01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática

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    Produção escrita de estudantes do ensino médio em questões de ciências do PISA : um olhar para conhecimentos e práticas científicas
    (2024-05-22) Ribas, Jeferson Ferreti; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Leite, Rosana Franzen; Stanzani, Enio de Lorena; Passos, Marinez Meneghello; Arruda, Sergio de Mello
    Nesta Tese é apresentado um estudo, de natureza qualitativa, relacionado à análise da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA que abordam conceitos químicos. O estudo tem como objetivo responder a questão de pesquisa: “Quais conhecimentos científicos e Práticas Científicas são manifestadas na produção escrita de estudantes do Ensino Médio ao responderem questões de Ciências do PISA? E quais suas relações?”. Para tanto, questões de Ciências da avaliação internacional em larga escala PISA foram propostas a 101 estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de três instituições públicas de ensino localizadas no Município de Londrina. À luz dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, as produções escritas, que correspondem às respostas/explicações dos estudantes, foram coletadas, organizadas, analisadas, interpretadas e agrupadas em categorias. Apesar da dificuldade da maioria dos estudantes em mobilizar conhecimentos necessários para explicar fenômenos científicos e/ou lidar com as informações das questões para analisar e interpretar dados e, consequentemente, produzir argumentos e conclusões baseadas em evidências científicas, os resultados evidenciam que há relações entre os conhecimentos científicos e as Práticas Científicas manifestadas na produção escrita de uma parcela dos estudantes que responde satisfatoriamente as questões de Ciências do PISA. Nesse sentido, infere-se que esses indivíduos mobilizam e, consequentemente, relacionam conhecimentos e Práticas Científicas ao construírem respostas/explicações (produções escritas) que se se aproximam dos objetivos de resolução das questões, denotando o envolvimento com as práticas de desenvolver e utilizar modelos, planejar e realizar investigações, analisar e interpretar dados, utilizar a matemática, fornecer argumentos baseados em evidências e construir explicações científicas. Logo, pode-se dizer que estes estudantes possuem algumas capacidades e habilidades para utilizar conhecimentos atinentes aos conceitos e processos da Ciência ao resolverem determinadas questões de Ciências do PISA.
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    Um estudo sobre o movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática experientes
    (2022-11-25) Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Oliveira, Andréia Maria Pereira de; Barbosa, Cirléia Pereira; Paula, Enio Freire de; Rodrigues, Paulo Henrique
    A Identidade Profissional (IP) é uma temática emergente na área de formação de (futuros) professores e, particularmente, nos interessa investigar a IP de professores de matemática experientes. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP? Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo cujo objetivo geral é analisar aspectos presentes na trajetória de professores experientes que promoveram o movimento de constituição de sua IP. Os quatro professores investigados foram selecionados para essa investigação por serem considerados professores experientes e por terem sido protagonistas dos casos multimídia. Os dados coletados consistiram em entrevistas semiestruturadas com cada um dos professores investigados a respeito de suas trajetórias profissionais, relatos de experiência que foram publicados e narrativas produzidas pelos quatro professores, especificando as suas participações como protagonistas nos casos multimídia e como eles lidaram com essa experiência. Os resultados evidenciaram que refletir sobre sua prática profissional e sobre a prática de outros professores, comprometer-se com a formação dos alunos, com a profissionalização e com a educação, atuar como protagonistas nos casos multimídia, defender e fundamentar suas crenças/concepções a respeito da prática do professor, receber o apoio e apoiar outros professores em processos formativos, e compreender conteúdos matemáticos e como ensiná-los representam ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP. Assim, concluímos que as ações apontadas nesta investigação podem ser consideradas na formulação de políticas públicas para a formação de (futuros) professores, uma vez que apresentam potencial para mobilizar a sua IP.
