02 - Mestrado - Ciência da Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Ciência da Informação por Autor "Albuquerque, Ana Cristina de"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A representação descritiva na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia(2021-03-22) Pérez Amaya, Maria Girleza; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Torres, María Teresa MúneraA representação da informação constitui um dos principais processos da Organização e Representação da Informação, cuja finalidade é identificar, descrever e possibilitar o acesso à informação contida nos documentos arquivísticos, nos materiais bibliográficos e nos documentos de museu. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as semelhanças e diferenças nas noções conceituais de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia no Brasil e na Colômbia. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o método comparativo, como métodos da pesquisa, e a análise de conteúdo e o estudo comparativo, como técnicas de análise de dados, possibilitando a identificação, discussão, categorização e confrontação das noções conceituais apresentadas nos artigos científicos dos periódicos da Ciência da Informação com Estrato Qualis Capes A1 na área de avaliação Comunicação e Informação, no quadriênio 2016-2019 – Transinformação; Informação & Sociedade: Estudos e Perspectivas em Ciência da Informação - do Brasil, no período compreendido entre 2010 e 2019, e das definições expostas pelos sites oficiais do Archivo General de la Nación, da Biblioteca Nacional e do Museo Nacional da Colômbia. Foram identificadas dezenove noções conceituais de representação descritiva da informação, em dezessete artigos e documentos selecionados, sendo quatorze artigos do Brasil e três documentos da Colômbia. Destas noções, cinco correspondem ao conceito de descrição arquivística, nove à catalogação descritiva, dois à catalogação na Museologia e três à representação descritiva segundo a Ciência da Informação. Como resultados, foram caracterizados os processos de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia; foram também identificadas e categorizadas as noções conceituais selecionadas e, por último, apresentamos, mediante um quadro comparativo, as semelhanças e diferenças evidenciadas entre estas áreas e entre os países. Concluímos, assim, que as semelhanças evidenciadas significam o ponto de encontro para a integração e o desenvolvimento de formas de compartilhamento de informações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia e entre os países Brasil e Colômbia. E, por sua parte, as diferenças vêm sustentar as especificidades que cada uma destas áreas apresenta.Item A aplicação do modelo RDF na descrição arquivística : em foco a Norma ISAD(G)Souto, Diana Vilas Boas; Catarino, Maria Elisabete [Orientador]; Baptista, Ana Alice Rodrigues Pereira; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O advento das novas tecnologias e suas aplicações no campo arquivístico, traz à tona recentes esforços em direção a organização da informação É de conhecimento a importância das normas que orientam a descrição dos documentos de arquivos, já que estas garantem uma uniformidade no processo Entretanto, para que as normas possam cumprir seu papel, é fundamental que estas busquem auxílio as tecnologias disponíveis, de modo a ampliar sua atuação na web Desta forma, insere-se neste contexto a Web Semântica como cooperadora nesta ação, uma vez que assegura que os dados descritos por meio do modelo Resource Description Framework (RDF) possam ser organizados, recuperados e relacionados entre si, realizando inferências entre os dados recuperados Assim, este estudo explora a atuação do modelo RDF proposto pelo World Wide Web Consortium (W3C), tendo como foco os elementos que compõem a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística [ISAD(G)] Partindo desta condição, propõem-se um perfil de aplicação que faz uso de elementos de metadados dos padrões Dublin Core (DC) e Encoded Archival Description (EAD) com conformidade com a Norma ISAD (G), visando a descrição nos moldes do modelo RDF Numa abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental Como resultado, elaborou-se um diagrama de atividade em Unified Modelling Language (UML) de forma a representar a modelagem conceitual do perfil e a atuação do modelo RDF neste processo Conforme o objeto central da pesquisa, elaborou-se o Joá Archival Description Application Profile (JADAP), um perfil que auxilie na organização das informações arquivísticas existentes hoje na web, o qual descreve unidades arquivísticas em partes, estruturando as informações e relacionando-as outras informações presentes em outras bases de dados através inferências, tendo como objeto um vocabulário próprio comum Este estudo adota o modelo RDF para a descrição arquivística Esta investigação se fez necessária, a fim de corroborar com a organização e a recuperação das informações arquivísticas disponíveis hoje na web, e de