Desenvolvimento e avaliação de um jogo educativo para o ensino de comportamentos sociais acadêmicos

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Benevides, Raissa Roberti

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Resumo

Resumo: Jogos educativos têm-se mostrado uma tecnologia de ensino promissora, pois torna o aprender divertido e estabelece contingências para a ocorrência e modelagem do comportamento-alvo Jogos educativos podem ser usados como ferramenta para ensino de comportamentos da classe de habilidades sociais Essa Dissertação relata o desenvolvimento e avaliação de um jogo educativo para o ensino de comportamentos sociais acadêmicos Para tanto, foram realizados dois estudo O Estudo 1 descreve o jogo de tabuleiro educativo “Space Ability: fazendo contato com Aliens”, que tem por finalidade o ensino de comportamentos sociais acadêmicos O Space Ability é um jogo de tabuleiro composto de um disco central (universo), quatro discos laterais (planetas) e cartas Cada planeta de ensino possui um conjunto de comportamentos-objetivo que pretende ensinar Por meio do jogo pretende-se, mediante escolha de respostas adequadas para cada uma das situações especificadas nas cartas durante a realização das missões, possibilitar a aprendizagem de desempenho social O Estudo 2 descreve os resultados da avaliação dos efeitos do jogo sobre seus comportamentos-objetivo Inicialmente, três participantes com idade entre 1 e 11 anos responderam o inventário SSRS-BR (Bandeira et al, 29), em seguida foram realizadas oito sessões de aplicação do jogo, com reaplicação do inventário nas Sessões 4 e 8 Dois participantes apresentaram aumento no escore da escala global e em todas as subclasses que compõem o inventário Todos os participantes apresentaram aumento do número de respostas compatíveis com as esperadas pela pesquisadora nas quatro últimas sessões para as respostas dadas às cartas de ensino e de teste do jogo Em seguida, quatro novas crianças, com idade entre 9 e 1 anos com classificação geral de Repertório Deficitário no inventário SSRS (Gresham & Elliot, 216) participaram do estudo Primeiramente, realizaram-se 4 sessões de observação em sala de aula (Pré-intervenção), 8 sessões de jogo seguidas de sessões de observação (Intervenção) e a reaplicação do inventário, seguidas de 4 sessões de observação (Pós-Intervenção) Dois participantes apresentaram melhora no escore do inventário Para todos os participantes verificou-se aumento na porcentagem de comportamentos adequados em sala de aula durante a intervenção Contudo, no período de pós-intervenção, a porcentagem de comportamentos inadequados aumentou, principalmente para o P22 e o P23 Esses resultados indicam que, embora, o jogo seja efetivo em proporcionar um repertório de comportamentos da classe de habilidade sociais para a sala de aula, é importante que o ambiente da sala de aula esteja preparado para liberar consequências que tornem a emissão desses comportamentos mais prováveis

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Palavras-chave

Análise de comportamento, Habilidades sociais, Jogos educativos, Behavioral analysis, Social ability, Educational games

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