Ensino por investigação e o desenvolvimento de competências e habilidades : a compreensão de professores da educação básica acerca do ensino de ciências

Data

Autores

Zanin, Ana Paula de Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: O presente trabalho estabelece percepções sobre o Ensino por Investigação no desenvolvimento de competências e habilidades Com o objetivo de identificar a compreensão de professores da Educação Básica que adotam abordagens de Ensino por Investigação acerca do desenvolvimento das competências e habilidades, o referencial téorico apresenta fundamentos e perspectivas do Ensino por Investigação, a conceitualização dos termos competências e habilidades e os aspectos encontrados no atual documento oficial de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características exploratórias, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados sob os aspectos da Análise Textual Discursiva Os resultados alcançados demonstraram as concepções e perspectivas de Ensino por Investigação dos professores e as contribuições, limitações e desafios das abordagens de ensino investigativo no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC Foi possível identificar o Ensino por Investigação como um mobilizador do desenvolvimento de competências e habilidades, a partir da modalidade didática, práticas investigativas e formação de professores para investigação

Descrição

Palavras-chave

Ciência, Estudo e ensino, Desempenho, Aptidão, Science, Performance, Ability, Study and teaching

Citação