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    Diversidade representacional no ensino de física: um estudo fundamentado nos conceitos de affordance, multimodalidade e semiótica acerca da produção de equívocos
    (2024-04-29) Vergennes, Dhymmi Samuel; Laburú, Carlos Eduardo; Camargo Filho, Paulo Sérgio de; Silva, Osmar Henrique Moura da; Luciano, Arquimedes; Hernandes, Josiane Letícia
    A percepção que temos do mundo, de suas possibilidades e limitações, molda e orienta toda ação humana, coletiva e individual. Porém, equívocos podem gerar situações problemáticas, inclusive no âmbito escolar. Eventualmente, as más interpretações dos estudantes não são identificadas – seja pelo docente, ou então pelo próprio aprendiz – o que inviabiliza uma abordagem didática efetiva. Logo, os desvios de interpretação não corrigidos passam a funcionar para o aprendiz como saberes aparentemente coerentes. As consequências que implicam de um acúmulo progressivo de noções desviantes acerca dos conteúdos estudados em sala de aula vão desde o baixo desempenho em avaliações escolares até o exercício de atitudes indevidas no plano social. A geração de compreensões acerca das origens e dos principais aspectos que definem os obstáculos educacionais que examinamos, demandou uma articulação teórica flexível que permitiu determinar as tramas de relações responsáveis pela produção dos equívocos. Ao examinar – sob uma lente semiótica – cada situação de desvio interpretativo, possibilitado e restringido de acordo com uma diversidade representacional capaz de influenciar o que o ambiente propicia (affordances), incluímos o presente estudo em um programa de pesquisa já consolidado, centrado no ensino de física. Ao se retomar os conceitos de interesse ao longo dos encaminhamentos teóricos, em paralelo, os exemplos e as discussões apresentadas além de configurarem parte dos resultados da pesquisa, também fundamentaram a validade e a estrutura do instrumento analítico semiótico empregado no exame das situações didáticas selecionadas. Os equívocos investigados foram induzidos por affordances negativos que emergiram ao longo do processo instrucional, para o ensino médio. Para além de experimentos, instrumentos e documentários, o estudo de outras modalidades representacionais permitiu identificar novas situações geradoras de distorções de aprendizagem. A análise dos efeitos da multimodalidade no ambiente escolar, com base em aspectos dos estudantes e do contexto de instrução, possibilitou identificar, descrever e justificar as relações entre as características representacionais (affordances negativos) indutoras de equívocos, em diferentes circunstâncias. Por fim, ao elucidarmos casos típicos de equívocos induzidos por affordances negativos no ensino de física, esperamos que as reflexões propostas apoiem o progresso da educação científica nas escolas, ao oferecer aos profissionais da educação e produtores de conteúdos com propensão didática, maneiras para identificar, compreender e superar os equívocos provocados por affordances negativos, que apesar de sutis, aparentemente banais e tácitos, caso não sejam sanados podem acompanhar o estudante por toda sua vida.
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    Avaliação da presença dos focos de aprendizagem: criação e validação de um instrumento
    (2024-06-13) Rudnik, Luciano; Passos, Marinez Meneghello; Oliveira, Katya Luciane de; Arruda, Sergio de Mello
    Esta tese apresenta um estudo que construiu sentenças que caracterizassem os Focos de Aprendizagem, para serem usadas na construção e validação de um questionário. Também testou a validade estatística do questionário e a hipótese de que os Focos são integrados e complementares, de forma que o avanço em um deles embasa e alavanca avanço nos demais. As questões investigativas podem ser descrita da seguinte forma: Quais seriam as expressões que melhor caracterizam cada um dos Focos de Aprendizagem? Essas expressões quando apresentadas em um questionário apresentam validade estatística? Há uma interligação e integração entre os Focos? Os dados foram coletados de 28 artigos escolhidos, organizados e analisados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo. As sentenças construídas compuseram um questionário de 50 questões, que foi aplicado a 188 respondentes. As respostas passaram por uma Análise Fatorial Exploratória, com o uso do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, versão 29. Os resultados indicam que o questionário proporciona evidências exploratórias de