02 - Mestrado - História Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - História Social por Autor "Alves, Ronaldo Cardoso [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de história em tempos de pandemia : uma análise dos formulários avaliativos propostos pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná no ano de 2020Fernandes, Marcos; Alves, Ronaldo Cardoso [Orientador]; Cainelli, Marlene Rosa; Ramos, Márcia Elisa TetéResumo: Este trabalho busca compreender, durante o processo de implantação de ensino remoto no Estado do Paraná no ano de 22 – em virtude da pandemia de Covid19 – como as avaliações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Educação demonstravam concepções acerca dos objetivos do ensino de História Dessa maneira, valendo-se de uma metodologia inspirada na Análise de Conteúdo, procurou-se entender qual é o sentido do aprendizado histórico demonstrado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no exato momento em que ela passou a centralizar o processo de produção e distribuição de avaliações aos estudantes da rede estadual Ao realizar tal ação, pode-se inferir que prejuízos e defasagens foram gerados no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História de discentes do ensino público no Paraná Ao centralizar as atividades avaliativas, e com isso determinar o que é e o que não é relevante para o aprendizado histórico, por meio de testes de múltipla escolha, a SEED/PR acabou indo de encontro às expectativas de aprendizagem expressas nos documentos oficiaisItem A história do ensino de história no Brasil (1987-2017) : o estado do conhecimento na pós-graduação stricto sensuFernandes, Dennis Rodrigo Damasceno; Alves, Ronaldo Cardoso [Orientador]; Cainelli, Marlene; Abud, Kátia; Ribeiro, Regina Maria de OliveiraResumo: Este texto objetivou contribuir para a compreensão da História do ensino de História no Brasil, a partir de teses e dissertações dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em História e Educação, a partir do recorte temporal de 1987 a 217 Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada pautada na História Cultural, elaborou-se um instrumento de pesquisa (BELLOTO, 1979, 1991) sobre História e seu ensino, a partir das teses e dissertações disponíveis no catálogo digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde estão ordenadas cronologicamente e por tipologia textual a referência de 66 textos Para a análise destas fontes lançou-se mão do conceito de configuração textual (MORTATTI, 2), o qual aponta questões que auxiliaram na análise das fontes A partir desta análise, esta Dissertação foi organizada da seguinte forma: no primeiro capítulo apresenta-se aspectos sobre a história do ensino de História no Brasil, bem como a história da Pós-Graduação brasileira; seus planos nacionais e o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI); além do mapeamento inicial das fontes localizadas No segundo capítulo apresenta-se as teses e dissertações dos programas em História, a partir das décadas e temáticas abordadas nesses textos O terceiro capítulo centra-se nos programas em Educação apresentando as produções das décadas e a temáticas privilegiadas nas teses e dissertações Deste processo de análise indica-se alguns resultados, tais como: A quantidade de pesquisas realizadas por área de conhecimento, perfazendo o total de 14 teses e 141 dissertações nos programas de História; 132 teses e 373 dissertações nos programas de Educação Esse cenário indica uma produção muito superior nos programas em Educação reunindo o total 76% das pesquisas enquanto História possui 24% Analisou-se esse conjunto de textos em relação as instituições em que foram produzidos, apontando as regiões do país que possuem programas de Pós-Graduação com linhas de pesquisa sobre História e seu ensino Além disso, ordenou-se os textos em sete categorias, intituladas “Práticas do ensino de História”; “Formação docente em História”; “Livros didáticos e manuais de História”; “Currículo de História”; “História do ensino de História”; “História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena - Lei 1639/3 – 11645/8” e “Identidade, Representação e Narrativas sobre o ensino de História”, dentro das quais foram mapeadas 71 temáticas diferentesItem Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamentalOliveira, Andressa da Silva; Alves, Ronaldo Cardoso [Orientador]; Pina, Maria Cristina Dantas; Cainelli, Marlene RosaResumo: A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), trata-se de um estudo que teve origem ainda no período de graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus Assis, durante participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e tem como objetivo investigar as formas pelas quais o racismo se apresenta no cotidiano de estudantes da educação básica, bem como refletir a respeito da consciência histórica discente sobre esta questão, a partir do encontro, em sala de aula, dos saberes oriundos de sua experiência com a aprendizagem histórica escolar Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se uma metodologia de inspiração etnográfica BUENO (27), GEERTZ (28), em conjunto com outros instrumentos de cunho qualitativo, oriundos da Educação Histórica BARCA (28; 214), SCHMIDT (212; 214; 218) e da Didática da História ALVES (21; 213; 215; 218), CERRI (211), MARTINS (212), RÜSEN (21; 26; 27; 212; 215), os quais foram aplicados a estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, na Cidade de Londrina, possibilitando a análise de suas ideias prévias e narrativas acerca do Racismo, por meio das competências que fazem parte da operacionalização da consciência histórica, tal qual proposto por Jörn Rüsen Baseada nesse repertório epistemológico, a Dissertação buscou estudar as formas pelas quais o racismo ocorre na vida dos estudantes e como por eles é percebido, seja na sociedade, seja, especificamente, no ambiente escolar Além disso, objetivou discutir o papel do Ensino de História no desenvolvimento da consciência histórica acerca do racismo, bem como sua contribuição para a construção de uma educação verdadeiramente democrática e antirracista