01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática

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    Mediação docente para a aprendizagem no ensino de zoologia
    Goulart, Leandro Santos; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Lorencini Junior, Álvaro; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da; Dias, Luciana Campos de Oliveira
    Resumo: A princípio, este projeto de pesquisa estava centrado na execução do uso de animais taxidermizados como proposta de ensino para os discentes do ensino médio das escolas estaduais do município de Formosa-GO e dos discentes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFG Câmpus Formosa No entanto, o trabalho enfatizou os graduandos das ciências biológicas nas disciplinas de zoologia Logo o trabalho alinhou-se para a mediação docente na aprendizagem do ensino de zoologia, vinculados nas atividades avaliativas nos moldes propedêuticos e tradicionais ou nas atividades avaliativas não tradicionais como nas metodologias ativas Desta forma, os sujeitos da pesquisa foram os discentes graduandos das ciências biológicas do IFG Câmpus Formosa e matriculados nas disciplinas das Zoologias durante 8 semestres (ou seja, do ano de 214 a 218) Na coordenação das atividades da pesquisa, abordamos superficialmente as bases teóricas de David Ausubel (23) por entender suas contribuições para as aprendizagens Elencamos Vygotsky com a negociação de significados entre os sujeitos para se chegar a um denominador científico Para a sistematização dos dados, utilizamos da taxonomia de Bloom relatadas nas categorias de domínios cognitivos Foram categorizados e mensurados estatisticamente 3 indicadores para estas categorias, sendo eles: Relatórios individuais, Relatos de Experiências e Estudos observacionais Cada categoria foi plotada em grupos diferentes, sendo que os discentes pertencentes ao grupo 1 (GRP1) foram avaliados com atividades avaliativas tradicionais e com a mediação docente Os discentes do grupo 2 (GRP2) foram avaliados com atividades avaliativas tradicionais e sem a mediação docente Os discentes do grupo 3 (GRP3) foram avaliados com atividades avaliativas não tradicionais pautadas nas diferentes metodologias ativas do ensino de zoologia e sem a mediação docente Os discentes do grupo 4 (GRP4) foram avaliados com atividades avaliativas não tradicionais e com a mediação docente Os dados da pesquisa demostram que para os docentes conseguirem melhoras significativas das aprendizagens dos seus discentes nas disciplinas de Zoologia de vertebrados ou Zoologia de invertebrados é necessário mediar a interação entre estes discentes e trabalharem com estes indivíduos em pequenos grupos e com metodologias ativas e sem avaliações tradicionais Desta forma, os alunos conseguem melhores níveis cognitivos de aprendizagens quando comparados com atividades avaliativas tradicionais com ou sem a mediação docente
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    Aulas de ciências no ensino fundamental : considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra proposta inspirada pela teoria ator-rede
    Ozelame, Diego Machado; Oliveira, Moisés Alves de [Orientador]; Rivelini, Angélica Cristina; Castro, Bruna Jamila de; Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco; Bastos, Vinícius Colussi
    Resumo: Por meio do acompanhamento das aulas de Ciências de uma turma do ensino fundamental, sugestionado pela Teoria ator-rede, esta tese parte do objetivo geral de produzir considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra proposta Esta teorização permitiu condições para observar algumas articulações e desarticulações das cenas trazidas; (re) pensar alguns termos ao seu entendimento, situar novas formas de pensar, criando condições para refletir sobre uma epistemologia política nos termos de Bruno Latour Proponho, para discussão, o entendimento de que a epistemologia política, nos termos tradicionais, por razões políticas, impede que ela possa agir politicamente A partir dessa constatação, apresento que uma série de procedimentos precisam ser ressignificados para que a epistemologia política possa proceder como tal As reflexões produzidas ao longo do texto e as discussões das cenas elegidas permitiram observar que tudo é construído ao mesmo tempo, sendo efeito de processos de negociação Desta maneira, no presente trabalho, por meio das observações de campo e argumentações teóricas, foi possível problematizar as formas de entendimento que afirmam a existência de naturezas a priori Também se pode reconhecer que estas formas de pensar são criadas por meio dos desvios das teorias do conhecimento que não respeitam os procedimentos de coordenação das ações, estabelecendo um tipo de epistemologia que não pode agir politicamente Trazer esta última problematização para um primeiro plano proporciona condições de estabelecer um olhar provocativo que problematiza as bases epistemológicas que constituem a formação de grande parte dos educadores e pesquisadores da área do Ensino de Ciências, sendo um passo importante para pensar os processos de ensino de ciências, uma vez que reflete diretamente no entendimento de que as situações que acontecem no espaço escolar não seriam um modo de pensar as diferentes realidades, mas uma maneira de intervir e construi-las, além do que desnaturaliza o entendimento de que a aprendizagem seria um fenômeno exclusivamente mentalista, permitindo passos iniciais para pensar o processo educativo como um movimento além das ações de quaisquer domínios específicos determinados a priori
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    Um estudo sobre as ações docentes em sala de aula em um curso de licenciatura em química
    Santos, Ronan Santana dos; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Lima, João Paulo Camargo; Mendes, Marcele Tavares; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de Mello
