Avaliação psicoeducacional e orientação profissional em um serviço público do norte paranaense
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Ronqui, Daniele Dower
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Resumo
Resumo: As dificuldades e transtornos de aprendizagem necessitam de diagnóstico correto para posterior acompanhamento adequado Logo, se tem buscado a avaliação psicoeducacional para a realização desta demanda Entretanto, muitas vezes dentro do processo de avaliação, os profissionais deparam-se com demandas de orientação profissional, haja vista que a passagem da escola para a universidade pode ser geradora de dúvidas Esta pesquisa objetiva mapear atendimentos entre 211 e 219 de avaliação psicológica, com vistas a compreender o processo de avaliação para elucidar o funcionamento cognitivo e a indicação profissional da população encaminhada para um serviço público; averiguar a especificidade da avaliação, considerando: ano, sessões realizadas, o tempo de realização, as queixas, origem do encaminhamento, sexo, idade, entrevistas, entrevistados, testes e outras técnicas utilizadas, o diagnóstico, indicação profissional e encaminhamento; e por fim, descrever a especificidade das avaliações de orientação profissional e psicoeducacional, com foco nas queixas de dificuldade e transtorno de aprendizagem Trata-se de estudo documental, com foco na análise de fonte, no caso, laudos de avaliação psicológica de uma população atendida entre 211 e 219 em um serviço público Os resultados indicaram que o maior público encaminhado para avaliação são homens, em média adolescentes, encaminhados pela escola com queixas de dificuldade de aprendizagem ou para orientação profissional Os recursos mais utilizados são as entrevistas, o teste Raven e as técnicas complementares (interesses profissionais) Mediante isso, esta pesquisa proporcionará novas pesquisas acadêmicas sobre o assunto, além de auxiliar na reflexão sobre as demandas e diagnósticos corretos em processos avaliativos
Descrição
Palavras-chave
Avaliação psicoeducacional, Aprendizagem, Avaliação, Orientação profissional (Psicologia), Transtornos de aprendizagem, Psychoeducational assessment, Learning - Assessment, Professional guidance (Psychology), Learning disorders