Sequência didática e aulas invertidas : uma proposta sustentada por metodologias ativas para promover práticas sociais de linguagem

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Brun, Edna Pagliari

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Resumo

Resumo: Em um contexto de atividades remotas e aulas virtuais, as tensões do professor têm crescido muito Tendo como pressuposto o fato de que as práticas educacionais – independentemente da era e do paradigma de aprendizagem em que se localizem – são sempre mediadas pelo agir linguageiro de professores e alunos em interação (VYGOTSKY, 21; BRONCKART, 26; CLOT, 21), esta pesquisa objetivou verificar se é possível integrar aspectos do modelo de ensino híbrido aula invertida (BERGMANN; SAMS, 216) ao procedimento sequência didática de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24), considerando problemáticas que envolvem o ensino de língua Essa ação visou a integrar metodologias pensadas mais produtivas para a promoção de práticas sociais de linguagem, buscando entender de que forma essa integração contribui para a instauração de práticas de ensino mais inovadoras (LEMKE, 21) neste momento sócio-histórico, no qual a implementação de tecnologias em espaço escolar também é relevante para o desenvolvimento dos alunos Para tanto, o objeto de investigação foi uma intervenção formativa, baseada em um projeto didático de ensino adequado a uma prática social, a um gênero e a um tema, implementado por um professor de língua portuguesa de uma escola pública da capital sul-mato-grossense A análise, de âmbito multifocal (NASCIMENTO; BRUN, 217), concentrou-se em dois polos: no tratamento dos objetos e instrumentos de ensino e no agir docente Os aportes das vertentes teórica e didática do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26, 28; DOLZ, 216), tendo em vista uma engenharia instrumental para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 24; DE PIETRO; SCHNEUWLY, 214; DOLZ, 216), e os gestos profissionais do professor (fundadores, específicos e de ajustamento) materializados em sua atividade de trabalho (AEBY-DAGUÉ; DOLZ, 28; SCHNEUWLY, 29; NASCIMENTO, 211, 214), na operacionalização do gênero da atividade docente aula (CLOT, 27, 21), fundamentaram as análises Os resultados apontaram que a sequência didática favorece, de modo geral, a implementação de aulas invertidas, bem como de outros modelos de ensino híbrido, caracterizando-se como um instrumento favorável a iniciativas de inovação sustentada (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 213), que podem viabilizar indícios de desenvolvimento nos sujeitos envolvidos Ademais, a proposta de ensino de língua sustentada por essas metodologias ativas se refletiu em posturas diferenciadas do professor para apoiamento à aprendizagem, correspondidas por posturas de estudos diferenciadas dos alunos (BUCHETON; SOULÉ, 29; BUCHETON, 214; NASCIMENTO, 215) Igualmente, tal iniciativa agrega, ainda, além de outras preocupações à multiagenda do trabalho docente, gestos discentes para a institucionalização, presentificação e elementarização dos objetos de ensino

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Palavras-chave

Língua portuguesa, Estudo e ensino, Sequência didática, Sala de aula invertida, Portuguese language, Didactic sequence, Flipped classrooms, Study and teaching

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