validade, bem como a análise de sua estrutura interna para avaliar a presença dos Focos de Aprendizagem, é respaldada por este estudo. Além disso, compreende-se que cada Foco de Aprendizagem pode ser descrito por um conjunto específico de sentenças, as quais foram elaboradas com base nas produções científicas relacionadas ao tema. O instrumento desenvolvido demonstra utilidade ao avaliar a presença dos Focos em eventos científicos, apresentando-se como uma alternativa viável à entrevista semiestruturada. Observa-se, ainda, que os Focos exibem diferenças estatísticas significativas entre si, um aspecto essencial para justificar a inclusão dos cinco Focos no conjunto global de dados. Fica evidente, também, que cada conjunto de itens construídos está intrinsecamente conectado aos demais, fortalecendo a hipótese de que os Focos são integrados e complementares. Dessa forma, o progresso em um desses conjuntos fundamenta e impulsiona o avanço nos demais. Além disso, o presente estudo traz a possiblidade de aplicação do questionário como substituto ao método de entrevista semiestruturada, para assim possibilitar a verificação dos Focos de Aprendizagem de uma maneira mais rápida. Fica ainda o desafio de desmembrar o questionário constituindo, assim, um para cada foco, ou mesmo reduzir o número total de questões quando for aplicado de forma integrada
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    As dimensões da educação ambiental e a formação de valores no âmbito da Universidade Estadual de Londrina: análise de um curso de Licenciatura em Geografia
    (2024-03-12) Gregorio, Aline de; Lorencini Júnior, Álvaro; Obara, Ana Tiyomi; Silva, Patrícia de Oliveira Rosa da; Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira; Pedrancini, Vanessa Daiana
    Esta pesquisa adota como objetivo fundamental investigar como o campo de conhecimento da Educação Ambiental (EA) se faz presente nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, em especial, as dimensões constitutivas da práxis socioambiental com ênfase à dimensão dos valores no curso de Licenciatura em Geografia. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa em função das subjetividades que permeiam as interrogantes de pesquisa e os movimentos investigativos. A constituição dos dados contemplou a análise ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Geografia, a realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes e aplicação de questionários aos estudantes e egressos do curso. Para a análise e interpretação do material coletado, nos fundamentamos no referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que as principais dimensões formativas preconizadas pelo curso se referem aos aspectos técnico-conceituais, à interdisciplinaridade, à compreensão adequada da ciência e à formação integral. Em relação à EA, o campo de conhecimento se faz presente no formato disciplinar e compõe o rol de componentes disciplinares obrigatórios à formação do licenciado em Geografia. Na ementa são contemplados conteúdos atinentes ao histórico da EA, às concepções, às bases conceituais e às especificidades dos contextos local e nacional. Em relação às compreensões dos docentes, identificamos concepções que contemplam a diversidade de elementos que constituem o ambiente e no que tange à EA, nos deparamos com concepções críticas acompanhadas da intenção de preparar os estudantes para compreenderem e intervirem diante das problemáticas socioambientais. Em relação às potencialidades da EA para a construção de valores, as análises revelaram desconhecimento e alguns equívocos, todavia, na descrição das práticas educativas já realizadas, é possível identificar intenções e sentidos convergentes ao que o trabalho com valores proporciona para a EA. Ao investigarmos os estudantes quanto às possíveis relações que estabelecem entre a EA e o campo dos valores, embora estes admitam que a EA se correlaciona com valores relacionados à vivência social, o entendimento predominante se refere à conservação e à preservação, as quais estão profundamente arraigadas ao âmago da EA. Em caráter conclusivo, reafirmamos a importância de uma disciplina de EA e, como possibilidades, apontamos a uma maior integração entre as disciplinas que constituem a grade curricular, e reafirmamos que as reformas curriculares devem ser acompanhadas de uma renovação na conceptualização dos princípios e valores daqueles que as efetivam para que mudanças significativas possam ocorrer. Este é um importante caminho para tornar factível uma formação socioambiental que contemple as características ética, valorativa, cidadã e política da EA
