Demonstração digital de habilidades motoras aplicada à instrumentos de avaliação do desenvolvimento motor infantil

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Spinosa, Rodrigo Martins de Oliveira

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Resumo

Resumo: Demonstrar uma habilidade é transmitir visualmente ao observador informações, que possibilitem a obtenção de dados sobre a natureza da tarefa pretendida, focando, principalmente, em questões de como esta deve ser realizada Em avaliações do Desenvolvimento Motor a demonstração apropriada da habilidade é um aspectochave, pois o protocolo padrão da maioria dos instrumentos exige como fonte de informação primária a execução precisa em conjunto com a descrição verbal de cada habilidade antes que a criança realize execuções de avaliação No entanto, a variação das demonstrações por diferentes modelos e a variabilidade das múltiplas execuções ao longo do tempo em experimentos que envolvam grandes amostras, podem gerar inconsistências nos resultados A aplicação de baterias de teste em ambiente escolar, pode ser inviabilizada pela ausência de um adulto habilidoso capaz de realizar as demonstrações com destreza e de forma homogênea Tradicionalmente executa-se a habilidade por meio de modelo ao vivo, porém, a demonstração pode ser realizada com meios visuais auxiliares, como modelo em vídeo, fotografias e desenhos que apresentem a ação Com o surgimento de tecnologias de computação gráfica próprias para a modelagem tridimensional (3D), captura de movimento e visualização por realidade aumentada, novas possibilidades se abrem para representar de modo cada vez mais preciso o ser humano, na tentativa de amenizar as tensões de se obter um modelo ao vivo habilidoso Porém, no âmbito da demonstração aplicada à avaliação do Desenvolvimento Motor, não se sabe com clareza, o efeito da utilização dessa tecnologia no desempenho dos observadores, nem se as crianças, realmente apreciam, compreendem ou preferem a informação visual do movimento transmitida por essas interfaces, ao modo tradicional de demonstração ao vivo Fator este que pode ser determinante para motivação e empenho na execução da atividade Desta forma o objetivo deste trabalho foi investigar o desempenho de crianças realizando duas habilidades motoras, sob os modelos de demonstração digital por Realidade Aumentada e ao vivo, assim como a preferência dos sujeitos sobre os dois modelos utilizados Um aplicativo em realidade aumentada foi desenvolvido especificamente para esse experimento contendo um modelo humano digital que demonstrava de modo preciso duas habilidades motoras fundamentais: o salto horizontal e arremesso por cima do ombro A amostra foi composta por 132 sujeitos divididos por faixa etária em 3 grupos: Grupo1 (3, 4 e 5 anos); Grupo2 (6, 7 e 8) e Grupo3 (9, 1 e 11) Duas habilidades motoras (salto horizontal e arremesso por cima do ombro) foram demonstradas e posteriormente executadas pelos grupos em dois momentos com um intervalo de uma semana Em cada um dos momentos as crianças deveriam executar as mesmas habilidades (salto e arremesso), recebendo instruções idênticas, porém com modelos de demonstração diferentes (Digital e ao vivo) As crianças foram aleatorizadas por sorteio de forma que em cada um dos momentos, metade da amostra recebeu demonstração ao vivo e a outra metade demonstração digital Ao final cada criança participou de uma entrevista semiestruturada composta por 7 questões que tratava da compreensão e preferência em relação às demonstrações As respostas foram transcritas e categorizadas por quatro critérios: preferência do Modelo, característica do discurso, compreensão da habilidade e percepção de desempenho Os resultados da análise de desempenho apontaram que não houve diferenças significativas entre a demonstração ao vivo em relação à demonstração digital em nenhum dos três grupos, fator esse que permite inferir que a Demonstração Digital foi tão eficiente quanto à demonstração ao vivo para transmissão da informação sobre o Movimento e pode ser utilizada para este fim Quanto à preferência em assistir a demonstração, ,o Grupo1 e Grupo2 preferiu o Modelo Digital, enquanto o Grupo3 preferiu o modelo ao vivo Em relação ao discurso, o Grupo1 e Grupo2 apresentou respostas com caráter mais afetivo, enquanto o Grupo3 manteve argumentação com um caráter mais técnica e racional Quanto à compreensão da demonstração, tanto o Grupo1 quanto o Grupo2, afirmaram ter melhor compreensão quando assistiram a demonstração ao digital, enquanto o Grupo3 optou pela demonstração Ao Vivo Para o último critério, percepção de desempenho, o Grupo 1 não apresentou diferenças enquanto o Grupo2 e gupo3 percebeu-se com melhor desempenho quando assistiu o modelo ao vivo Por fim, baseado nos resultados obtidos, considera-se que diversas áreas que utilizam a demonstração em seu corpo de conhecimento podem ser beneficiadas com o uso de Modelos Digitais por Realidade Aumentada Estas ferramentas podem ser extremamente eficientes quando se precisa de Grandes quantidades de Repetições e Homogeneidade na Execução da Demonstração de Habilidades Motoras

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Palavras-chave

Educação física para crianças, Capacidade motora nas crianças, Realidade aumentada, Physical education for children, Motor ability in children, Augmented reality

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