    Resumo: Esta tese, desenvolvida numa perspectiva qualitativa, tem como objeto de estudo as ações do professor em sala de aula (ARRUDA; LIMA; PASSOS, 211), levando em consideração os pressupostos teóricos da relação docente com o saber, a ação social e o desenvolvimento profissional do docente A pesquisa foi construída tendo como objetivo central descrever e analisar as ações docentes em sala de aula de professores que atuam em um curso de licenciatura em química, com o propósito de responder às seguintes questões de pesquisa: o que o professor faz, de fato, em sala de aula e quais categorias poderiam descrever suas ações? As ações executadas pelos professores diferem em função do conteúdo que ministram? Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo de aulas (cada aula com três horas de duração, isto é, quatro horas/aulas) de três docentes de disciplinas distintas, denominados de P1, P2 e P3 Da professora P1 foram gravadas três aulas; da P2, quatro aulas, e do P3, cinco aulas De cada um deles selecionamos uma aula para realizarmos a análise Assim, o corpus foi constituído pelas transcrições das três aulas, com um total de doze horas A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 27), percorrendo suas quatro etapas: unitarização, categorização e o metatexto fechando o ciclo de análise, promovendo o processo de auto-organização As categorias de análise, compreendidas como categorias de ação, foram organizadas como: macroações, ações e microações As macroações são os momentos mais amplos da aula e, na aula de P1, totalizaram duas: discute e ensina; de P2 foram três: espera, ensina e discute; e de P3 também somaram três: retoma, ensina e demonstra As ações são, de fato, o que o professor executa em sala de aula, expressos em verbos escritos na terceira pessoa do presente do indicativo Nas três aulas analisadas emergiram ao todo 33 categorias (verbos) de ação As microações, interligadas às categorias de ação e expressas em excertos extraídos das falas dos professores, são atitudes dos professores em sala de aula, seus movimentos e suas interlocuções realizadas com os alunos A segunda questão de pesquisa foi respondida no Capítulo 6, chegando à conclusão de que sim, que o conteúdo tem uma influência nas ações executadas pelo professor em sala de aula Para a aula analisada da professora P1, cuja disciplina foi Química Orgânica II e o conteúdo ensinado foi alcenos, emergiram 9 categorias de ação; para a aula da professora P2, cuja disciplina foi Estágio Curricular I e o conteúdo ensinado foi formação de professores, emergiram 21 verbos de ação e para a aula analisada do professor P3, cuja disciplina foi Física Geral e o conteúdo desenvolvido foi vetores, foram 15 categorias de ação Das 33 categorias de ação emergentes nas aulas dos três professores, 25 aconteceram com exclusividade em cada uma das três aulas, evidenciando um aspecto particular de cada docente de conduzir suas aulas que foram gravadas e analisadas
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    Conhecimentos profissionais mobilizados/desenvolvidos por participantes do PIBID em práticas de ensino exploratório de matemática
    Marins, Alessandra Senes; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]; Teixeira, Bruno Rodrigo; Elias, Henrique Rizek; Gereti, Laís Cristina Viel; Baldini, Loreni Aparecida Ferreira; Sousa, Maria do Carmo de; Teixeira, Bruno Rodrigo [Coorientador]
    Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar conhecimentos profissionais que são mobilizados/desenvolvidos por participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) quando inseridos em um processo formativo apoiado na perspectiva de ensino exploratório, e de responder a seguinte questão norteadora: que práticas letivas realizadas no processo formativo apoiadas na abordagem de ensino exploratório de matemática podem contribuir para a mobilização/desenvolvimento de conhecimentos profissionais? Para isso, realizaram-se dois processos formativos desenvolvidos com base na perspectiva de desenvolvimento profissional docente e apoiados na abordagem de ensino exploratório de matemática O primeiro aconteceu no contexto do PIBID, em seis encontros desenvolvidos com base em momentos relativos ao ciclo de trabalho do professor, especificamente, de planejamento, de ensino e de reflexão, realizados com licenciandos e professores da Educação Básica da rede pública de ensino do estado do Ceará, entre os meses de setembro a dezembro de 217 O segundo não se deu mais no contexto desse programa devido ao fim de seu primeiro ciclo (de 29 a fevereiro de 218), no entanto foi realizado em continuidade com a primeira ação formativa, a pedido dos participantes, e desenvolvido a partir de suas necessidades e interesses, o qual também ocorreu em seis encontros acerca de momentos de planejamento, de ensino e de reflexão, entre os meses de abril a julho de 218, e contou com a participação de sete licenciandos e dois professores da Educação Básica do primeiro processo formativo Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que foram analisadas as informações referentes a duas entrevistas semiestruturadas, ao diário de bordo da pesquisadora, às gravações em áudio e vídeo utilizadas nos encontros e aos registros dos participantes Como parâmetros de análises buscamos investigar aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional docente, especificamente, aos subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino (BALL; THAMES; PHELPS, 28) Assim, conclui-se que foram mobilizados/desenvolvidos pelos participantes da pesquisa conhecimentos profissionais relativos ao: Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT) Além disso, em resposta à pergunta norteadora, verificou-se que algumas práticas letivas apoiadas na abordagem de ensino exploratório contribuíram para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos, a saber: ao escolher uma tarefa desafiante e interessante aos alunos; ao antecipar suas possíveis resoluções; ao explicar a dinâmica da aula; ao usar um material manipulável; ao monitorar a realização da tarefa; ao selecionar as resoluções a serem discutidas na aula; ao sequenciá-las a fim de propiciar um encadeamento lógico das ideias; em manter um clima harmonioso para a discussão das ideias matemáticas; e ao conectar as respostas dos alunos