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    Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital
    (2022-08-25) Vicentin, Fabio Roberto; Passos, Marinez Meneghello; Borssoi, Adriana Helena; Passos, Angela Meneghello; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de Mello
    Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como principal objetivo caracterizar as ações docentes e discentes, evidenciando suas conexões, em aulas de Matemática fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Assim, a principal questão de pesquisa norteadora desta investigação, para a qual buscamos respostas, foi: Quais ações docentes, ações discentes e eventuais conexões podem ser observadas em aulas de Matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital? Os procedimentos metodológicos se basearam na Análise de Conteúdo assumida como uma proposta teórica utilizada como método de coleta e de análise de dados qualitativos. As aulas foram planejadas pelo professor pesquisador, autor desta tese, que, também, implementou as mesmas com grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, nos anos de 2016 e 2019. Na proposição dos cinco artigos que integram esta tese, no formato multipaper, evidenciamos diferentes categorias que expressam ações docentes (22) – Auxilia, Calibra, Comenta, Coordena, Demonstra, Discute, Entrega, Espera, Explica, Expõe, Incentiva, Indica, Liga, Pergunta, Presta Atenção, Projeta, Realiza Chamada, Resolve, Responde, Solicita, Sugere, Valoriza – e discentes (41) – Aceita, Apaga, Arrasta, Arrisca, Assinala, Auxilia, Busca, Comemora, Confere, Descobre, Desenha, Discute, Escreve, Escuta, Espera, Explica, Fala, Fotografa, Incentiva, Indica, Inicia, Justifica, Lê, Mexe, Não Aceita, Observa, Organiza, Participa, Percebe, Pergunta, Presta Atenção, Realiza, Recebe, Registra, Responde, Seleciona, Sente Interesse, Solicita Auxílio, Solicita Explicação, Sugere, Utiliza – consideradas como resultantes, tão somente, do tipo de aulas – fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Ainda, o processo de análise utilizado nesta pesquisa possibilitou legitimarmos que existem ações docentes que podem estar ou não conectadas às ações discentes. Por fim, referente a análise das categorias de ações docentes e discentes, tal movimento permitiu-nos, também, constatar semelhanças e diferenças entre essas categorias em aulas de Matemática com diferentes abordagens (tradicional, utilização de jogos, uso de materiais manipuláveis e exploração de objetos de aprendizagem) utilizadas pelos professores.
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    Um estudo das ações de licenciandos em química ao planejar e executar aulas experimentais
    (2022-03-22) Souza, Andriele Coraiola de; Passos, Marinez Meneghello; Souza, Natany Dayani de; Portugal, Khalil Oliveira; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de Mello
    Esta tese apresenta os resultados de uma investigação qualitativa com os objetivos de identificar, descrever e categorizar as ações de ensino planejadas e executadas por graduandos de Química durante aulas experimentais investigativas. O estudo também analisa as implicações da atividade experimental dentro de uma abordagem investigativa durante a atuação dos licenciandos em Química. Os dados foram coletados por meio do acompanhamento de duas duplas de graduandos de Química em disciplina de Estágio Supervisionado, por meio de planos de aula e filmagens das aulas ministradas. O corpus foi categorizado e analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessa análise, foram criadas categorias baseadas em três níveis de ações: macroações, ações e microações. Apresentamos a categorização em dois blocos: as aulas experimentais de D1 e posteriormente de D2. Como resultado, as macroações estabelecidas no plano de aula de D1 foram: introdução da aula, realização de experimentos, apresentação e explicação de experimentos e sistematização de conceitos. Distribuídas entre as macroações, encontramos 10 ações e 19 microações. Para D2, as macroações encontradas foram: introdução da aula, realização e explicação dos experimentos, sistematização de conceitos e conclusão da aula. Essas macroações abrangeram 8 ações e 17 microações. Na categorização das ações realizadas, houve uma expansão considerável com 25 e 21 ações docentes, respectivamente, por D1 e D2. Ao final, articulamos as ações encontradas pelas duplas em cada etapa do