modo particular, que orientam o campo de pesquisa voltado a Ciência da Informação (CI) e a Arquivística, de maneira a ampliar o diálogo entre estas e o universo da Web SemânticaItem Classificação arquivística no âmbito da organização e representação do conhecimento : teorias nas abordagens custodial e pós-custodial(2023-07-19) Cunha, Sandra Sanches da; Albuquerque, Ana Cristina de; Aleixo, Diana Vilas Boas Souto; Cervantes, Brígida Maria NogueiraEsta pesquisa tem por objetivo apresentar a classificação arquivística no âmbito da Organização e Representação do Conhecimento mediante as abordagens custodial e pós-custodial da Arquivologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa recuperada em livros, artigos, teses e dissertações da área. A Organização e Representação do Conhecimento é um campo que auxilia substancialmente na elaboração de sistemas que permitem o acesso à informação e entende-se que a classificação organiza e representa o conhecimento registrado. Ainda é um tema pouco explorado em relação às funções, manuais, normas, preservação, apesar de ser considerada um alicerce no que se refere à gestão documental. Como resultado espera-se que a partir deste estudo, outros possam surgir no intuito de refletir teorias e metodologias a fim de compreender a Organização e Representação do Conhecimento nas ações e sistemas que organizam e representam o conhecimento no contexto arquivístico, com conceitos e classificação conforme suas características.Item Enfoques sobre Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) nos currículos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Brasil(2024-02-26) Casoni, Clarice Luzia Rodrigues; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina deEstuda-se aspectos teóricos, metodológicos e educacionais a respeito dos Sistemas de Organização do Conhecimento em disciplinas ofertadas nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. Contempla uma temática base na formação de pesquisadores da Organização e Representação do Conhecimento em ambientes tradicionais e contemporâneos. Tem como objetivo geral: analisar os componentes curriculares sobre Sistemas de Organização do Conhecimento nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Objetiva especificamente: mapear as disciplinas e ementas voltadas para os Sistemas de Organização do Conhecimento; identificar a modalidade dos Cursos de Pós-Graduação que possuem tais componentes curriculares; demonstrar quais os tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento são contemplados nos currículos; investigar se as novas possibilidades de representação do conhecimento por meio das Folksonomias encontram-se contempladas nas estruturas curriculares com vistas a formação de pesquisadores nessa seara. Utiliza como metodologia as pesquisas: bibliográfica, documental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, para análise dos dados utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Apresenta como resultado a análise de vinte e três Instituições Ensino Superior identificadas na Plataforma Sucupira e avaliados pela CAPES, as quais ofertam, quarenta e dois cursos. Em relação às modalidades dos cursos, foram identificados: a) dezenove mestrados acadêmicos; oito mestrados profissionais b) quinze doutorados acadêmicos. Constata que os Sistemas de Organização do Conhecimento têm sido discutidos por 42% dos Programas analisados. Com relação aos Sistemas de Organização do Conhecimento abordados nas ementas das disciplinas, foram identificados tanto os relacionados aos sistemas tradicionais (tesauros, taxonomias) como aos novos modelos voltados para a web e para os sistemas colaborativos, tais como: as ontologias e folksonomias.Item A informação e sua representação conceitual no domínio da arquivologia e da biblioteconomia no BrasilFicht, Nadia; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Moreno, Nádina AparecidaResumo: A informação registrada, objeto de estudo da Ciência da Informação desperta o olhar de pesquisadores que buscam a conceituação desta expressão A inexistência de consenso relacionado à sua diversidade conceitual pode favorecer a presença de ruídos entre pesquisadores interessados na temática A informação quando caracterizada oportuniza e fortalece sua aplicabilidade; portanto a identificação e reconhecimento de suas definições são relevantes para as áreas que atuam diretamente com esse objeto, como o caso da Biblioteconomia e Arquivologia Baseando-se nas premissas apontadas, indagou-se a respeito do significado dado por autores fundacionais a respeito da lexia informação e quais os conceitos mais abordados e apresentados aos alunos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil Para orientar a busca por respostas constitui-se como objetivo geral apresentar as concepções acerca da palavra informação no contexto dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no território brasileiro O percurso metodológico constituiu-se por meio de pesquisa exploratória-descritiva, com