02 - Mestrado Profissional - Sociologia

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    Educação escolar indígena : análise da implementação do novo ensino médio para os povos indígenas Kaingang na Terra Indígena Ivaí no município de Manoel Ribas - Paraná
    (2023-02-20) Betelli, Patrícia Oening; Xavier, Márcia Rejania Souza; Rezende, Maria José de; Kastelic, Eloá Soares Dutra; Silva, Ileizi Luciana Firelli
    O presente trabalho possui como propósito analisar sobre a implantação do Novo Ensino Médio no Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot – EIEFM no Município de Manoel Ribas, levando em consideração se em tal prática os povos indígenas foram ouvidos e respeitados diante da legislação na qual está o amparo da Educação Escolar Indígena. O trabalho possui como objetivo conhecer e analisar o histórico, a legislação e as possibilidades de um ensino que promova os direitos e a valorização das populações indígenas. Como metodologia realizei a analise documental e a observação participante e após a realização da mesma percebo que a implantação do Novo Ensino Médio permanece sendo um meio de controle das classes dirigentes sobre as populações indígenas e a diversidade e a especificidade permanecem se fazendo presentes apenas na legislação e na prática os povos indígenas terão muito o que conquistar e lutar para que a lei seja colocada em vigência de forma significativa.
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    Pesquisa de intervenção na escola : representações sobre as relações de gênero na educação infantil
    (2024-09-24) Melo, Andressa Alves Silva; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Santos, Jaqueline Fabeni dos; Resende, Maria José de
    A pesquisa analisa uma proposta de intervenção pedagógica na Escola Municipal Recanto dos Palmares, localizada na cidade de Jataizinho, no estado do Paraná. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2013), existem objetivos e condições para a organização curricular expressos nas práticas pedagógicas no trabalho integral com as crianças. Dentre eles, destacam-se o combate às discriminações de gênero e religiosas, bem como a valorização da diversidade cultural das crianças e de suas diferentes famílias. Assim, prescreve-se uma educação que promova a formação de crianças cidadãs, numa perspectiva de sujeitos de direitos, para o respeito e convivência com as diversidades. Utilizando o diário como instrumento metodológico, foram registrados, durante doze meses, as representações de gênero na escola, incluindo falas, desenhos e atividades pedagógicas e analisou-se como professores e alunos representam os modos de ser masculino e feminino. Assumindo a perspectiva da infância como construção social, e a criança como sujeito do processo de socialização, os referenciais teóricos possibilitaram discutir o conceito de gênero e sua relação com a educação. Esse estudo se baseia nos trabalhos de Scott (1995), Louro (1997), Finco (2004) e Macedo (2017), além de compreender o processo histórico da noção do sentimento de infância e as transformações nas relações entre pais e filhos, de acordo com Philippe Ariès (2014) e Norbert Elias (2012). Também se analisa o desenvolvimento da Sociologia da Infância na perspectiva de Sarmento (2008) e Corsaro (2002), que redefinem o conceito tradicional de socialização e destacam a importância de metodologias que consideram a criança como sujeito ativo no processo, utilizando a etnografia e a observação participante como instrumentos necessários para garantir sua participação na pesquisa. Participaram da pesquisa, de forma voluntária e consentida, onze meninas, treze meninos e a professora de educação física. A intervenção pedagógica envolveu a pesquisa, o planejamento e a implementação de atividades visando melhorar as relações entre as crianças, abordando problemas relacionados às questões de gênero, como preconceito, machismo, discriminação, e conflitos em atividades em grupo e brincadeiras. A pesquisa na escola influenciou outras ações, sensibilizando a comunidade escolar para a temática, e constataram-se melhorias nas relações e interações das crianças em brincadeiras e atividades em grupo. Para compreender as questões de gênero a partir do ponto de vista das crianças com idades entre cinco e seis anos, este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – CEP/UEL. As teorias de gênero apontaram a necessidade de considerar a relação entre sistema educativo e gênero para desenvolver e adotar práticas pedagógicas não sexistas.
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    Os desafios da escola pública no norte do Paraná na integração dos estudantes haitianos
    (2024-07-26) Leão, Vânia Cristina de Carvalho; Araújo, Angélica Lyra de; Lima, Ângela Maria de Sousa; Borgh, Eduardo Baroni
    O fenômeno migratório tem se intensificado no Brasil, destino para onde diversos povos têm buscado estabelecer uma nova vida, destacando-se, dentre eles, a população de haitianos. Dado esse cenário e considerando se tratar de questão inserta no campo de proteção dos direitos humanos, torna-se premente o estabelecimento de condições adequadas para acolhimento dessa população, proporcionando meios para uma vida digna, que amenize a situação de vulnerabilidade decorrente impacto causado pelo afastamento de seu país de origem e inserção em uma nova cultura, sendo certo que os jovens em idade escolar estão entre os mais afetados. A partir da experiência no convívio com estudantes haitianos, atuando como professora da rede pública, emergiu a pretensão de refletir e entender o papel da escola na superação das dificuldades pelos jovens estudantes haitianos, o que se tornou possível com o desenvolvimento da presente pesquisa, que tem por escopo identificar os desafios da escola na acolhida do jovem estudante imigrante, descrevendo como a escola, atualmente, pode contribuir para que essa realidade aconteça e quais as políticas públicas aptas para essa finalidade. Para tanto, parte-se da hipótese de que a escola, no presente momento, não apresenta condições favoráveis para acolher o estudante haitiano. Porém, com a implantação de políticas públicas, fundamentadas na vivência dos próprios estudantes imigrantes, a escola pode passar a ser um espaço de acolhimento. Para alcançar esse desiderato, buscou-se, por meio de uma pesquisa qualitativa, envolvendo os métodos bibliográfico e documental, colecionar os entendimentos sedimentados e os dados correlacionados ao tema. Em um segundo passo, realizou-se, também na perspectiva qualitativa, um estudo de caso em uma escola pública, localizada no distrito de Pirapó, município de Apucarana, estado do Paraná, contemplando entrevistas semiestruturadas. Também foram contatadas organizações civis que atuam na acolhida e proteção dos imigrantes e refugiados, no município de Apucarana. Com as informações levantadas, produzir-se-á um material pedagógico, com vistas a contribuir com professores, estudantes e equipe pedagógica, na construção de um ambiente que acolha, integre e valorize a identidade do estudante imigrante haitiano.
