As tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas dos professores PDE/PR de língua portuguesa

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Bernini, Ednéia Aparecida Bernardineli

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Resumo

Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender como se efetivaram as implementações de produções didático–pedagógicas de professores de Língua Portuguesa em formação pelo Programa de Desenvolvimento Educacional do estado do Paraná – PDE/PR, com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Nesse contexto, a pergunta norteadora de nossas reflexões é: como se efetivaram as implementações de produções didático–pedagógicas dos professores PDE/PR de Língua Portuguesa, com o uso das TDIC? O foco desta pesquisa está, pois, no levantamento e na análise de implementações referente às propostas didático–pedagógicas de Língua Portuguesa no processo de formação continuada PDE/PR, especificamente em práticas subsidiadas pelas TDIC As bases teórico–metodológicas que fundamentam a pesquisa têm como eixo central de condução os pressupostos da Linguística Aplicada que compõem a base para a compreensão do momento sócio–histórico sobre Letramentos presentes em contexto educacional Por isso, a literatura sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no âmbito educacional, também contribui para compreensão de nosso enfoque Além disso, também são contempladas discussões sobre a formação continuada de professores, a partir de produções científicas do campo da Epistemologia da Prática e a Racionalidade Crítica da prática docente Esta pesquisa se fundamenta no modelo metodológico cuja abordagem é qualitativo–interpretativa, delimitado ao universo de professores de Língua Portuguesa participantes do PDE/PR O corpus de análise constitui–se de informações obtidas de artigos e de produções didático–pedagógicas produzidos pelos professores PDE de Língua Portuguesa (de 27 a 212); respostas dadas ao questionário e à entrevista que foram por nós aplicados Os resultados evidenciam a caracterização de um habitus (BOURDIEU, 24; 27) professoral cujas práticas estão permeadas pela experiência, flexibilidade e adequação das práticas pedagógicas, a partir de um “lugar praticado” (CERTEAU, 22), que é a sala de aula É, principalmente, a realidade que faz o professor criar esse habitus, não são só as teorias, a formação inicial e continuada, mas também a “deformação” (ARROYO, 1985) da prática cotidiana Assim, consolida–se a tese desta pesquisa de que a formação continuada pelo PDE/PR e o trabalho desenvolvido com as TDIC em práticas de ensino–aprendizagem conduzem o professor à construção de adequações à implementação de produção didático-pedagógicas e ao aperfeiçoamento de seu habitus professoral

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Palavras-chave

Professores de português, Formação, Tecnologia da informação, Information technology

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