Perfil de experiências metacognitivas de estudantes de química em formação inicial em uma universidade moçambicana

Data

2025-08-25

Autores

Nahia, Stélia Mariana Alfredo Capathia

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Resumo

Entendendo que a experiência metacognitiva representa a percepção subjetiva dos processos de aprendizagem que capacitam os sujeitos para acionar ferramentas cognitivas em aprendizagens futuras, esta tese apresenta uma investigação de natureza qualitativa, que teve por objetivo identificar e categorizar os indícios de experiências metacognitivas manifestados por estudantes do curso Licenciatura em Ensino de Química, de uma universidade moçambicana, durante as atividades desenvolvidas na disciplina de Didática de Química IV, de modo a caracterizar o perfil de experiências metacognitivas dos participantes. A questão investigativa foi enunciada da seguinte forma: Como se configura o perfil de experiências metacognitivas de estudantes de Química, de uma Universidade Moçambicana, ao participarem de atividades desenvolvidas na disciplina de Didática de Química IV? Os dados foram provenientes das respostas ao Questionário Metacognitivo QM, respondidos por um grupo de 6 estudantes do curso de Licenciatura em Ensino de Química de uma Universidade Moçambicana. As manifestações das experiências metacognitivas expostas pelos estudantes foram interpretadas segundo os procedimentos indicados na Análise Textual Discursiva, tendo por fundamento teórico a dimensão da experiência metacognitiva no modelo teórico de Corrêa (2021), consideradas neste estudo como categorias a priori – contextos, sujeitos, sentimentos, estimativas, juízo de memória e especificidade de tarefa. Os resultados revelaram indícios de experiências metacognitivas distribuídos nas 6 categorias. Na categoria Contextos destacaram-se as subcategorias: consulta bibliográfica, a consulta na internet, os livros, os manuais, debates e o programa de ensino de química. Quanto à categoria Sujeitos, foram mencionados pelos participantes: o próprio sujeito, os colegas, o grupo de estudo e a docente. Na categoria Sentimentos, os pesquisados manifestaram as seguintes emoções: ansiedade, tristeza, desafio, superação, expectativa, sensação de compreensão, curiosidade, satisfação, segurança, incerteza, vitória, alívio, dificuldade, familiaridade, gostar, felicidade, determinação, saber, confiança, aprender e dúvida. A categoria Estimativas foi caracterizada por estimativas de resolução correta e estimativa do tempo de resolução. Em relação à caracterização da memória utilizada no desenvolvimento das atividades, o grupo evidenciou a memória episódica, do tipo lembrança e sabia. E por fim, na categoria Especificidades da tarefa, foram mencionados aspectos como a abordagem do conteúdo, atividade nova, raciocínio, a complexidade da atividade, acesso às informações, atividade semelhante à outras, tipo de exercício e orientações para realizar a atividade

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Palavras-chave

Experiência metacognitiva, Análise textual discursiva, Estudantes de química, Formação inicial, Moçambique, Aprendizagem, Metacognição, Química - Formação de professores, Ensino superior

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