Por uma pedagogia da variação linguística : atitude linguística na sala de aula

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Marques, Taciane Marcelle

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Resumo

Resumo: A variação linguística, tema que busca conseguir um espaço no ensino da Língua Portuguesa, é ainda um estudo complexo para os pesquisadores e professores da rede pública Dentre os fatores extralinguísticos, as crenças e atitudes, que podem ser positivas, negativas ou neutras, também são responsáveis por manter o caráter coercitivo e normativo da língua tanto quanto são responsáveis por contribuir com a heterogeneidade linguística Dessa forma, o preconceito linguístico é decorrente do valor atribuído à variedade padrão e, também, do estigma associado às variedades não padrão, nomeadas como erradas pela gramática normativa da língua Cabe às escolas considerar as variedades linguísticas igualmente como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa Diante desses fatos, a presente Dissertação tem como objetivo geral identificar a influência de crenças e de atitudes linguísticas na aprendizagem da Língua Portuguesa de alunos do Ensino Fundamental Esse objetivo compreende três objetivos específicos: (i) mostrar a existência de crenças linguísticas de alunos reveladas pela atitude linguística positiva ou negativa; (ii) identificar quais fatores ligados às crenças e atitudes linguísticas interferem no ensino da Língua Portuguesa; e (iii) revelar sentimentos de valoração positiva ou negativa em relação ao uso das variedades da Língua Portuguesa por seus falantes Com base nos pressupostos da Sociolinguística, realizou-se a análise dos dados, a fim de melhor compreender a importância das crenças e atitudes a propósito da variação linguística na escola A partir dos resultados apresentados, esta Dissertação revela valores tanto positivos quanto negativos em relação ao uso das variedades da Língua Portuguesa por seus falantes, pois, ao observar a atitude linguística dos dezoito informantes, pode-se compreender que a maioria assume uma postura positiva com relação ao uso das variedades linguísticas, produtos da língua disponíveis ao falante; por outro lado, as atitudes negativas revelam que os informantes ainda não sentem a necessidade da abordagem da variação na escola

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Palavras-chave

Sociolinguística, Língua portuguesa, Estudo e ensino, Linguagem e cultura, Língua portuguesa, Portuguese language, Language and culture, Study and teaching

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