planejamento e execução das aulas. Assim, ao compararmos as ações pretendidas, percebemos que entre os principais objetivos estavam: contextualizar, discutir, distribuir, explicar, organizar, perguntar e questionar, ainda que em momentos distintos do planejamento da aula. Notamos que algumas ações advêm do contexto da atividade experimental e da participação ativa dos estudantes nas etapas processuais, influenciando as ações dos estudantes de graduação e exigindo a mobilização de conhecimentos diversos que se desdobraram em diferentes ações. No esforço de ampliar o olhar sobre a ação docente, buscamos aproximar a análise realizada de outras pesquisas da área (ASSAI, 2019; BORGES, BROIETTI, ARRUDA, 2021), o que nos proporcionou uma reflexão sobre ações comuns em o desenvolvimento de aulas experimentais de Química. Quando olhamos para as ações docentes frente à atividade experimental, podemos possibilitar uma melhor compreensão da sua complexidade e da prática dos professores de Química, evidenciando especificidades. Além disso, ao analisar o que de fato é feito numa atividade experimental, podemos contribuir para a validação e ampliação da visão teórica
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    Modelagem matemática, aprendizagem significativa e tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais
    (2013-11-29) Borssoi, Adriana Helena; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Moreira, Marco Antonio; Kato, Lilian Akemi; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Souza, Luciana Gastaldi Sardinha
    Investigar como ambientes de ensino e de aprendizagem que consideram atividades de modelagem matemática, dispõem de recursos tecnológicos e são organizados segundo os princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS viabilizam a aprendizagem significativa dos estudantes é o propósito da pesquisa que conduzimos em três Contextos educacionais. Seguindo as orientações da Teoria Fundamentada em Dados, os diferentes Contextos trouxeram dados que foram sistematicamente analisados visando à compreensão de questões mais específicas. A primeira busca identificar indicativos de diferenciação progressiva e de reconciliação integradora, princípios definidos na Teoria da Aprendizagem Significativa, quando os alunos se envolvem em atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia. A segunda questão visa entender de que forma as atividades de modelagem matemática, integradas às referidas unidades de ensino, potencializam a aprendizagem significativa dos estudantes. A terceira questão diz respeito à forma como os estudantes se apropriam das tecnologias durante as atividades de modelagem matemática. As análises específicas de cada Contexto da pesquisa apontam para quatro categorias teóricas: pensando juntos; relações com as tecnologias e seu uso; link entre modelagem e atuação profissional, conteúdo em foco. Essas categorias representam a codificação dos dados de acordo com os objetivos da pesquisa e, nesse sentido, indicam relações que permeiam o entendimento da questão de pesquisa. A análise global discute as categorias teóricas fundamentada nos dados e nos referenciais teóricos e viabiliza entendimentos para articulações entre modelagem matemática, aprendizagem significativa e tecnologias em diferentes contextos educacionais. Das relações entre as categorias teóricas, a influência da intencionalidade do aluno como um atributo integrador é determinante para a aprendizagem significativa, quando os alunos estão envolvidos em UEPS.
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    Ações docentes relacionadas às práticas científicas em aulas de química no Ensino Médio
    (2023-08-29) Nora, Paulo dos Santos; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Lima, João Paulo Camargo de; Assaí, Natany Dayani de Souza; Passos, Marinez Meneghello; Arruda, Sergio de Mello
