Aspectos cognitivos e comportamentais em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento

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Chiodi, Sofia Lira

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Resumo

Resumo: Os transtornos do neurodesenvolvimento caracterizam-se por déficits que se iniciam no período do desenvolvimento e por prejuízos em diferentes contextos da vida do indivíduo O transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são exemplos de transtornos do neurodesenvolvimento O TEA e o TDAH apresentam características diagnósticas distintas, porém a sobreposição sintomatológica é encontrada em escalas comportamentais Outra similaridade é a coocorrência de déficits em funções executivas (FE) O presente estudo investigou similaridades e diferenças na apresentação de sintomas avaliados por pais e professores por escalas comportamentais em crianças com TEA e TDAH (sem comorbidades) Adicionalmente, analisou como os aspectos cognitivos alteram a expressão de sintomas em crianças com esses transtornos O Estudo 1 investigou o perfil comportamental e a capacidade de predição das subescalas do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) em participantes com TEA e TDAH em comparação com controles (GC) Foram realizadas análises multivariadas de variância e foram testados modelos de regressão logística Os grupos clínicos apresentaram dificuldades em todas as subescalas e as crianças com TEA diferiram-se das com TDAH apenas em sintomas emocionais O comportamento pró-social foi preditivo para os dois transtornos para ambos avaliadores Especificidades foram encontradas no poder preditivo das demais subescalas para ambos os grupos clínicos e avaliações Apesar da baixa especificidade do SDQ em diferir entre os grupos clínicos, conclui-se que o instrumento pode auxiliar no diagnóstico do TDAH e TEA e no rastreamento de problemas em múltiplos contextos O Estudo 2 investigou se a inibição de resposta e o processamento básico de informação (PBI) impactam a manifestação de sintomas de desatenção (INA) e hiperatividade/impulsividade (H/I) avaliados pelo SNAP-IV (Swanson, Nolan, and Pelham Questionnaire) em crianças com TEA, TDAH e GC Foram testados quatro modelos de moderação moderada Déficits nas FE foram avaliados pelos erros de comissão na tarefa Go/No-Go (inibição de resposta) e pela média de tempo de reação na tarefa de Deary-Liewald (PBI) Houve moderação da inibição de resposta e PBI nos sintomas de INA (avaliados por professores) e H/I (pais e professores) para o grupo TEA Independentemente dos níveis dos moderadores, as crianças do grupo TDAH apresentam mais sintomas do que as crianças do GC Maiores sintomas de INA (professores) nas crianças com TEA estão associados a valores médios e altos de PBI, independentemente da quantidade de erros de inibição de resposta Maiores sintomas de H/I nas crianças com TEA estão associados com poucos erros na tarefa de inibição de resposta em níveis médios (professores) ou altos (pais e professores) de tempo de reação de PBI As crianças com TEA apresentaram maiores sintomas do que o grupo TDAH quando efetuaram poucos erros de comissão com nível alto de tempo de reação de PBI Diferentes relações foram encontradas entre os aspectos cognitivos e comportamentais entre os grupos: enquanto no TDAH aparentemente há uma somatória de déficits, no TEA há uma relação de dependência entre os sintomas apresentados e os prejuízos cognitivos Assim, mostra-se necessário se considerar medidas cognitivas ao avaliar sintomas de TDAH em crianças com TEA

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Palavras-chave

Transtornos de neurodesenvolvimento (Psicologia), Escalas comportamentais (Psicologia), Transtorno do espectro autista (TEA), Transtorno de déficit de atenção, Hiperatividade (Psicologia), Neurodevelopmental disorders (Psychology), Behavioral scales (Psyc

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