Livros didáticos de sociologia do PNLD 2018 : análises desde a desigualdade de gênero e uma proposta de unidade didática para formação docente
Arquivos
Data
Autores
Silva, Regiane Galdino da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política do governo federal que oferta, de forma gratuita, obras didáticas, pedagógicas e literárias, bem como outros materiais de apoio à prática educativa para as escolas públicas de educação básica Esta pesquisa analisa os livros didáticos de Sociologia (LDSs) aprovados no PNLD 218, com o intuito de compreender como as questões de gênero são abordadas e relacionadas com teorias e conceitos sociológicos mobilizados na disciplina de Sociologia, em especial nos conteúdos referentes à família, trabalho e Estado Para as análises produzidas nesses conteúdos, referente à metodologia, utilizou-se a linha teórica pós-estruturalista, com abordagem qualitativa, dispondo do método da análise de conteúdo com ênfase na utilização do arcabouço teórico feminista Com o intuito de avançar nas discussões sobre as questões de gênero na disciplina de Sociologia, propõe-se a construção de uma Unidade Didática (UD) para formação continuada de professoras (es) de sociologia do ensino médio O objetivo da UD é favorecer situações de aprendizagem através do arcabouço teórico feminista e da pesquisa realizada nos LDSs, uma estratégia pedagógica que visa proporcionar a possibilidade de adotar uma perspectiva analítica nas categorias de gênero no conteúdo da disciplina de Sociologia As análises dos LDSs, no conteúdo de forma geral identificaram avanços nas discussões referentes a categorias de gênero (classe, sexualidade, etnia-raça, religião, orientação sexual, etc), porém nos capítulos analisados nesta pesquisa, (família, trabalho e Estado), o conceito de gênero, precisaria ser mobilizado de forma analítica A análise dos LDSs realizada nesta pesquisa, propõe a adoção de uma perspectiva analítica de gênero nos conteúdos de forma geral para diminuir a tendência da utilização das desigualdades de gênero somente para exemplificar conteúdo
Descrição
Palavras-chave
Sociologia, Estudo e ensino, Sociologia, Livros didáticos, Gênero, Sociology, Gender, Continuing education, Study and teaching, Sociology - Textbooks