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    Sentidos atribuídos por estudantes de um curso de licenciatura em matemática para as relações que desenvolveram com a matemática ao longo de suas vidas
    Hermann, Wellington; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Rezende, Veridiana; Luccas, Simone; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de Mello
    Resumo: Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objetivo estabelecer compreensões a respeito dos sentidos que a Matemática assume ao longo das vidas de estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática Essa tese foi organizada em duas partes Na primeira parte, fizemos um estudo das acepções do termo relação e dos significados que ele assume em diferentes campos teóricos: na Filosofia, na Matemática e na Educação Esse estudo nos permitiu elencar características e elementos que estão vinculados à relação nas diferentes áreas estudadas, para, depois, transpô-los para a noção da relação com o saber, enriquecendo, assim, o referencial teórico que fundamenta essa investigação Na segunda parte dessa tese, para cumprir com o objetivo expresso, coletamos dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, com quatro estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Estadual paranaense As questões foram elaboradas tendo como referência a relação dos sujeitos com a Matemática ao longo de suas vidas A Analise Textual Discursiva contribuiu metodologicamente com a nossa investigação, agindo em conjunto com a matriz das propriedades, instrumento que criamos para categorizar os dados obtidos por meio das entrevistas A matriz das propriedades foi desenvolvida a partir das dimensões da relação com o saber e das duas propriedades que emergiram das análises preliminares dos dados Das análises propiciadas pela categorização dos dados, obtivemos resultados importante para a elaboração de uma teoria da relação com o saber, na forma de um modelo vetorial para o sistema didático Os outros resultados que obtivemos, têm relação mais estreita com o objetivo geral dessa pesquisa e eles se deram na forma de um sistema de sentidos que possibilitou a reconstrução das histórias das relações dos sujeitos com a Matemática, revelando, assim, as respectivas trajetórias de cada um dos sujeitos, que acabou por conduzi-los ao Curso de Licenciatura em Matemática
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    O sentido atribuído a atividade de estudo em um programa de formação continuada por uma professora de matemática
    Felix, Anágela Cristina Morete; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Moura, Manoel Oriosvaldo de; Silva, André Gustavo Oliveira da
    Resumo: Ancorada em pressupostos teóricos da Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983; 212) e da Teoria Histórico-Cultural, a presente pesquisa investigou o sentido da atividade de estudo, para uma professora de matemática, ao participar de um programa de formação continuada A pesquisa foi realizada no contexto da formação continuada oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, pela interação da univesidade e escola pública do estado do Paraná O sujeito da investigação foi uma professora de matemática que atuava na Educação de Jovens e Adulto – EJA e participante do referido programa Nesse movimento de formação entende-se que o sentido pessoal atribuído a essa atividade deve estar em consonância com a significação social de tal atividade de formação Para tanto, é preciso compreender os motivos que os sujeitos participantes desse processo atribuem a essa formação De acordo com os pressupostos teóricos adotados nessa pesquisa, o objeto de trabaho do professor é o ensino Dessa forma, em uma proposta de formação que se estruture na atividade, os modos de organização de ensino são fundamentais Por isso, a atividade de estudo realizada pelo professor no processo de formação continuada torna-se imprescindível, ou seja, existe uma relação entre as ações organizadas durante o processo de formação e a significação da atividade de ensino do professor Para coleta de dados partiu-se das ações realizadas, em conjunto, durante o movimento para elaboração dos materiais propostos no programa PDE Na análise dos dados buscou-se evidências que revelassem colaboração na atividade pedagógica da professora Os resultados da pesquisa destacam que, no decorrer da atividade de formação, a professora atribuiu novos motivos a sua prática pedagógica, fazendo com que novos sentidos surgissem e coincidissem com a significação social da atividade de formação Ressalta-se que ações planejadas de forma orientada objetivando as ações de estudo de professores durante a formação continuada podem contribuir com a formação do pensamento teórico dos mesmos, dado pela articulação entre a teoria e a prática Assim, para que a apendizagem escolar se efetive, as ações de estudo dos professores, em formação continuada, devem ter um sentido pessoal que corresponda aos motivos e aos significados sociais da ativadade de estudo, no sentido da promoção do desenvolvimento humano
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    Diálogos de ensino e aprendizagem e ação docente : inter-relações em aulas de ciências com atividades experimentais
    Filgueira, Sérgio Silva; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Passos, Marinez Meneghello; Benicio, Marily Aparecida; Genovese, Luiz Gonzaga Roversi; Souza, Ruberley Rodrigues de