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    A evasão escolar e casos de infrequências estudantil no município de Rosário do Ivaí
    (2024-04-28) Silva, Fábio Pereira da; Araújo, Angélica Lyra de; Diaz, Sandra Maria Mattar; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
    Este estudo tem como objetivo compreender as causas da evasão escolar e casos de infrequência estudantil no Município de Rosário do Ivaí. A evasão escolar tem sido identificada como um problema persistente nas instituições educacionais, de modo geral, porém, os índices de evasão do município de Rosário do Ivaí, não são tão altos comparados a níveis nacionais. Mas ainda assim, é relevante se aprofundar nas causas desses poucos casos de evasão. O objetivo da pesquisa é enfrentar os obstáculos internos das escolas, propondo estratégias para mudar a cultura da comunidade escolar e diminuir os índices de evasão, especialmente no Ensino Médio, e suas consequências. A evasão escolar é um desafio que afeta as instituições educacionais, e para abordar esse problema, foram entrevistados estudantes que abandonaram os estudos ou apresentaram baixa frequência nos anos de 2017 a 2022, em duas escolas do município. No propósito de levantar informações sobre as causas da evasão escolar e suas consequências, este trabalho foi dividido em quatro etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica, observação participante, aplicação de questionários estruturados e semiestruturados, e pesquisa documental. Os resultados indicam que, na escola do campo, a constituição familiar precoce, acompanhada da gravidez na adolescência, é o fator predominante que leva à evasão escolar. Na escola do centro da cidade, a principal causa, segundo os entrevistados, foi a necessidade de buscar trabalho para auxiliar na renda familiar. Como projeto de intervenção, etapa posterior a este trabalho, pretende-se apresentar os resultados aos professores e desenvolver na escola uma rede de amparo aos estudantes em situação de infrequência ou evasão escolar.
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    Ensino médio noturno em uma cidade paranaense : estudo sociológico e elaboração de material didático
    (2023-03-04) Furlanetto, Enzo Soares; Lanza, Fábio; Souza, Nilda Rodrigues de; Rezende, Maria José de
    A pesquisa a seguir versa sobre o ensino médio noturno, principalmente sobre os estudantes trabalhadores e o ensino de sociologia, a partir da experiência de três escolas estaduais de um município no norte do estado do Paraná, com foco nos sujeitos que estudam e trabalham. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos que buscam desvendar a realidade dos estudantes do ensino médio noturno e identificar as principais demandas dos estudantes frente ao ensino de sociologia. Em geral, a realidade escolar e social investigada está vinculada aos/as estudantes brasileiros/as das mais variadas faixas etárias, que possuem condições de trabalhadores (as) e estão vinculados à educação pública no período noturno. As questões que orientaram essa pesquisa e que colaboraram para a produção do material pedagógico são: como é o acesso e as condições de estudos dos estudantes do período noturno no que tange o ensino de sociologia e a sociologia do trabalho? Quais as lacunas de conteúdos e metodologias no ensino de sociologia para esse grupo social? A metodologia de pesquisa partiu da investigação bibliográfica e buscou analisar documentos, tais como o Projeto Político Pedagógico das escolas e as instruções normativas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e do Ministério da Educação, relativas ao ensino noturno no ensino médio. Por se tratar de uma pesquisa que opera com os conceitos formulados a partir do materialismo histórico-dialético, foi realizada análise histórica do ensino médio noturno, um estudo das leis que regulamentam o funcionamento das escolas e o trabalho no capitalismo contemporâneo brasileiro. O trabalho, enquanto conceito sociológico, é a categoria chave para interpretar e descrever como é a relação dos estudantes-trabalhadores com o ensino de sociologia e com a realidade da escola. Como resultado deste trabalho foram coletados dados que evidenciam como fechamento de turmas noturnas de ensino médio incentivou a prática da finalização dos estudos pré-universitários por intermédio de “facilitações”, como são os cursos à distância, tornando-se, assim, um “negócio de certificação”, o que diferente do princípio da escolarização. Um dos resultados da pesquisa foi um material didático intitulado “Detetive Sociológico”. O jogo acontece em meio a crimes que devem ser desvendados pelos jogadores e por se tratar de um Role-Playing Game, onde a história é construída ao decorrer do jogo, os estudantes vão se tornando verdadeiros detetives que desmistificam os crimes por meio de conteúdos sociológicos. Trata-se de um jogo com conteúdo de sociologia do trabalho com potencial para contribuir com os materiais pedagógicos que podem ser utilizados em sala de aula, como suporte para as disciplinas de Sociologia e outros componentes curriculares relacionados.