procedimentos bibliográfico-documental, a técnica de análise documentária e abordagem qualiquantitativa, utilizou-se de triangulação metodológica para conferir mais credibilidade aos resultados Em linhas gerais percebeu-se que poucas IES possuem seus projetos pedagógicos de curso disponíveis em seus sites, o que reduziu o universo da pesquisa A identificação de bases conceituais foi realizada nos primeiros itens do trabalho e com o estudo ficou claro os conceitos adotados pelos cursos estudados Assim sendo, constatou-se que as Instituições de Ensino Superior investigadas adotaram diferentes obras e autores para conceituar informação em seus planos de ensino, fundamentando-se em autores tradicionais e contemporâneos no âmbito da Ciência da InformaçãoItem Inovação no contexto dos serviços arquivísticosHorimi, Drielen; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Modesto, Lisandro RogérioResumo: O acesso à informação torna-se ponto primordial para as organizações visando à vantagem competitiva, contribuindo ainda com o processo de tomada de decisão Essa necessidade do acesso à informação de forma rápida e eficaz denota a importância da gestão documental nas organizações e consequentemente do trabalho do profissional arquivista Visto que esses profissionais da informação, em busca de melhorias em suas atividades e para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e inovador, carecem de ferramentas e para tal apoiam-se principalmente no contexto tecnológico Assim, este estudo teve como objetivo analisar, a partir da prática dos profissionais arquivistas, quais são os principais desafios para a execução de uma efetiva gestão documental A metodologia adotada caracterizou-se como exploratória, qualitativa, do tipo básica, utilizando o grupo de foco como método de coleta de dados, nos quais a partir da opinião de arquivistas atuantes em empresas privadas na cidade de Londrina, identificou-se, entre as sete funções (criação / produção, avaliação, aquisição, conservação / preservação, classificação, descrição e difusão/acesso), duas como as mais desafiadoras, sendo elas avaliação e preservação, e a partir destas informações, levantou-se requisitos para estruturação de uma ferramenta que realize o controle de destino dos documentos, possibilitando relação com as tipologias elencadas na tabela de temporalidade e respeitando o plano de classificação e a hierarquização desses documentos, obtendo ,por meio da inovação em serviços, a otimização da gestão documental na pratica diária, incluindo nesse processo a validação da mesma perante o profissional arquivistaItem Metadados de assunto nos geoportais do estado do Paraná(2023-12-13) Meyer, Patrick Stacy; Machado, Gilnei; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Arakaki, Ana Carolina Simionato; Albuquerque, Ana Cristina deEsta dissertação estuda os aspectos relativos da representação temática da informação que estão relacionados aos metadados de assunto em geoportais do estado do Paraná, buscando viabilidade de taxonomia hierárquica para esses sistemas, a fim de, possibilitar por meio de termos/conceitos a recuperação da informação nas camadas dos geoportais, para usuários, pesquisadores, gestores e sociedade em geral. Desta forma, a dissertação que se apresenta tem como questão norteadora a seguinte pergunta: como identificar os fatores que possibilitam a hierarquização das informações nos geoportais por meio de taxonomia, para a facilitação de recuperação pelo usuário? Por meio dessa problemática definimos o objetivo geral em: apresentar uma análise dos metadados de assunto da camada cultura dos geoportais do estado do Paraná, visando a representação organizada e acessível dessas informações. Definindo também três objetivos específicos sendo: expor os metadados de assunto presentes na camada de cultura dos geoportais selecionados no estado do Paraná. Identificar as questões e desafios de representação da informação ao comparar os termos de assunto recuperados na camada de cultura dos geoportais do estado do Paraná. E também, propor um modelo taxonômico eficaz de apresentação e hierarquização dos termos de assunto, de modo a facilitar o acesso à informação na camada de cultura dos geoportais do estado do Paraná.Na metodologia foi delimitado um corpus teórico, organizado em duas partes, onde no bibliográfico buscou a literatura da Ciência da Informação (CI) em relação a representação, recuperação da informação e a questão dos metadados, padrões de metadados, metadados de assunto e os sistemas de informação com ênfase nos geoportais, no segundo a utilização dos métodos comparativo e análise de conteúdo no interesse de apresentar um meio para a padronização dos metadados de assunto recuperados nas camadas cultura dos geoportais do estado do Paraná. Como resultado apresentou-se as definições terminológicas e a possível construção hierárquica para os geoportais por meio de taxonomia por cadeias de modulação.Item A organização da informação no prontuário acadêmico em instituições