    Resumo: A pesquisa apresentada nesta tese teve como objetivo analisar Diálogos de Ensino e Aprendizagem e Ações Docentes em aulas de Física e Química que envolviam atividades experimentais Foram filmadas as aulas de dois professores de um curso técnico de uma instituição pública federal A partir do texto proveniente das transcrições, categorizamos os diálogos tendo os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) como categorias a priori, nos pautando pelas etapas da Análise Textual Discursiva (ATD) Os FAC são descritos originalmente no artigo intitulado “O aprendizado científico no cotidiano”, de Arruda et al (213) Em cada diálogo, identificamos o foco correspondente ao docente e aos alunos, movimento que denominamos de oscilação focal Dessa forma, foi possível obter um mapeamento das interações entre os professores e estudantes no que diz respeito à aprendizagem científica Identificamos que a categoria mais expressiva nas aulas analisadas foi a DAF3, ou seja, falas do docente e de alunos relacionadas ao Foco 3 (envolvimento com o raciocínio científico) Esse fato pode ser compreendido pela natureza das atividades desenvolvidas nas aulas analisadas Na continuidade do processo analítico, categorizamos as ações dos docentes em três níveis: macroações, ações e microações A partir da associação dessas duas fases da análise, percebemos que as microações fornecem elementos que possibilitam uma melhor compreensão das oscilações focais nos diálogos de ensino e aprendizagem (DiEA) Foi possível identificar que os diálogos associados ao Foco 3 varrem uma maior quantidade de microações Por fim, na busca do estabelecimento de relações entre os focos e as ações, verificamos que, nas aulas da Docente 2, a quantidade de ações foi bem maior que a quantidade de categorias de oscilação focal, demonstrando que sob a perspectiva de um foco podem ocorrer um número variado de ações, pois a relação entre eles não é linear
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    Produções escritas dos estudantes do ensino fundamental por troca de representação de um signo artístico : aplicação da ferramenta analítica de tipologias discursivas como indicadora da compreesão de sustentabilidade
    Silva, Mariana Fernandes da; Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]; Goya, Alcides; Sanzovo, Daniel Trevisan; Silva, Osmar Henrique Moura da; Bassani, Paulo
    Resumo: O estudo realizado possui potencial para contribuir para o Ensino de Ciências, mais precisamente no aspecto original da aplicação, em conjunto, das Tipologias Discursivas (Santaella, 24) e das categorias de Compreensão da Semiologia de Prieto (1966, 1977) A hipótese do trabalho partiu do pressuposto que os elementos semióticos embasados na compreensão do ato sêmico defendido por Prieto associados à linguística, quando transpostos para o contexto da Educação Científica, podem servir como importantíssimo instrumento analítico Diante disso, o problema de pesquisa consistiu em criar uma ferramenta analítica para analisar se houve compreensão a partir das tipologias discursivas de descrição, narração ou Dissertação , produzidas pelos estudantes do sexto ano do ensino fundamental II Por isso, para o desenvolvimento da ferramenta pensamos como coerente associar às tipologias discursivas, as categorias de compreensão de Prieto Os resultados obtidos evidenciam que todo discurso produzido pelo estudante do tipo descritivo indicará que não houve compreensão Quando o discurso for do tipo narrativo pode haver indicações de compreensão Já quando o discurso produzido for do tipo dissertativo implicará compreensão por parte do estudante ou má compreensão Contudo podemos afirmar que o planejamento consistente da ferramenta analítica criada e aplicada pelo professor pesquisador funcionou não apenas para identificar o tipo de discurso emitido pelo aluno, como também analisar o conteúdo do mesmo em relação à compreensão do conteúdo de Sustentabilidade
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    Derivas da ecogovernamentalidade : a construção de territórios existenciais por meio das tecnologias de si
    Inocêncio, Adalberto Ferdnando; Oliveira, Moisés Alves de [Orientador]; Carvalho, Fabiana Aparecida de; Parpinelli, Roberta Stubs; Castro, Bruna Jamila de; Takara, Samilo
    Resumo: A presente pesquisa buscou investigar de que maneiras a intensiva proliferação discursiva da crise ambiental emergida nas últimas décadas, se relaciona com a construção das subjetividades no tempo presente Nesta pesquisa, entende-se por subjetividades um atravessamento entre as técnicas de dominação e objetivação do poder e o que Foucault denominou por tecnologias de si A hipótese dessa investigação foi a de que por meio das tecnologias de si é possível que certas subjetividades construam processos de recusa das formas de vida já previamente pensadas pelas táticas de poder da ecogovernamentalidade Nesse sentido, adotou-se a cartografia como pistas de um método que não responde por um início, meio e fim, mas por processos Concebendo a internet como tecnologia de época, buscaram-se em suas materialidades discursivas elementos que pudessem ser entendidos como estéticas da existência no que diz respeito às relações que empreendemos com o meio ambiente no tempo presente Durante o movimento cartográfico, o objetivo central assumido nesta investigação foi o de colocar em evidência quais tecnologias/técnicas estão em jogo na experimentação dessas liberdades, bem como, os modos possíveis de se verificar tensionamentos individuais ou coletivos diante das racionalidades de governo ou tecnologias de poder que se encontram em vigor Foram encontradas duas tecnologias de si identificadas como movimentos de criação: a escrita de si e as máquinas estéticas A primeira expressa nos escritos jornalísticos de Rodrigo Barchi e Eliane Brum; a segunda expressa nas instalações artísticas de Roberta Carvalho e Eduardo Srur Caracterizadas pela proximidade com a micropolítica e microfísica dos poderes, apostam-se nessas materialidades como territórios existenciais, isto é, narrativas não assimilacionistas que escapam de ecologias policialescas e normativas incitadas pela ecogovernamentalidade