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    Aprendendo a desaprender: educação antirracistas por meio de bonecas
    (2024-03-01) Laureano, Marilyn Beloni; Campos, Margarida de Cássia; Molina, Ana Heloísa; Lima, Ângela Maria de Sousa
    O objetivo da referente pesquisa é produzir um material didático, tendo como público alvo professores da educação básica que pretendem abordar os conteúdos relativo a Educação das Relações Étnico-Raciais de forma crítica, decolonial e criativa. Para alcançar este objetivo foi organizado uma prática pedagógica utilizando-se de bonecas para contextualizar os temas abordados em uma aula de história do ensino médio. Dentro desta abordagem pretendeu-se valorizar o respeito à diversidade étnica, racial e religiosa dos povos indígenas, negros brasileiros e africanos, propondo um material com abordagens que valorizem o diálogo, reconhecimento, valorização e o respeito das populações que foram subjugadas pelo empreendimento colonial. O material permitirá aos professores a realização de oficinas com estudantes, por meio de um viés decolonial e antirracista. Para desenvolver as oficinas foram utilizadas duas bonecas com diversas trocas de roupas, totalizando 5 aulas por oficina, com turmas do primeiro ano do ensino médio na disciplina de história de um colégio público na periferia de Londrina. Os resultados obtidos com os estudantes promoveram mudança de consciência e atitudes no ambiente escolar demonstrando que a educação antirracista é fundamental para a formação crítica de estudantes.
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    A política da SEED PR de implantação das escolas cívico- militares: estudos sobre escolas da região norte do paraná
    (2023-03-01) Florentino, Bruno Augusto Marques; Lanza, Fábio; Rezende, Maria José de; Neves Junior, José Wilson Assis
    O presente trabalho tem por objetivo investigar a implantação das escolas cívico-militares no âmbito paranaense. A pesquisa abordará o papel das instituições escolares e das políticas educacionais que se estruturaram na rede estadual e como ocorreu o processo de implantação dessa modalidade de gestão cívico-militar escolar no Paraná. Partiremos das perspectivas sociológicas sobre o papel da escola, da educação e do processo ideológico que permeiam o cenário atual na rede estadual de ensino para a construção do objeto. A pesquisa centrou no processo de implantação dessas políticas em escolas da região norte do Paraná. Buscamos entender como foram os processos de adesão ao programa nacional dessas escolas cívico-militares pelo governo estadual, como é o programa estadual de implantação do modelo cívico-militar nas escolas do Paraná, quais as propostas de modificação da gestão das escolas, quais as justificativas para a inserção de militares na direção das escolas. A hipótese norteadora da investigação a partir das justificativas para adesão ao modelo cívico-militar por essas comunidades escolares estava pautada na busca por melhorias no desempenho escolar dos alunos dessa instituição, como uma estratégia de superação da indisciplina juvenil. Ainda, havia a expectativa de que os militares poderiam resolver os problemas de vulnerabilidades sociais que permeiam as juventudes que necessitam dessas escolas. Por último, a partir da pesquisa documental, foi verificado que o processo de consulta pública foi aligeirado, sem debate prévio entre os sujeitos da comunidade escolar, com a ocorrência de inúmeras estratégias de propagandas para que as famílias aderissem ao novo modelo por meio da consulta pública indicada na lei estadual nº 20.338, de 6 de outubro de 2020. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada a reconstrução do processo de implantação das escolas, a partir de fontes tais como, o levantamento das legislações estaduais, nacionais, a consulta dos documentos oficiais das mantenedoras e da própria instituição em tela, bem como pela coleta de dados a partir da observação e registro no caderno de campo do pesquisador.
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    Policiais nas escolas : uma avaliação do impacto e dos efeitos de um programa de policiamento escolar em Londrina/Pr
    (2023-11-16) Rossato, Rafael Gonçalves Roberto; Lopes, Cleber da Silva; Silva, Ileize Luciana Fiorelli; Caruso, Haydée Glória Cruz; Lima, Ângela Maria de Sousa
    A violência escolar é um problema que integra a agenda política internacional desde a década de 90. Nos últimos anos, o fenômeno tem se destacado no debate público brasileiro devido ao aumento de ocorrências de ataques às escolas. Como estratégia para enfrentar essa problemática, políticas públicas fundamentadas no aumento da presença policial nas instituições de ensino têm sido as mais amplamente implementadas pelas três esferas do governo. Entretanto, pouco se tem produzido sobre o impacto e possíveis efeitos dessas políticas nessas instituições. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto e investigar possíveis efeitos de um programa de policiamento escolar em algumas escolas do município de Londrina/PR, denominado programa "Escola Segura". Para isso, utilizou-se um desenho de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto do programa nos conflitos escolares, considerando as ocorrências registradas em documentos mantidos pela Coordenação Pedagógica das escolas objeto de estudo. O impacto foi avaliado por meio do método de diferenças em diferenças nas variáveis de ocorrências por taxa de cem alunos e nos tipos de ocorrências. Dois efeitos identificados na literatura também foram investigados por análise descritiva: a transferência de autoridade do corpo pedagógico para os policiais e a judicialização dos conflitos escolares. Os resultados indicam que o Programa Escola Segura teve impacto na redução da taxa de ocorrências gerais, especialmente nas ocorrências de agressão física e verbal. Os efeitos evidenciam uma dinâmica de autoridade entre os policiais e a Coordenação Pedagógica no encaminhamento de ocorrências para a Patrulha Escolar e um processo de judicialização dos conflitos. Ressalta-se que esta pesquisa é um estudo de caso e, portanto, não permite generalizações. Contudo, contribui para a discussão acerca da implementação de políticas de policiamento escolar respaldadas em evidências.
