A interferência dos grupos empresariais na gestão da educação básica brasileira : um estudo sobre o Programa Melhoria da Educação do Itaú Social

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Sandaniel, Anieli

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Resumo: A pesquisa é desenvolvida na linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, núcleo de Políticas Educacionais do Programa de Pós graduação em Educação (UEL) Tem como objeto de estudo a interferência do empresariado nas proposições da gestão da Educação Básica, enfocando o Itaú Social com o Programa Melhoria da Educação, voltado para a formação de gestores educacionais e a interferência nas proposições para a gestão da educação pública da rede básica de ensino Discute as seguintes problemáticas: Como os grupos empresariais hegemônicos de 1995 a 216 interferiram e/ou interferem na política da Educação Básica brasileira e na concepção de gestão nela contida? Quais são suas propostas, suas agendas e seus objetivos para a educação pública e como se organizam? Qual o conteúdo da proposta do Itaú Social, no Programa Melhoria da Educação, que visa a formação de gestores educacionais e que modelo de gestão se alinha a esta proposta? A partir destes questionamentos, a pesquisa tem como objetivo geral: investigar quais a(s) interferência(s) dos grupos empresariais na gestão da Educação Básica E como objetivos específicos: analisar o contexto social, político e econômico marcado pelo neoliberalismo; identificar os grupos empresariais que se tornaram mais hegemônicos, na área da Educação Básica, entre 1995 a 216; verificar seus interesses, suas agendas, propostas e modelos para a gestão da Educação Básica; analisar o Programa Melhoria da Educação do Itaú Social e identificar sua proposta e modelo para a gestão da escola pública O estudo é desenvolvido com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético, é de cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizará como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e análise documental De forma mais ampla, a pesquisa faz contextualização dos aspectos referentes ao neoliberalismo na sociedade, como essa nova forma de sociabilidade causou alterações sociais, econômicas, políticas e históricas, como os empresários passaram a se organizar com as alterações que vinham acontecendo para manter sua hegemonia na sociedade e, consequentemente, as interferências dessas alterações na gestão da Educação Básica, pois, na perspectiva metodológica que seguimos, os fatos acontecem em constante relação com as alterações que ocorrem na base material da sociedade Dessa forma, entende-se que a gestão da Educação Básica é construída historicamente, estando alinhada às ideologias presentes na sociedade e nos diversos períodos que compõem a história No que se refere ao Programa Melhoria da Educação, pôde ser observado com a pesquisa, que efetiva a gestão gerencial empresarial no interior dos sistemas municipais de educação, consequentemente, nas políticas municipais e educacionais, nas escolas, na formação de gestores educacionais e dos alunos, enfatizando os resultados, individualismo e competitividade em detrimento da efetivação da gestão democrática garantida constitucionalmente, que segue princípios coletivistas, com isso, efetiva aos poucos sua atuação hegemônica na sociedade e ainda, como política pública em defesa dos princípios neoliberais Conclui que as interferências empresariais na gestão da Educação Básica, analisadas nesse trabalho, devem ser compreendidas e interpretadas, para além do discurso e das interações explícitos, olhando para a essência do fazer social

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Palavras-chave

Educação e Estado, Empresários, Parceria público-privada, Educação básica, Neoliberalismo, Education and State, Entrepreneur, Private-public partnerships, Neoliberalism

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