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    Identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto do estágio curricular supervisionado
    Rodrigues, Paulo Henrique; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]; Teixeira, Bruno Rodrigo; Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Rodrigues, Renata Viviane Raffa; Barbosa, Jonei Cerqueira; Santos, João Ricardo Viola dos; Teixeira, Bruno Rodrigo [Coorientador]
    Resumo: Investigações sobre o movimento de constituição da Identidade Profissional (IP) de professores que ensinam Matemática tem representado uma temática emergente de estudo e pesquisa na área de Educação Matemática Nessa tese de doutorado, investiga-se o movimento de constituição da Identidade Profissional de futuros professores de Matemática Para isso, foi realizado um estudo longitudinal com futuros professores de Matemática (FPM) matriculados, em 216 e 217, em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento do Estágio Curricular supervisionado na Universidade Estadual de Londrina Foram investigados os conhecimentos, crenças, autoconhecimento, autonomia, emoção, compromisso moral e compromisso político dos FPM como aspectos do movimento de constituição de suas IP Tais aspectos foram mobilizados no âmbito de diferentes ações formativas, tais como: mobilização de reflexões sobre o Estágio de Observação (EO), exploração de casos multimídias, utilização do Vaivém, preparação para o Estágio de Regência (ER), reflexão sobre o Estágio de Regência e elaboração do Relatório Final de Estágio Foi possível observar que tais ações, e as características de cada uma delas, foram essenciais para a mobilização de tais aspectos do movimento de constituição da IP, além de revelarem indícios de como foram mobilizados A partir da análise dos aspectos do movimento de constituição da IP, bem como das ações que possibilitaram sua mobilização, a caractertizçaão da IP adotada foi resignificada Com isso, entende-se que movimento de constituição da IP se dá tendo em vista o conjunto de crenças (convicções indissiocráticas) e concepções interconectadas ao autoconhecimento (visão e avaliação de si mesmo, motivos que os levam a ser professor e se manter na profissão, características do que acredita ser um bom profissional, expectativas quanto ao futuro profissional) e conhecimentos de sua profissão (insights, compreensões, impressões e justificativas), associados à autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência), a emoção, ao compromisso moral, e ao compromisso político
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    O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em ciências e matemática
    Castro, Luciana Paula Vieira de; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Oliveira, Odissea Boaventura de; Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Passos, Marinez Meneghello
    Resumo: Atualmente, muito tem sido discutido sobre o uso de novas tecnologias eletrônicas no ensino escolar Há, entretanto, dificuldades na implementação dessas tecnologias, na prática pedagógica cotidiana Diante desse quadro, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: “a participação em grupos de WhatsApp possibilita aprendizagem em Ciências e Matemática?” Objetivou-se descrever quais categorias de ação os participantes realizaram, ao participar desses grupos Buscou-se, ainda, investigar as possibilidades de aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa, com criação de grupos de alunos nas disciplinas de Ciências, Física, Matemática e Química, assim como acompanhamento da utilização do aplicativo, juntamente a cinco professores, durante o período compreendido entre outubro de 215 e junho de 216 Foram analisados os diálogos estabelecidos via grupos, realizando análise em espiral com uso de notas de campo da pesquisadora, audiogravações das aulas e entrevistas, efetivadas com os professores Dentre os cinco professores, apenas dois realizaram uma implementação efetiva do aplicativo Esses professores fizeram intensa utilização, veiculação de conteúdos e menções sobre o aplicativo durante as aulas, além de terem veiculado informações sobre sistematização de compromissos, dentre outras postagens que estimulavam a participação dos alunos, de forma a permitir uma aplicação do triângulo didático-pedagógico no WhatsApp, estabelecendo relações que ultrapassavam os limites físicos intraescolares Houve, ainda, veiculação de conteúdo entre um professor e alunos, no modo privado do aplicativo Pelo exposto, é possível afirmar que, diante do envolvimento do professor e do aluno na utilização do WhatsApp, é possível veicular discussões de conteúdo, estabelecendo relações tais como as que ocorrem em sala de aula, entre saber, conteúdo e professor Foi possível constatar que participando desses grupos, as categorias de ação realizadas são: fazer pergunta, responder, enviar fotos, aúdios e vídeos, comentar, pedir, explicar Por meio dessas categorias de ação são estabelecidas as interações entre os participantes, veiculando conteúdos e informações sobre compromissos escolares Desta forma conclui-se que é possível ocorrer aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo WhatsApp Messenger por meio da veiculação de discussões de conteúdo que podem ser estabelecidas em tal contexto
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    Os focos do ensino científico : um instrumento para analisar o ensino de ciências
    Portugal, Khalil Oliveira; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Lima, João Paulo Camargo; Camargo Filho, Paulo Sérgio de; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Passos, Marinez Meneghello