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    Acesso e permanência do estudante na escola : uma perspectiva cultural ao trato pedagógico referente à diferença
    (2023-10-17) Correa, Ana Paula de Melo; Platt, Adreana Dulcina; Duarte, Degelane Córdova; Rezende, Maria José
    O objetivo geral do trabalho foi discutir a construção dos dados sobre abandono e evasão escolar e as estratégias para seu enfrentamento empreendidas pelo colégio estadual João Turin, localizado no Município de São Sebastião da Amoreira, no estado do Paraná. Da análise, pretendeu-se sugerir a reflexão sobre as estratégias de enfrentamento à evasão escolar a partir de uma discussão mais ampla sobre permanência. No estudo foi aplicado um delineamento do tipo levantamento, com abordagem metodológica qualitativa, predominantemente descritiva, adotando os métodos da pesquisa bibliográfica e da análise de fontes.Foram realizadas: análise documentaldo Programa de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão, criado em 2018, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) e do Programa Político Pedagógico (PPP) do Colégio; e análise dos dados sobre abandono e evasão do Colégio João Turin, produzidos pelo Sistema Educacional da Rede de Proteção – SERP, no período de entre 2020 e 2023. A discussão proposta foi realizada em diálogo com o referencial teórico da pedagogia histórico-crítica na perspectiva de Dermeval Saviani e com as reflexões sobre Processo Civilizador do sociólogo Norbert Elias. Em relação às estratégias empreendidas para o enfrentamento ao abandono e à evasão, o trabalho mostrou que as ações delegadas às escolas, pelo Programa, dizem respeito aos mecanismos de controle das frequências e das infrequências e das consequências dos resultados, que recaem sobre as famílias. Há uma continuidade nos modos de se produzir dados sobre abandono e evasão (e nas ações propostas para a solução do problema) que reforça a cobrança dos sujeitos, famílias e unidade escolar pela “presença” dos estudantes na escola, e retiram de cena o Estado e, portanto, a SEED-PR como o responsável pelas políticas educacionais e, com efeito, como o principal agente no enfrentamento ao problema da evasão escolar.A permanência, nessa lógica, torna-se consequência dos mecanismos de vigilância e controle da evasão e do abandono, e não como condições que evitariam o abandono e a evasão.
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    As proposições prescritivas governamentais para o trabalho em sala de aula sobre sexualidade, homossexualidade e orientação sexual: uma análise do período entre 2000 e 2018
    (2023-03-15) Ricoldi, Angélica; Rezende, Maria José de; Lima, Cezar Bueno; Lanza, Fabio
    A partir da compreensão da escola como lugar de inclusão, que facilite igualdade de oportunidades e enfrente toda forma de preconceito, discriminação e intolerância, este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar proposições prescritivas governamentais, entre os anos de 2000 e 2018, sobre modo de trabalhar com a sexualidade, homossexualidade e orientação sexual em sala de aula. Examino os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o PNE (Plano Nacional da Educação), as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica), o Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, organizadas de acordo com áreas temáticas, a saber, étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual (INEP/MEC), de 2010. O documento Alfabetização e Diversidade: Cadernos SECAD 4: Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos, de 2007. E o Caderno de Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais de 2013, para entender quais ações e procedimentos os diversos governos recomendavam para a atuação dos docentes, em sala de aula, para tratar a sexualidade, a homossexualidade e a orientação sexual na escola. Além da análise documental para entender as suas proposições prescritivas, pretende-se ainda propor uma ação pedagógica que faça emergir atitudes que levem a diminuição dos preconceitos na vida escolar, em destaque para a homossexualidade. E por final, sugerir o sociodrama como instrumento de intervenção pedagógica, orientado por Guerreiro Ramos, Raul Rojas Soriano e Jacob Levy Moreno. Visa-se, através de uma proposta de atividade docente, incentivar jovens através da dramatização a expor suas experiências, sofrimentos e angústias, valorizando a empatia, na tentativa de uma melhor convivência e promoção dos Direitos Humanos
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    As juventudes do ensino médio no contexto da pandemia da COVID-19 : estudo de caso de um colégio público de Londrina/PR
    (2023-02-02) Yamamoto, Fabiana Miyuki; Araújo, Angélica Lyra de; Diaz, Sandra Maria Mattar; Lanza, Fábio
    Este estudo foi desenvolvido no contexto específico de uma escola pública considerada de grande porte, localizada na periferia de Londrina/PR. O objetivo foi compreender como a crise sanitária da covid-19 (2020-2021) afetou os duzentos e sessenta e sete jovens estudantes matriculados no Ensino Médio da instituição Colégio Estadual Vista Bela. O ponto de partida foram as relações sociais para se chegar à explicação de que forma o cotidiano institucional se articula ao amplo processo social. Considerando o contexto de pandemia, a reflexão girou em torno das formas que a crise sanitária afetou a vida desses jovens estudantes matriculados no colégio. À luz das referências teóricas consultadas, de autores considerados estado da arte em suas pesquisas sobre juventudes, como Marialice Foracchi (1965), Juarez Dayrell (2007), Alexandre Barbosa Pereira (2010) e ainda autores regionais da área de Assistência Social, como Jolinda Alves (2002), Andréa Beidack (2011), entre outros, se colocou em discussão as investigações que foram levantadas: o conceito de juventudes, as vulnerabilidades, o processo de exclusão que vivenciam e as experiências escolares e territoriais. Por meio da Etnografia Institucional, análise de dados documental e depoimentos dos próprios estudantes, a pesquisa percebeu que tipos de escola desejam, compreendendo como é formada essa juventude e identificou como ocorreu o processo de socialização durante a pandemia da covid-19. Os resultados mostraram as características desses jovens estudantes e indicaram que, por um lado, caíram na inexistência social durante o período retratado e por outro, não deixaram de se socializar, mesmo em tempos de isolamento social.
