Chameleon : o jogo de tabuleiro como instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças
Arquivos
Data
Autores
Bueno, Bruna Alessandra Graef
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A avaliação é o elemento que integra o ensino e a aprendizagem, por este motivo torna-se essencial aos processos educacionais Sendo assim, é imprescindível selecionar instrumentos que auxiliem o professor em sua prática pedagógica Esta pesquisa teve como principal objetivo propor o jogo de tabuleiro como um possível instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças (LIC), pois acreditamos que o jogo em si pode proporcionar a avaliação, aprendizagem, engajamento e motivação às crianças Além do jogo, propusemos também uma grade de avaliação utilizada para orientar a observação do professor durante o jogo; uma ficha de acompanhamento e registro da aprendizagem e, uma ficha de autoavaliação para a aprendizagem de LIC Para tanto, fizemos um levantamento teórico sobre avaliação no ensino e na aprendizagem de LIC, apoiando-nos em Shaaban (21); Mckay (26); Barbosa (213; 214); Tonelli e Quevedo Camargo (216); Andrade (216), entre outros Discutimos a avaliação para a aprendizagem (BLACK, WILIAM, 1998; BLACK, HARRISON, LEE, MARSHALL, WILIAM, 24), concepção que embasa teoricamente esta pesquisa Além dos pressupostos teóricos que abarcam a avaliação, fundamentamo-nos também nos princípios da ludicidade (DANTAS, 2998; LOPES, 24; CHAGURI, 29; LUCKESI, 214; RINALDI, 214; MASSA, 215; SILVA, 215) e, para a elaboração do jogo, fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos que regem a gamificação (ALVES, 215; COSTA; MARCHIORI, 216; SILVA, 218), entre outros Alicerçados, nesse referencial teórico, dissertamos sobre o jogo de tabuleiro, denominado CHAMELEON, seus componentes e as regras que o regem Além disso, descrevemos a elaboração da nossa proposta e exemplificamos nossa proposta Por fim, apresentamos a possibilidade de utilização de nosso produto educacional em diferentes contextos de ensino-avaliação-aprendizagem, já que se trata de um jogo flexível e adaptável a diferentes contextos escolares
Descrição
Palavras-chave
Língua inglesa, Jogos de tabuleiro, Aprendizagem, Avaliação, Crianças, English language, Board games, Learning, Evaluation, Children, Study and teaching