    Neste estudo são apresentados resultados de uma investigação em que se buscou caracterizar as Práticas Científicas por meio da descrição das ações docentes observadas na execução de aulas de Química ministradas por licenciandos em situação remota. Os dados foram coletados em uma disicplina ministrada para estudantes do segundo ano do curso de licenciatura em Química, voltada à elaboração e desenvolvimento de oficinas temáticas para alunos da Educação Básica. A disciplina foi ministrada no formato remoto por conta da pandemia do Coronavírus. Parte da disciplina foi realizada de forma síncrona e parte de forma assíncrona, mediante o estudo e discussão de textos que fundamentaram o planejamento e a execução de oficinas temáticas. A questão norteadora da investigação foi: Quais ações docentes são evidenciadas em aulas de Química ministradas por licenciandos no Ensino Médio e quais delas estão relacionadas com as PC? Para tal, foram selecionados como corpus da investigação os vídeos das regências realizadas por dois grupos de licenciandos. Mediante as análises das ações e microações observadas nas aulas, evidenciamos 22 ações docentes nas aulas do grupo 01 e 20 ações docentes nas aulas do grupo 02. Desse conjunto de ações, 11 delas apresentaram microações relacionadas às Práticas Científicas, a saber: A PC1 – Fazer perguntas, pode ser caracterizada pela ação perguntar; a PC2 – Desenvolver e usar modelos, pelas ações apresentar, comentar, demonstrar, descrever e explicar; a PC3 – Planejar e realizar investigações, pelas ações comentar, demonstrar, descrever e explicar; a PC4 – Analisar e interpretar dados, pelas ações analisar, identificar e interpretar; a PC5 – Utilizar matemática e o pensamento computacional, pelas ações calcular, comentar, escrever e explicar; a PC6 – Construir explicações, a PC7 – Argumentar a partir de evidências e a PC8 – Obter, avaliar e comunicar a informação, pela ação explicar com diferentes microações. A análise das regências evidenciou que uma mesma prática científica pode estar relacionada a mais de uma ação, o que é especificado pela microação. As estratégias de ensino e os recursos adotados pelo licenciando podem favorecer um maior ou menor número de ações e, consequentemente, sua relação com as PC. Os dados reforçam ainda que, na prática docente, pode-se evidenciar outras ações além daquelas relacionadas às Práticas Científicas, caracterizadas em situações na qual o docente estabelece relações pessoais ou sociais com os alunos ou com o conteúdo proposto, por meio da gestão de conteúdo ou da classe
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    Perspectivas do ensino de física remoto para alfabetização científica por meio das interações discursivas
    (2023-04-28) Selingardi, Gabriela; Lorencini Júnior, Álvaro; Bozelli, Fernanda Cátia; Gomes, Luciano Carvalhais; Neves, Marcos Cesar Danhoni; Camargo Filho, Paulo Sérgio de
    Considerando o contexto da pandemia da COVID-19, em que se intensificou a necessidade de se investir na Alfabetização Científica (AC) da população, a fim de preparar os cidadãos para se posicionarem de forma crítica diante das diferentes situações que podem surgir, na convivência em sociedade, foram delimitados como objeto desta investigação o ensino de Física e a sua potencialidade como instrumento para promover a AC e a formação cidadã. Dessa forma, foi proposto como objetivo geral desta pesquisa, identificar por meio das interações discursivas qual abordagem comunicativa que o professor estabelece que contribui para os indícios de uma promoção da alfabetização científica. Ademais, buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: analisar as interações discursivas entre o professor e alunos, a fim de verificar qual abordagem comunicativa é predominante e qual tipo contribui positivamente para AC; identificar se os alunos conseguiram relacionar os saberes do seu cotidiano com os conhecimentos científicos estudados; observar se os conceitos/valores referentes à AC e à formação cidadã foram desenvolvidos pelos estudantes, à medida em que eles foram interagindo. Foi estabelecida a seguinte questão-problema: - Como que por meio das interações discursivas, o ensino de Física pode promover o desenvolvimento da Alfabetização Científica? A presente tese é de natureza qualitativa, sendo que a constituição dos dados foi realizada a priori, por meio de aulas gravadas, que, posteriormente, foram transcritas. Para a análise das informações, foi utilizado o modelo de interações discursivas e dialógicas, de Mortimer e Scott, e as Ações didáticas e pedagógicas e as Ações dos estudantes, de Sasseron. Também nos baseamos nos Indicadores da Alfabetização Científica, de Sasseron, que serviram como sistema de referência para a avaliação da AC dos alunos. Consideramos que a Física se configura como um componente curricular com potencial para a promoção da Alfabetização Científica e a formação para a cidadania, sendo a partir da articulação entre conteúdos científicos e valores sociais contemporâneos que nós, professores, estaremos colaborando para capacitar nossos alunos para o gerenciamento de situações ligadas às Ciências, que surgirão, certamente, ao longo de sua vida.