de ensino superiorTuri, Fábio Rogério; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Giannasi-Kaimen, Maria Júlia; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: As Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, são fontes geradoras de documentos que registram informações de valor probatório e necessitam de guarda permanente De acordo com esse contexto é de suma importância a organização da informação registrada nos prontuários acadêmicos, os quais, sob guarda da Instituição, comprovam a formação acadêmico -profissional do aluno Em decorrência, configurou-se como objetivo apresentar recomendações para organização das informações no prontuário do aluno em Instituições particulares de Ensino Superior, relacionando as informações que o compõem, analisando a legislação acadêmica e identificando a percepção dos gestores acadêmico no que diz respeito à composição e acesso desses prontuários Fundamentada pelos aportes teóricos e metodológicos da Ciência da Informação, tem-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, concretizada por pesquisa bibliográfica, documental e coleta de dados com técnica grupo focal on-line Como principais resultados estão elencados os documentos considerados essenciais em um prontuário acadêmico, as Leis, Decretos e Portarias mais utilizadas e a percepção da falta de mão obra dedicada e espaço físico específico para guarda desse acervoItem Organização e representação do conhecimento na arquivística : abordagens para construção de tesauros funcionaisAlencar, Maíra Fernandes; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Tognoli, Natália BolfariniResumo: O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um estudo teórico-metodológico para a construção de tesauros funcionais com fundamentos da Arquivística Pós-Custodial, visto que nesse paradigma reside a perspectiva de acesso, aspecto esse inerente aos vocabulários controlados Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa O universo de pesquisa é constituído pela literatura científica no periódo de 2-216, pela temática da arquivística pós-custodial nos idiomas português, espanhol e inglês, e pela literatura técnico-científica por meio da temática tesauro funcional Para a análise dos dados utiliza-se o método de análise de conteúdo de Bardin, agrupando nas categorias PMEST de Ranganathan para a arquivística pós-custodial, e nas categorias de natureza pragmática conceitual, aspectos preliminares necessários, funções que o tesauro desempenha, aspecto teórico evidenciado e etapas de passos e ações necessárias para a construção do tesauro funcional Verificou-se que, no que tange a sistematização teórica, a Arquivística possui enquanto energia que a move os instrumentos terminológicos no prisma do acesso, e no que tange a construção dos tesauros funcionais, o manuais do Arquivo Nacional da Austrália descreve passos e ações necessárias para sua construção, mas que podem ser aprimoradas Conclui-se que a perspectiva de acesso tem tomado direções norteadoras no que concerne a informações arquivísticas e nesse sentido o tesauro funcional atua como uma contribuição nesse aspectoItem Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituaisRodrigues, Maria Rosemary; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Moraes, João Batista Ernesto de; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O Mapa Conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por meio de sua definição de organizar e representar o conhecimento O objetivo geral desse estudo é desenvolver um estudo téorico-metodológico para a aplicação dos Mapas Conceituais no processo de análise – síntese – representação para aprimorar a Organização e Representação do Conhecimento, pelo fato de ser um exercício intelectual Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o método análise de conteúdo O universo da pesquisa constituiu-se em um estudo teórico-metodológico entre os anos de 23 a 213, em Periódicos Científicos Eletrônicos Nacionais, dos quais foram selecionados 18 periódicos e 11 produções científicas dos ENANCIBs Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais Conclui-se que a etapa Análise de Assunto aproximou-se dos Mapas Conceituais por meio de suas definições, processos de construção e escoposItem O processo de gestão da informação no âmbito museológico : a relação entre o acervo de moda e a Ciência da InformaçãoBuratto, Giseli Cristina Caldeira; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Vasques, Ronaldo SalvadorResumo: A relação entre a Ciência da Informação e a museologia refere-se principalmente ao seu objeto de estudo, a informação A informação no contexto museológico possui um relevante papel social, revelando a aproximação entre o indivíduo e o acervo, facilitando a interação, gerando um processo de aprendizagem e conhecimento Fundamental no contexto desta Dissertação , é a compreender o processo gestão da informação, uma vez que se investiga as influências dos campos na representação e organização da informação