Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido

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Nakasse, Marcelo Kioyassu

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Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os processos de produção de sentido em um ambiente de simulação e não lugar como um shopping center Através da ótica dos simulacros de Jean Baudrillard e da abordagem antropológica do não lugar de Marc Augé, discute-se a produção de sentido em ambientes de consumo na supermodernidade Parte-se de uma consideração crítica acerca do real e do racionalismo questionados pela teoria dos simulacros para buscar semelhanças com os processos da supermodernidade que são descritos por Augé (28), assim, busca-se com base nestes parâmetros, desenvolver relações com a história e contexto socioeconômico dos shopping centers no Brasil A natureza da pesquisa é descritiva e exploratória, com foco na abordagem qualitativa do estudo de caso intrínseco, que analisa o Boulevard Londrina Shopping como o objeto da pesquisa, localizado na cidade de Londrina, Paraná O estudo de caso utiliza técnicas derivadas da etnotopografia, tais como a observação assistemática e a pesquisa documental, os materiais utilizados são o caderno de campo e a máquina fotográfica Os resultados descrevem como o Boulevard Londrina Shopping está relacionado com as principais características do não lugar e à teoria dos simulacros e trazem reflexões sobre a comunicação e a produção do sentido no mundo contemporâneo

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Palavras-chave

Comunicação, Sentido (Filosofia), Centros comerciais, Não-lugar, Teoria dos simulacros, Communication, Mean (Philosophy), Shopping centers, Non-place, Simulacra theory

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