Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
Arquivos
Data
Autores
Monteiro, Karina Jacób
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Essa pesquisa tem um olhar indeclinável de que a memória e a história têm papel fundamental na constituição social das cidades, bem como influenciam os saberes que os habitantes constroem sobre estas Assim, temos como objetivo geral analisar os saberes que as crianças têm sobre a Estação Ferroviária Ourinhos e como estes são construídos O prédio em questão é um dos principais patrimônios locais, cuja construção data de 198 e foi fator crucial para a criação e desenvolvimento da cidade A hipótese que se formula é que apesar da escola não abordar esse tema como conhecimento histórico ensinado, as crianças constroem saberes sobre o mesmo Para isso, essa pesquisa se justifica pelo emergir de relações mais significativas da questão deste patrimônio, o prédio da Estação Ferroviária de Ourinhos, a fim de ampliar a sua importância e compreender como a criança elabora os saberes sobre o lugar onde vive No que concerne aos aportes teóricos, primeiramente recorremos às contribuições de Selva Guimarães Fonseca (29), Márcia Hipólide (29), Hilary Cooper (212), Ana Claudia Urban e Tereza Jussara Luporini (215), para abordar e aprofundar o conhecimento acerca do campo do ensino de História com recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das especificidades de ensinar História para crianças, das relações com a alfabetização, da importância de se ensinar sobre o passado Quanto ao tema Patrimônio e Educação Patrimonial, foram tratados a partir do enquadramento conceitual em torno dos conceitos de identidade, memória e lugares de memória, ancorados em Maurice Halbwachs (26), Michael Pollak (1989; 1992), Pierre Nora (1993) e Paul Ricoeur (27) Para os estudos da memória e dos entrelaçamentos com o patrimônio, no que se refere às construções epistêmicas sobre o passado, aportamos em Michael Oakeshott (23) e David Lowenthal (1998) As definições metodológicas do estudo deram-se a partir da análise de questionários aplicados em 74 alunos do 5ºano de três escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos Os dados gerados pelos questionários foram tabulados e analisados de acordo com a metodologia da Grounded Theory (GT), principalmente a partir das propostas estabelecidas por Charmaz (29) A conclusão da pesquisa só foi possível com o avanço do cotejamento dos dados, quando analisamos e identificamos nas respostas possibilidades de categorias Por fim, o estudo do Ensino de História e Patrimônio Histórico sobre os saberes dos/as alunos/as e sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos, mostrou que os educandos, apesar de fazerem poucas referências ao patrimônio histórico, demonstram, por outro lado, saberes que indicam consciência que a Estação Ferroviária e os Patrimônios são lugares que fazem parte da cidade, mas não os compreendem tendo por base o conhecimento científico
Descrição
Palavras-chave
História, Estudo e ensino, Educação patrimonial, Memória, Patrimônio histórico, Study and teaching, Patrimonial education, Memory, Historical heritage, History