no âmbito do acervo de moda A gestão da informação objetiva o acesso, o compartilhamento e o uso da informação com o mínimo de erros ou incertezas como um processo, que analisa os envolvidos com a produção e utilização da informação que foi recebida e com os recursos aplicados Portanto, o objetivo deste estudo é compreender o processo gestão da informação do acervo de moda no âmbito do Museu Histórico de Londrina A metodologia definida como exploratória de abordagem qualitativa, o método adotado foi o estudo de caso O processo de coleta de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e estudo bibliográfico O resultado é a relação da moda com a Ciência da Informação como um sistema, que por meio da interdisciplinaridade e dos elementos da gestão da informação proporciona o fluxo da informação e conhecimento A consideração é a interação do patrimônio histórico em diferentes ambientes desenvolvendo uma perspectiva social, que promove a lembrança e pertencimento, além de condições para a acessibilidade, inovação e aprendizagemItem Terminologias do direito de família : um estudo comparativo com os sistemas de classificação bibliográficaBinati, Regina Célia Pinto; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Marquesi, Roberto WagnerResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a estrutura conceitual do Direito de Família para identificar o grau de compatibilidade terminológica entre os discursos normativo e científico e os sistemas de classificação bibliográfica Para tanto, realizamos uma análise comparativa entre o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), o sistema de Classificação Decimal de Direito (CDDir) e as terminologias do Direito Civil, presentes nos discursos normativo e científico Verificamos o nível de compatibilidade entre estes sistemas e os termos coletados diretamente nas fontes de documentos de uma área específica do conhecimento, com a finalidade de oferecer subsídios teóricos para uma proposta de atualização destes sistemas, no que se refere ao Direito de Família, mais especificamente ao casamento e às formas para sua dissolução Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, com método comparativo e abordagem quanti-qualitativa Utilizamos os pressupostos metodológicos da Terminologia e seguimos as etapas da pesquisa terminológica temática, fundamentada nas 1 premissas de Barité (21), que nos permitiram constatar que há uma relevante compatibilidade entre os sistemas CDU e CDDir e os discursos normativo e científico, no que diz respeito à subárea do Direito de Família, nos temas analisados Isto demonstra que os sistemas CDU e CDDir são sistemas confiáveis, visto que utilizam uma linguagem representativa dos conteúdos desta área de conhecimento sendo, portanto, ferramentas eficientes para a organização dos conhecimentos desta subárea Ressaltamos, porém, a necessidade de revisão constante nestes sistemas, em razão da dinamicidade do DireitoItem Vocabulários controlados em repositórios institucionais da América do SulAbreu, Janice Pereira de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Gonçalez, Paula R. Ventura AmorimResumo: A partir dos anos de 199, os ambientes informacionais digitais passaram a ocupar um papel importante no que se refere à Organização das Informações ali produzidas e disponibilizadas A utilização, por exemplo, de controle terminológico em ambientes como os Repositórios Institucionais, objeto de estudo desta Dissertação , se mostrou importante, entre outros aspectos, por auxiliar não apenas no processo de indexação das informações, mas também na recuperação dessas informações pelos usuários De caráter bibliográfico e documental, o presente estudo realizou-se por meio de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de uma abordagem quanti-qualitativa por adotar técnicas de coleta e análise de dados tanto qualitativas como quantitativas Tendo como intuito analisar os Vocabulários Controlados disponíveis nos Repositórios Institucionais da América do Sul, buscou-se verificar o modo de organização nesses ambientes; identificar, ou não, nos repositórios selecionados, políticas de informação e selecionar os Repositórios Institucionais que utilizam Vocabulários Controlados A coleta de dados para a identificação dos Repositórios Institucionais cadastrados foi realizada nos diretórios Directory of Open Access Repositories (OPENDOAR) e Registry of Open Access Repositories (ROAR) Através da análise dos dados verificou-se o uso de Vocabulários Controlados em 366 Repositórios analisados Com isso constatou-se que o uso de Vocabulários Controlados contribui de fato para a organização e representação dos conteúdos informacionais que se encontram disponíveis nos Repositórios Institucionais, alcançando assim os objetivos desse estudo Em meio ao que foi verificado durante a realização dessa pesquisa, constatou-se a possibilidade de pesquisas futuras trabalharem buscando padronizar e aprimorar os vocabulários Controlados que já são utilizados nesses ambientes