Ética nos negócios jurídicos : a análise da responsabilidade social da empresa por meio da teoria da sociedade de Habermas
Arquivos
Data
Autores
Demiciano, Diego
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A empresa ocupa posição paradoxal hodiernamente porque sua imagem está associada ao progresso, geração de renda e satisfação das necessidas sociais, por meio da oferta de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, também há grande expectativa social não resolvida acerca do papel que ela ocupa na sociedade Até então este conflito é tratado de maneira polarizada, entre partidários do livre comércio e da responsabilização pelo bem-estar social, gerando uma tensão entre progresso econômico e a concretização de direitos sociais Nota-se que, de fato, o modelo de empresa vigente foi crivado em um período de intensa liberdade e hoje exite um défict de ético, sobretudo por não haver consenso sobre ao responder a pergunta: pelo que a empresa responde? A responsabilidade social da empresa surgiu no século passado com o intento de responder aos anseios sociais depositados na atividade produtiva e, estre trabalho busca analisar a coerência de seus argumentos e sua aplicabilidade no cenário delineado A pesquisa utiliza como recurso metodológico a análise de textos que intercalam a reflexão nas áreas dos conhecimentos filosóficos e jurídicos Para responder a estes questionamentos o presente estudo se voltará às obras de Jürgen Habermas A Teoria do Agir Comunicativo e, Direito e Democracia: entre facticidade e validade para, após a contextualização do problema, valendo-se do diagnóstico do autor, encontrar a motivação da crise ética que perpassa a atividade produtiva Para complementar este diagnóstico o estudo se voltará para a obra de Domingo Garcia-Marzá, Ética Empresarial, do economista inglês Edward Freeman, The Stakeholder Theory, e do sociólogo alemão Wolfgang Streeck, As Crises do Capitalismo Democrático Com o resultado, se analisará as novas ferramentas que intentam reformular a empresa, em especial, a Responsabilidade Social Empresária, para então tecer considerações acerca do potencial de reformulação contido nestes novos modos de pensar a atividade produtiva, indicando que eles desembocam em uma ética funcionalista, com baixo potencial de reabilitar a ética na empresa
Descrição
Palavras-chave
Responsabilidade social da empresa, Atos jurídicos, Ética empresarial, Social responsability of bussiness, Juristic acts