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    A educação em tempo integral durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021) : um estudo de caso
    (2023-04-03) Pires, Angela do Carmo Alvin; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima; Campos, Margarida Cássia; Eras, Ligia Wilhelms; Araújo, Angelica Lyra de
    Esta pesquisa trata da Educação em Tempo Integral no Ensino Médio a partir do estudo realizado junto a estudantes do Ensino Remoto durante a pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2021. Analisamos os processos de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia causada pela Covid-19, quando foi implementado o atendimento educacional emergencial de forma remota através de plataformas educacionais on-line. Plataformas que já existiam, mas que, devido a necessidade imediata, foram acionadas para atender o fluxo de atividades disponibilizadas aos/às estudantes da rede pública do estado do Paraná. A um só tempo as escolas estavam vivenciando a implantação da Reforma do Ensino Médio, a partir da lei 13451/2017 e da BNCC de 2018 e do Ensino Remoto. Algumas escolas, vivenciavam, ainda, a implementação do Tempo Integral, como é o caso que investigamos no Colégio Estadual Jayme Canet, em Bela Vista do Paraíso-PR. Diante desse contexto, as questões que buscaremos responder são: Como os estudantes do Colégio Estadual Jayme Canet avaliam, percebem e sentem os desafios desse contexto muito especial para a sociedade e para a educação? Como a parcela da escola percebe e age diante das mudanças nos tempos e espaços no Ensino Médio, alterados pela Reforma (Novo Ensino Médio), pela permanência em tempo integral e pelo ensino remoto criado como alternativa durante a crise sanitária? A investigação foi realizada desde a noção de relação dos estudantes com a escola e com os saberes de Charlot e do conceito de percepção de Lahire. Os estudantes que acompanhamos tinham entre 17 e 19 anos de idade e frequentavam a terceira série do Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, tendo por base a construção de questionário disponibilizado aos estudantes através de plataformas educacionais. Dos 43 estudantes matriculados nas duas turmas que tiveram acesso às questões, 37 responderam e constituíram a nossa base de dados sobre os jovens estudantes em novembro de 2021. Foram utilizados instrumentos de coleta e análise de dados obtidos através de aplicação de formulários on-line, denominadas de Google Forms. Como resultados podemos sintetizar: a) os estudantes já tinham alguma facilidade com os aplicativos e ferramentas implantados na pandemia; poucos demoraram para se adaptar por falta de equipamentos e de conhecimentos sobre as ferramentas; b) a maioria tinha acesso à internet em casa, diferenciando-se dos dados do Brasil em geral e do estado em particular; c) indicaram sentir muita ansiedade e maior dificuldade com a área de exatas se comparadas com a área de humanas; d) ocorreu maior controle do trabalho docente e discente e a plataformização do ensino se intensificou na pandemia e seguiu se aperfeiçoando mesmo depois do retorno presencial.
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    Diálogos para uma educação antirracista com as juventudes do ensino médio : propostas didáticas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranavaí – PR em 2022
    (2023-04-19) Paiva, José Juliano Fumagalli; Campos, Margarida de Cássia; Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
    A presente pesquisa teve como objetivo elaborar e executar uma Intervenção Pedagógica pautada em uma Educação antirracista no Ensino de Sociologia para as juventudes do Ensino Médio de uma instituição de ensino da educação básica do Paraná. Foi elaborada uma sequência didática com o intuito de trabalhar o tema “educação antirracista”. As aulas foram desenvolvidas no primeiro e segundo semestre de 2022. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação. Para o embasamento teórico foram considerados os estudos de Nascimento (1978), Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciaise Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), Munanga (2005), Munanga e Gomes (2006), Diwan (2007), Santos (2009), Quijano (2009), Gomes (2011), Galdino (2017), Sanches (2017), Campos (2017), Gomes (2017), Walsh (2019), IBGE (2019), Ribeiro (2019), Almeida (2020), Borges (2020) e outros. Os dados obtidos ao longo do processo foram descritivos, sendo obtidos de diversas maneiras, como por meio de notas de campo, rodas de conversas, fotografias, vídeos, descrição de relatos, dentre outros. Os resultados da aplicação da intervenção pedagógica possibilitaram uma reflexão sobre a prática docente do professor/pesquisador no Ensino de Sociologia e acredita-se que possam contribuir com outros professores da educação básica, sobretudo da área de Ciências Humanas, fornecendo sugestões de atividades, recursos e estratégias didáticas concretas a serem realizadas no chão da escola no que se refere a abordagem do tema.