    Resumo: Esta tese propõe um instrumento de análise da configuração de ensino de um professor de Ciências da Natureza, chamado de Focos do Ensino Científico (FEC) Sua construção se deu por analogia aos Focos da Aprendizagem Científica, um conjunto de categorias de análise para o Ensino de Ciências A partir desse conjunto de categorias a priori, além dos conjuntos dele derivados, a saber, os Focos da Aprendizagem Docente, os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e os Focos do Professor Pesquisador; são apresentados os Focos da Aprendizagem de um Saber, conjunto de categorias que tem como objetivo generalizar as características das aprendizagens científicas até então estudadas e avançar a discussão para futuras adaptações Em seguida, tendo como subsídios o conceito de Aprendizagem por Investigação, os Aspectos da Ciência e a prática docente, foram elaborados o novo conjunto de categorias para análise das visões do professor sobre sua configuração de ensino São elas: Foco 1 – Ensino da ciência como um conjunto de conhecimentos; Foco 2 – Estímulo à reflexão sobre a natureza do saber científico e da aprendizagem científica; Foco 3 – Incentivo ao interesse pela ciência; Foco 4 – Incentivo à identificação com o desenvolvimento da ciência; Foco 5 – Envolvimento com a comunidade Este conjunto de focos foi testado a partir de transcrições de entrevistas semiestruturadas com dois professores de disciplinas das Ciências da Natureza (Biologia e Ciências) e uma disciplina que discutia metodologia de pesquisa, no Ensino Fundamental e Médio Cada professor foi entrevistado em dois momentos distintos, sendo que no primeiro tratou-se da dinâmica da disciplina sobre metodologia de pesquisa, e, no segundo, da disciplina de Ciências da Natureza As transcrições das entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo, sendo unitarizadas e categorizadas a partir dos FEC As entrevistas indicaram diferentes prioridades à luz dos focos Foi possível observar que para a disciplina sobre metodologia científica, os dois professores priorizam os focos 1 e 4 em suas práticas Já para as disciplinas de Ciências da Natureza, um professor prioriza o foco 1, e, o outro, os focos 1 e 2 As diferentes distribuições entre os FEC apontam para diferentes visões de ensinar ciência presentes em cada disciplina Infere-se, a partir da análise, que os FEC podem ser compreendidos como um instrumento de descrição de configurações de ensino, a partir de quais focos são priorizados pelos professores
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    Aprender geometria em práticas de modelagem matemática : uma compreensão fenomenológica
    Brito, Dirceu dos Santos; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Caldeira, Ademir Donizeti; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Klüber, Tiago Emanuel; Franco, Valdeni Soliani
    Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação, segundo a perspectiva fenomenológica, da questão: como os estudantes aprendem geometria em práticas de Modelagem Matemática? Para responder a esta questão, foram desenvolvidas três práticas de Modelagem Matemática com estudantes do 7º do Ensino Fundamental de uma escola pública de Londrina Essas práticas foram filmadas e relatos escritos, dizendo como perceberam sua aprendizagem, também foram produzidos pelos estudantes Esses dois tipos de registros, filmagens e relatos, foram organizados, respectivamente, em Cenas Significativas e em Unidades de Discurso, os quais, mediante reduções sucessivas, convergiram para 12 invariantes: Momentos Significativos, Percepções do Início da Aprendizagem, Aspectos Contextuais da Prática de MM, Razões que Sustentam a Aprendizagem, Obstáculos e Dificuldades, Investigação e Aprendizagem, Percepções do Eu, Participação do Outro, O Professor e o Ensino, Modos de Expressar Compreensões, Percepções da Geometria na Prática de MM, Percepções Acerca do Tema Investigado Em mais uma redução, esses 12 invariantes convergiram para 4 Núcleos de Ideias que respondem à interrogação de pesquisa Esses Núcleos, que dizem dos modos como a aprendizagem da geometria se dá em práticas de Modelagem Matemática, são: Temporalidade e Constituição da Aprendizagem; Modos de Proceder e Abertura à Aprendizagem; Vivência da Relação Eu/Outro/Nós na Aprendizagem e Vivência da Relação Geometria/Tema na Aprendizagem
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    O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG
    Arruda, Cleberson Pereira; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]; Bianchini, Bárbara Lutaif; Vaz, Duelci Aparecido de Freitas; Elias, Henrique Rizek; Arruda, Sergio de Mello
    Resumo: O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes, educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na formação inicial de professores para a educação básica Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – câmpus Goiânia As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini; Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães; Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo Além disso, as contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se pensar os saberes e as práticas docentes Em virtude da especificidade do professor formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto dessa formação
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    A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
    Silva, Débora Ferreira da; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Veiga-Neto, Alfredo José da; Oliveira, Moisés Alves de; Rolim, Rivail Carvalho; Arruda, Sergio de Mello
