02 - Mestrado - Enfermagem
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Navegando 02 - Mestrado - Enfermagem por Autor "Almeida, Marcio José de"
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Item Custo dos cuidados paliativos oncológicos na atenção domiciliarVidotto, Patrícia Christovão; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço [Orientador]; Nogueira, Danielly Negrão Guassú; Almeida, Marcio José deResumo: Teve-se por objetivo analisar as publicações relacionadas ao custo dos cuidados paliativos oncológicos na Atenção Domiciliar e identificar o custo médio do cuidado No primeiro estudo foi feito uma revisão integrativa que incluiu artigos primários indexados em seis bases de dados, a saber: National Library of Medicine (PubMed), Scopus®, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Embase (Elsevier), Science Direct e Scielo, utilizando as palavras-chave: neoplasms; oncology; home care; palliative care; costs analysis; costs Foram identificados dez artigos, Reino Unido (3), Espanha (3), seguidos de Estados Unidos da América (EUA) (1), Itália (1), Canadá (1), Áustria (1), iniciando as publicações em 1986 Os estudos evidenciaram menor custo na internação domiciliar com acompanhamento de equipes, inclusive quando analisado pacientes oncológicos em terminalidade e prognóstico da doença No segundo estudo foi realizada pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva, na modalidade de estudo de caso único com análise documental, desenvolvida com pacientes oncológicos em cuidados paliativos atendidos entre janeiro a dezembro de 22 pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do município de Londrina-PR Os resultados trouxeram que o custo direto médio (CDM) por dia na internação domiciliar foi de R$ 223,43 (DP± 285,25), sendo o custo com material (R$1,63 – DP± 14,17), ressalta-se a representatividade do custo da mão de obra direta (MOD) da equipe com maior impacto (88,25% do CDM total) com destaque a MOD médico (R$39,83 DP± 44,85), MOD enfermeiro (R$ 31,6 DP± 34,97) e nutricionista (R$ 29,89 DP± 34,97) Seguido dos insumos e materiais (R$ 1,63 DP± 14,17), medicamentos padronizados e não padronizados respectivamente (R$ 6,92 + ,67 DP± 14,63 + 3,51), suplementos alimentares (R$ 9,39 DP± 34,76) e oxigênio (R$6,72 DP± 5,14) Em relação ao deslocamento, foi o custo de menor impacto (R$ 1,29 DP±1,56) Concluindo que a otimização de recursos financeiros e gestão do cuidado integral e holístico ao paciente e família, pode qualificar, continuamente, o processo de tomada de decisão, visando a segurança do paciente, a otimização dos cuidados prestados e a viabilidade econômicaItem Formação do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde : interfaces com a pedagogia de FreirePerales, Paula Graziela Pedrão Soares; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]; Almeida, Marcio José de; Garanhani, Mara LúciaResumo: As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas têm exigido um novo perfil de enfermeiros para atuarem frente às complexidades de saúde e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do Sistema Único de Saúde O objetivo deste estudo foi compreender o desenvolvimento do tema transversal Sistema Único de Saúde durante a graduação de um curso de enfermagem, de uma Universidade Pública, a partir da sua proposta curricular e da perspectiva dos seus estudantes Trata-se de um estudo qualitativo, compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de enfermagem que em sua proposta pedagógica adota o Currículo Integrado e a abordagem de temas transversais A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo A primeira etapa teve como fonte de dados 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do Currículo Integrado A segunda etapa foi realizada com estudantes de enfermagem das quatro séries do curso, utilizando-se de grupos focais A coleta de dados ocorreu no período de outubro de 215 a fevereiro de 216 e os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos de acordo com as concepções de Paulo Freire A análise documental evidenciou que a inserção do tema Sistema Único de Saúde ocorreu, principalmente, de forma implícita e esteve presente transversalmente com maior e menor proximidade nos Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento, porém, a temática não se apresenta formalizada ao longo do curso O conceito de Sistema Único de Saúde para os estudantes seguiu três dimensões A primeira se refere ao entendimento de Sistema Único de Saúde como àquele que provê o direito à saúde da população por meio da legislação existente e dos seus princípios e diretrizes; a segunda declara o Sistema Único de Saúde uma rede de atenção à saúde do indivíduo e da comunidade, oferecendo serviços que compreendem ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde; e a terceira revela o Sistema Único de Saúde da teoria à prática e expressa o desenvolvimento de uma consciência crítica nos estudantes ao elaborarem seus conceitos sobre o tema Evidenciou-se que o desenvolvimento desse tema de forma transversal no curso constitui-se em proposta efetiva, porém, os estudantes identificaram lacunas e fragmentação na sua abordagem As vivências significativas que favoreceram o aprendizado sobre esse tema se referem à integração teoria e prática e às vivências práticas em cenários reais dos serviços de saúde que compõem a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde Revelou-se, também, a importância do papel do professor como mediador desse aprendizado Os resultados apontaram para uma estrutura curricular que favorece o ensino do Sistema Único de Saúde de maneira transversal, em especial através da integração ensino-serviço e comunidade e a inserção precoce do estudante nos serviços de saúde É preciso articular o ensino do Sistema Único de Saúde com todos os conteúdos necessários à formação do enfermeiro, proporcionando ao estudante um ensino contextualizado com a realidade, de modo a desenvolver sua consciência crítica e sua autonomia, refletindo sobre os problemas reais e, principalmente, propondo ações de transformação