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    A ressignificação do componente curricular “projeto de vida” em uma perspectiva sociológica para o novo ensino médio
    (2023-02-17) Ghizone, Simone Ricken; Schevisbiski, Renata Schlumberger; Andrade, Viviane Toraci Alonso de; Araújo, Angélica Lyra de; Bueno, Zuleika de Paula; Jesus, Adriana Regina de
    Este trabalho apresenta e analisa uma proposta para o ensino de Sociologia no Novo Ensino Médio em cinco escolas do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã- PR, entre os anos de 2021 e 2022. O objetivo da pesquisa é identificar, desenvolver e aferir um processo formativo e sensibilizador para permanência e consolidação do ensino de Sociologia no currículo do Novo Ensino Médio através da inserção de conhecimentos sociológicos no novo componente curricular Projeto de Vida, visto que esse não possui um repertório científico. Partiu-se da hipótese do componente curricular Projeto de Vida ser ressignificado em uma perspectiva sociológica no Novo Ensino Médio com referências teóricas da Sociologia, pois os conteúdos permitem a construção de uma abordagem sociológica. Tal abordagem, no entanto, é sociológica, propositiva e consiste em responder alguns questionamentos: Como os professores atuarão com a diminuição significativa da disciplina de Sociologia no campo escolar, após a Lei Federal n.º 13.415/2017? Como ressignificar o componente curricular Projeto de Vida em uma perspectiva sociológica no Novo Ensino Médio? Para responder essas perguntas foi realizada uma pesquisa exploratória dos documentos oficiais do Novo Ensino Médio e uma revisão da literatura das concepções e conceitos dos teóricos da Sociologia. Além disso, a pesquisa apresenta a intervenção pedagógica no espaço escolar, através de um seminário formativo com cinco palestras com o tema: “Educação, protagonismo juvenil e projeto de vida em uma perspectiva sociológica” e de um grupo focal com o tema: “Políticas Públicas para a juventude, Novo Ensino Médio e projeto de vida” para levantamentos de dados quantitativos e qualitativos acerca das percepções dos participantes da pesquisa. Em seguida, com os resultados obtidos, desenvolveu-se uma proposta metodológica para os planos de aulas do componente curricular Projeto de Vida, intitulada como “Metodologia em uma perspectiva sociológica”, após a elaboração de uma sequência didática com o tema “Planejando meu projeto de vida, o mundo do trabalho e a escolha profissional” e implementada em sala de aula. As concepções teóricas destacadas na proposta metodológica sociológica são: Basil Bernstein (1996) com o conceito do campo recontextualizador pedagógico (sala de aula) diante do currículo; Charles Wright Mills (1969) com o conceito de imaginação sociológica e François Dubet (1994) com o conceito de experiência social, entre outros. Nas discussões encontradas nos relatos dos estudantes após o desenvolvimento da sequência didática, apresenta-se a importância da construção de uma consciência sociológica como embasamento científico para os jovens no Novo Ensino Médio nas aulas do componente curricular Projeto de Vida, já que muitos sentem-se despreparados para fazer escolhas e tomar decisões em relação ao seu futuro. Em virtude das considerações acima, o resultado da pesquisa problematiza as perdas do espaço no currículo da disciplina de Sociologia no Novo Ensino Médio e a importância de repensar a disciplina neste novo espaço do currículo numa visão de ressignificação e perspectiva sociológica nas aulas do componente curricular Projeto de Vida.
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    Educação dos imigrantes haitianos : experiência no colégio Antonio Racanello Sampaio no município de Arapongas-PR
    (2023-03-21) Biacio, Michelle Munhoz dos Santos; Silva, Maria Nilza da; Panta, Mariana; Pellegrini, Rosivaldo
    O objetivo deste trabalho é a identificação e compreensão das adversidades diárias dos alunos imigrantes, a fim de contribuir que professores repensem sobre suas metodologias e, que possam auxiliar os alunos estrangeiros na inserção plena da educação, socialização, respeito e no resgate das práticas culturais de origem. E assim, colaborar no processo de inclusão destes de forma integral, externada no binômio educação/sociedade. O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pelos alunos imigrantes haitianos na instituição escolar do município de Arapongas-PR. E sobre os obstáculos enfrentados como: racismo, xenofobia, dificuldades com a língua e adaptação. Foi utilizado para esta pesquisa as metodologias qualitativa e quantitativa. Para a fundamentação teórica foi explorado bibliografias sobre o Haiti, imigração haitiana no Brasil, documentação necessária para os imigrantes e sistema educacional neste país. Também são abordados conceitos de preconceito, discriminação e racismo, a fim de compreender os problemas enfrentados tanto na escola como na sociedade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis alunos imigrantes haitianos do Colégio Estadual Antonio Racanello Sampaio, de Arapongas-PR. Constatou-se que o contexto de crise e problemas no Haiti facilitou o ingresso dos imigrantes no Brasil. Além disto, que os alunos estrangeiros visualizam a educação brasileira como boa e acolhedora, com algumas dificuldades. No entanto não conseguem perceber formas de preconceito e racismo ou optaram por omitir estas informações durante a entrevista.