    Resumo: A presente tese teve como objetivos analisar, a partir dos enunciados dispersos nos documentos oficiais que compõem o corpus do trabalho, quais as condições de possibilidade para que o movimento de normalização/integração escolar perdesse força e desse lugar ao movimento de inclusão escolar no Brasil, dando destaque à deficiência visual; apontar como o processo de inclusão escolar, construído a partir de uma governamentalidade neoliberal, tem se caracterizado como imperativo de Estado e atuado como estratégia educacional e de mercado; e analisar o modo como os alunos com deficiência, mais especificamente os alunos com deficiência visual, tem sido caracterizados e posicionados nas recorrências discursivas dos documentos oficiais nacionais e internacionais A partir da análise do corpus, duas questões apresentaram maior destaque: 1) O processo de inclusão escolar não é mais operado por opção, seja das famílias, das escolas ou dos próprios órgãos gestores destas políticas; ao se tornarem imperativas, tais políticas passam a ser operadas por uma questão de obrigatoriedade legal Nessa perspectiva, todas as crianças devem ser matriculadas em escolas regulares, tenham elas deficiências ou não, e cabe às escolas, à comunidade e ao Estado se organizarem para a efetivação desse processo 2) As práticas inclusivas, instituídas com esses documentos, proclamam a operação da governamentalidade neoliberal para a constituição de sujeitos capazes de participar do jogo econômico Para tanto, é preciso que esses sujeitos desenvolvam determinadas habilidades e competências e tenham determinados modos de comportamento, possibilitando que a seguridade de todos seja mantida Ao fim do trabalho, considerou-se dar continuidade à pesquisa a partir do desenvolvimento do dispositivo de cegagem, relacionando os elementos heterogêneos que o compõem
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    Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de ciências e biologia
    Farezim-Knapp, Joseana Stecca; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Silva, Lenice Heloisa de Arruda; Araujo, Maria Cristina Pansera de; Güllich, Roque Ismael da Costa; Araujo, Vera Lúcia Bahl
    Resumo: Esta tese trata da formação inicial de professores e como os estágios supervisionados constituem os professores de Ciências e Biologia A pesquisa foi realizada em uma universidade pública do estado do Mato Grosso do Sul, com quatro acadêmicos de um curso de graduação em Ciências Biológicas nos cinco Estágios Supervisionados, sendo um estágio de Gestão Educacional, dois estágios no Ensino Fundamental e dois estágios no Ensino Médio Ao final da pesquisa foi apresentado o perfil dos quatro professores em formação a partir dos dados analisados, bem como uma proposta de mudança para este curso de licenciatura Para tanto foi feita uma análise nos documentos oficiais do curso de Ciências Biológicas, como o Projeto Pedagógico do Curso – PPC e os Planos de Ensino dos professores, bem como as legislações e resoluções que os legitimaram, para caracterizar a proposta curricular de formação deste curso específico Outra parte da pesquisa foi realizada no locus do processo de constituição de professores, a sala de aula de estágio supervisionado, através de videofilmagens das aulas presenciais na universidade, que após serem revisitadas e selecionadas foram transcritas e passaram por uma Análise Microgenética apoiada no referencial histórico-cultural Os professores em formação, ao longo dos estágios desenvolveram características críticas e reflexivas, rompendo com concepções iniciais ligadas ao senso comum no que se refere à docência Os estágios possibilitaram identificar nas narrativas faladas e escritas dos licenciandos processos de internalização de conceitos ligados à docência apontados pela bibliografia como necessários ao bom professor Foi possível identificar no PPC que a proposta de estágio do curso de Ciências Biológicas busca romper com o modelo tecnicista (“3+1”) diluindo os estágios a partir da metade do curso Embora ocorra essa fissura no modelo ainda há uma discrepância entre as disciplinas de conhecimentos didático- -pedagógicos de ensino, educação e estágios frente às de conhecimentos científico- -biológicos, prevalecendo a maioria da carga horária para esse último grupo de disciplinas
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    Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal
    Teixeira, Lilian Aparecida; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Passos, Ângela Meneghello; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de Mello
    Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal Deste modo, a questão de pesquisa norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto, gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e entrevistas semiestruturadas com os alunos Para realizar a análise, selecionamos um corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2 (desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos eles evidenciaram-se Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos, principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos do projeto educativo da escola Ademais, as entrevistas foram importantes para identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado), 5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas Como resultado, concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistas
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    Perspectiva do ensino exploratório : promovendo aprendizagens de professores de matemática em um contexto de comunidade de prática
    Jesus, Cristina Cirino de; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]; Manrique, Ana Lúcia; Silva, Karina Alessandra Pessôa da; Nagy, Marcia Cristina; Teixeira, Bruno Rodrigo; Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de [Coorientadora]
