deliberações das bibliotecas públicas, principalmente as que envolvem tecnologia Assim, sugeriu-se a criação de comissão de jovens com plena participação nas tomadas de decisão das bibliotecas públicas