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    Relação dos professores de sociologia com a utilização das tecnologias digitais para o ensino : desenvolvimento de um material didático
    Valério, Alexandre Schwarzenegger dos Santos; Baltar, Ronaldo [Orientador]; Carreri, Márcio Luiz; Baltar, Cláudia Siqueira
    Resumo: Na profissão de professor, percebo uma constante necessidade em se desenvolver mecanismos que busquem manter a escola relevante e interessante para os alunos O uso das tecnologias digitais é hoje um dos maiores divisores entre gerações, alunos e professores utilizam smartphones de maneira diferentes, dão importancias diferentes, e a escola perde um pouco do sentido para esse aluno, pois não é mais o local onde está todo o conhecimento, o conhecimento está na internet, e é papel da escola utilizar essa internet para proporcionar o ensino aos alunos Essa pesquisa visa analisar as atuais discussões acerca de tentativas de aplicação de novas tecnologias no ensino e tenta adaptar essas experiências para a produção de uma material pedagógico para a disciplina de Sociologia Ao se discutir pensadores e Sociologos que analisam esse momento de transformação tecnológica/digital que estamos passando, podemos criar expectativas, traçar planos para o futuro e também criar maneiras de não deixar a escola ficar no passado A pesquisa mostra que alguns materiais e políticas no Brasil estão na direção certa, mas falta um esforço maior para que a internet, o uso dos smartphones e das redees sociais no ensino seja algo mais naturalizado dentro de uma sala de aula e também fora dela O desenvolvimento do material didático de dá na forma de uma apostila, e sua aplicação utiliza dois planos de aula que também estão presentes no material Analisando a implementação do material didático elaborado em salas de aula nos proporciona uma visão ampla de direta de problemas que professores e escolas enfrentam ao utilizar tecnologias que em outros ambientes já é corriqueira, mas também traça caminhos de esperança quanto a efetividade de tais metodologias
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    Saberes da sociologia e das artes visuais : conexões dialógicas numa intervenção pedagógica
    Alves, Ellen Pyles Pereira; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Oliveira, Ronaldo Alexandre de; Araújo, Angélica Lyra de; Rezende, Maria José de; Aulicino, Marcos Rodrigues
    Resumo: Neste trabalho procuramos discutir como os diálogos e as conexões de saberes e práticas pedagógicas entre duas áreas do conhecimento, neste caso a Sociologia e as Artes Visuais, podem colaborar com a formação crítica dos estudantes do Ensino Médio Para isto, esta pesquisa, configurada como intervenção pedagógica com estudantes de 1ª série do Ensino Médio e do Curso Técnico Profissional de Formação Docente, de uma escola da rede estadual pública do município de Arapongas, Paraná, buscou registrar os produtos da parceria entre estes dois campos do conhecimento Objetivou-se evidenciar uma possibilidade didático-metodológica no ensino de Sociologia, em torno das reflexões acerca dos eixos “diversidades e desigualdades”, tendo por base o conteúdo “trabalho”, mobilizado através da releitura crítica de obras de artistas brasileiros clássicos (Tarsila do Amaral e Cândido Portinari) e contemporâneos (Rosana Paulino) Para tanto, na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, discutiu as contribuições do ensino das duas disciplinas, testadas em um conjunto de aulas de Sociologia e os resultados dessa mediação pedagógica interdisciplinar, demonstrando na prática docente concreta, como os diálogos entre tais saberes podem mobilizar ainda mais o aprendizado sociológico dos estudantes e ampliar seus repertórios socioculturais Utilizando relatos das aulas de Sociologia, impressões dos estudantes do Ensino Médio, revisão bibliográfica, análise documental, observações e pesquisa participante, esta intervenção pedagógica objetivou contribuir com a demarcação do papel central dessas disciplinas no currículo da Educação Básica, especialmente neste momento histórico de significativos retrocessos para ambas, vivenciados após a publicação da Lei nº 13415/217 no Brasil Teorizando a própria prática docente e analisando-a cientificamente por meio dos aportes ofertados pelo PROFSOCIO, tentamos destacar que além da reflexão crítica para a construção da autonomia e da auto percepção como sujeito coletivo, estas disciplinas possibilitam que os estudantes compreendam, problematizem e conduzam seus papéis ativos e criativos nesta sociedade capitalista desigual Assim, entendemos que cabe à escola mediar os conteúdos necessários para humanizar e incentivar a expressão das subjetividades no jovem estudante, levando-o à desnaturalização, ao estranhamento dos fenômenos sociais e, por consequência, à construção mais significativa dos conhecimentos
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    Intervenção pedagógica nas aulas de sociologia acerca da mulher negra e do racismo no Brasil
    Zaganini, Geralda de Paula; Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Campos, Margarida de Cássia