    Resumo: A formação de professores é uma temática muito discutida nas pesquisas brasileiras e internacionais, por isso pensar em espaços de formação voltados aos professores de Matemática e ainda garantir que estes contextos os considerem como sujeitos “pensantes” e atendam suas necessidades para a prática de sua profissão têm conduzido a ações de formação nas quais os professores têm a oportunidade de compartilhar experiências, negociar significados, ser corresponsável por sua aprendizagem Este estudo tem como foco de investigação olhar para a perspectiva do Ensino Exploratório como uma temática promissora para fomentar discussões, reflexões e aprendizagens profissionais em um contexto de formação continuada Para isso constituímos como espaço de formação uma Comunidade de Prática de professores de Matemática, CoP-ProfMARE, por considerarmos este espaço de formação promissor para o desenvolvimento de aprendizagens do professor e utilizamos como ferramenta de formação o caso multimídia Plano de Telefonia Tendo como ponto de partida a exploração da perspectiva do Ensino Exploratório no contexto da CoP-ProfMARE, assumimos a seguinte questão geral de investigação:“Que aprendizagens profissionais, com relação à perspectiva do Ensino Exploratório, são manifestadas por professores de Matemática em um contexto de Comunidade de Prática?” Nosso estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, assumindo um paradigma interpretativo e a modalidade de pesquisa intervenção A recolha de dados envolveu as transcrições dos encontros da comunidade (audiogravados), as produções escritas elaboradas pelas professoras e o diário de campo da pesquisadora, que neste contexto também assumiu o papel de formadora Os resultados desta investigação evidenciaram as potencialidades da perspectiva do Ensino Exploratório para a formação continuada de professores de Matemática, pois permite ao professor no contexto de formação: (i) reconhecer as potencialidades das perspectivas alternativas de ensino; (ii) desenvolver conhecimentos necessários para a sua profissão; (iii) repensar sua prática pedagógica; (iv) desenvolver a sua autoconfiança; (v) refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem; (vi) conhecer o potencial das tarefas cognitivamente desafiadoras para a aprendizagem dos alunos; (vii) mudar sua forma de ensinar e (viii) desenvolver uma postura inquiridora Consideramos que privilegiar discussões acerca da perspectiva do Ensino Exploratório em contextos de formação continuada permite uma articulação entre a teoria e a prática
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    Sequência pedagógica para formação de professores de ciências e biologia
    Ramos, Fernanda Zandonadi; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Silva, Lenice Heloisa de Arruda; Güllich, Roque Ismael da Costa; Arruda, Sergio de Mello; Araujo, Vera Lúcia Bahl
    Resumo: Este estudo objetivou investigar como um modelo de como ensinar, propiciado pela ação docente de uma professora formadora no desenvolvimento de uma sequência pedagógica para a formação inicial docente, pode promover o processo de elaboração, reelaboração e evolução conceitual do saber (conhecimento sistematizado) e, particularmente, do saber fazer pedagógico de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública localizada no Estado de Mato Grosso do Sul Tal sequência apresenta fundamentação teórica pautada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das ideias de Vigotski Assim, a tese defendida neste estudo é a de que a mediação daquele modelo de como ensinar é um instrumento para promover nos licenciandos a compreensão de processos de elaboração de conhecimentos sistematizados/científicos e de saberes necessários ao fazer docente Para a construção e análise dos dados da investigação proposta foram realizados registros por escrito, audiogravações e videogravações para evidenciar as concepções dos licenciandos em relação à Ciência e por que ensinar Ciências, aos conceitos e processos de ensino e aprendizagem, aos saberes necessários à docência e aos conteúdos científicos a serem ensinados, bem como seus processos de elaboração/reelaboração e evolução conceituais Após as transcrições e releituras dos registros obtidos, alguns dados foram avaliados pela análise do seu conteúdo e outros mediante análise microgenética Os resultados demonstraram a insuficiência de preparação dos licenciandos em relação aos conteúdos científicos a serem ensinados no contexto da Educação Básica como, por exemplo, os botânicos e aos saberes necessários à docência, assim como concepções simplistas desses licenciandos relacionadas à Ciência e por que ensinar Ciências, e aos conceitos e processos de ensino e aprendizagem Demonstraram, também, que as atividades propostas e desenvolvidas na sequência pedagógica promoveram nos licenciandos a percepção da inadequação de seus planejamentos de ensino, suas limitações conceituais, tanto em relação aos conteúdos científicos quanto aos saberes necessários à docência Nesse sentido, consideramos que a sequência pedagógica para formação inicial docente propiciou um referencial teórico- -metodológico que permite ao licenciando a compreensão de como elaborar e/ou readequar sua ação pedagógica Consideramos, ainda, que tal sequência traz contribuições significativas para formação e constituição inicial docente de licenciandos, em aspectos relacionados à formação, elaboração e evolução conceitual do saber e do saber fazer docente/pedagógico Assim, entendemos que o modelo de como ensinar abordado nessa tese pode ser readequado para outros contextos e conteúdos de ensino
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    A aprendizagem de astronomia em redes sociais
    Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Lima, João Paulo Camargo; Camargo Filho, Paulo Sérgio de; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Passos, Marinez Meneghello
    Resumo: O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas comunidades As postagens devido às suas características foram enquadradas como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos: pessoal e técnica Tendo como referência os Focos de Aprendizagem Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são um exemplo de aprendizagem informal Considerando as evidências apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender Astronomia