    Resumo: O presente trabalho aborda a construção e aplicação de uma sequência didática na perspectiva histórico-crítica da Sociologia, destacando assim o paralelo existente entre teoria e realidade social e a ferramenta didática como um meio que associa o universo conceitual acadêmico ao contexto social do educando e do educador Apresentamos uma sequência didática desenvolvida com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na cidade de Londrina-Paraná com a colaboração da professora pesquisadora mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Rede de Sociologia, visando promover uma aprendizagem significativa sobre o conteúdo abordado, explorando as habilidades de leitura e interpretação que já possuem os estudantes e contribuindo também, com estratégias para a superação das dificuldades nessa área, identificadas através da avaliação diagnóstica externa: Prova Paraná Os conteúdos da sequência didática ocorreram de maneira interdisciplinar com as disciplinas de Sociologia, Arte e Língua Portuguesa, através das obras de “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre e a “A Integração do Negro na Sociedade de Classes”, de Florestan Fernandes Na perspectiva da Arte recorremos às composições “A Negra”, de Tarsila do Amaral e “Bastidores, de Rosana Paulino Observamos todo o processo de elaboração das atividades e percebemos o quanto essas experiências possibilitaram aos estudantes a ocupar seu lugar enquanto produtores de conhecimento, sujeitos de sua formação e do processo ensino e aprendizagem, apropriando-se da escola como espaço para desenvolver autonomia e a cidadania
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    Segurança pública e direitos humanos : problemas práticos para o ensino de sociologia no ensino médio
    Lopes, Jesuel Sergio; Rezende, Maria José de [Orientador]; Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Araújo, Angélica Lyra de
    Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre educação e segurança pública no panorama dos Direitos Humanos e das possibilidades de trabalhar o tema na disciplina de Sociologia no ensino médio Com o olhar voltado para a educação como um direito fundamental, a perspectiva abraçada é a da educação como espaço de disputa política, de difusão de discursos e produção de subjetividades, de modo que, na relação com as condições sociais, pode colocar-se no processo de manutenção de uma dada realidade ou de sua transformação Contudo, não se pode perder de vista que o seu objetivo principal é a transmissão do conhecimento historicamente acumulado, a produção de novos saberes e a busca pela emancipação humana Para a discussão, foram priorizadas as ideias, embates, ações e as práticas educativas vindas a público através de documentos diversos da área educacional Estes postos a serviço no limiar do século XXI no Brasil e da articulação de um debate nacional, regional e local sobre a segurança pública como um Direito Humano Os documentos analisados apontaram para uma educação em Direitos Humanos, bem como indicações para a discussão do tema da segurança pública para a Sociologia no ensino médio Entretanto, observou-se que nos livros didáticos desta disciplina selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 218 há uma preocupação diminuta em abordar tais questões Entre os cinco livros analisados, em apenas três a discussão da segurança pública foi realizada em um capítulo específico Notou-se que alguns conceitos e teorias fundamentais não foram mencionados ou sequer apresentados Em prol de contribuir para diminuição deste déficit, foram produzidos textos que versam sobre o tema e que se apresentam como sugestões para os (as) professores (as) de Sociologia do ensino médio
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    Análise das práticas metodológicas nas aulas de sociologia relacionadas aos conteúdos sobre a democracia representativa, desigualdades e direitos sociais
    Bruno, Daniela Paderes; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]; Eras, Lígia Wilhelms; Souza, Márcia Rejania Lemos de
    Resumo: O trabalho consiste em uma análise de estratégias metodológicas fundamentadas em pensadores como Savianni, Freire, Dubet, Charlot e Bauman e das experiências de estudantes que vivenciaram práticas como sujeitos de direitos, de conhecimento e de ações concretas relacionadas a instituições políticas Pretende, por meio das aulas de Sociologia e das produções dos estudantes, analisar como a metodologia da docente e os conteúdos da disciplina de Sociologia contribuem para que os estudantes do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, em Curiúva - PR, se mobilizem para compreender como funciona a organização e os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil Além disso, pretende, ainda, compreender a sua relação com os conceitos de cidadania, direitos e desigualdade social na intersecção com os conteúdos estabelecidos como estruturantes e básicos pelas Diretrizes Básicas Curriculares do Estado do Paraná (28) Apresenta o histórico do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, dos estudantes e do contexto social no qual encontravam-se inseridos São situadas as práticas metodológicas aplicadas, as referências que fundamentaram tais práticas e os fatores que motivaram pensar os conteúdos trabalhados Compreende os estudantes como sujeitos do conhecimento e das práticas pedagógicas realizadas Elabora um mapeamento das turmas e dos conteúdos, assim como dos fatores relevantes para a definição deste último Descreve as práticas pedagógicas realizadas em parceria com os Projetos Câmara Mirim, Geração Atitude, Parlamento Jovem, com as disciplinas de Química e Biologia e os recursos didáticos utilizados Por meio dos trabalhos, dos relatos e de uma pesquisa quantitativa feitos com os estudantes, analisa se as práticas metodológicas desenvolvidas contribuem para que os estudantes se mobilizem para compreender os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil A pesquisa demonstra o envolvimento dos estudantes nas atividades realizadas e, nos gráficos, tem-se a análise do aprendizado dos conteúdos antes e depois da disciplina de Sociologia