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    Teorias com abordagens semióticas : a ideia de contiguidade e possível diálogo interteórico em uma situação da Early Algebra
    (2023-03-24) Faria, Renata Aparecida de; Salvi, Rosana Figueiredo; Felix, Anágela Cristina Morete; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves; Camargo Filho, Paulo Sérgio de
    As teorias que nortearam esta pesquisa possuem enfoques distintos: a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval, apresenta um enfoque cognitivo em que os registros de representações são inerentes ao processo de ensino e aprendizagem de matemática e possibilitam a análise das atividades cognitivas de formação, tratamento e conversão. O enfoque sócio cultural delimita os pressupostos da Teoria da Objetivação (TO), teoria em desenvolvimento proposta por Luis Radford que considera o Labor Comum como fundamental aos processos de objetivação e subjetivação, ancorados pelos meios semióticos de objetivação. A tese investiga como os elementos de duas teorias da Educação Matemática que utilizam abordagens semióticas emergem em uma situação do contexto da Early Algebra denominada “Quantos telefonemas?”. A pesquisa é caracterizada como qualitativa – descritiva e foi realizada com estudantes do 6⸰ ano do Ensino Fundamental –Anos Finais, em um colégio da Rede Estadual situado em uma cidade do norte do Paraná. A coleta de informações ocorreu a partir das anotações no diário de campo da pesquisadora, fotos e protocolos dos estudantes dos grupos denominados G1, G2, G3e G4. A mobilização de diversos meios semióticos associados ao conceito de multimodalidade permitiu a elaboração de um instrumento de análise multissemiótica divididos em três etapas. Na primeira etapa, encontram-se a descrição dos meios semióticos utilizados (gestos, entonação vocal, artefatos, e representações) na situação “Quantos telefonemas?”. A segunda etapa da análise multissemiótica consistiu em indicar os processos de objetivação e subjetivação de cada um dos grupos, a partir dos meios semióticos mobilizados – nos quais, no grupo G3, os artefatos foram motivo de conflitos. Nesses processos de subjetividades – formas de colaboração humana –, entre os integrantes dos grupos, ocorreram também subjetividades da pesquisadora. Na terceira etapa, o meio semiótico “representações” foi considerado em seus registros na indicação das atividades cognitivas de tratamento e conversão. Dos elementos que emergiram na análise multissemiótica, decorreu a ideia de contiguidade como a disposição dos elementos lado a lado, de modo síncrono e permitiu a proposta de um possível diálogo interteórico entre aspectos das teorias: o labor comum (TO), a autonomia intelectual (TRRS), a contração semiótica (TO) e a coordenação (TRRS) entre os elementos das teorias. Quanto à situação do contexto da Early Algebra, identificamos a covariação – relação entre quantidade de pessoas e telefonemas – enquanto característica do Pensamento Algébrico.
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    Recuperação de estudos : uma oportunidade de aprendizagem?
    (2023-06-19) Cardoso, Milene Aparecida Malaquias; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Dalto, Jader Otavio; Mendes, Marcele Tavares; Miguel, José Carlos; Baldini, Loreni Aparecida Ferreira; Taurino, Maria do Socorro; Omodei, Letícia Barcaro Celeste
    Este trabalho teve como objetivo analisar as produções escritas de alunos do 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola particular de um município de médio porte do Norte do Paraná em uma prova-escrita-em-fases utilizada como alternativa para a Recuperação de Estudos à luz da perspectiva da Educação Matemática Realística. Esta é uma investigação de natureza qualitativa na qual houve uma interação entre a pesquisadora e a prática estudada, com o interesse em conhecer as maneiras particulares de os alunos lidarem com as situações vividas e com as relações em que estiveram envolvidos juntamente com a pesquisadora. O processo foi priorizado pelo empenho em entendê-lo em seu contexto. A interpretação da pesquisadora esteve diretamente relacionada às suas experiências como professora, tendo sido (re)configurada a partir de novos elementos que foram incorporados. Ao utilizar a prova-escrita-em-fases para a Recuperação de Estudos, viabilizou-se que alunos e professor se comunicassem por meio das intervenções e questionamentos, sendo a prova-escrita-em-fases um instrumento valioso de recolha de informações, tanto para professor, quanto para o aluno. A Recuperação de Estudos por meio da prova-escrita-em-fases possibilitou ao aluno pesquisar em diferentes fontes (livros, apostilas, Internet, com colegas) o que precisava para resolver a tarefa proposta, possibilitando a ele tornar-se autor do seu próprio conhecimento matemático. Com isso, a prova-escrita-em-fases como alternativa para a Recuperação de Estudos mostrou ser um instrumento de grande potencial, em que a professora pôde analisar a produção escrita de seus alunos sem o expor para sua turma. Além disso, pôde guiar seus passos para conseguir resolver a tarefa proposta, pôde ainda, reorientá-los a buscar, pesquisar, rever seus estudos para conseguir sanar possíveis dificuldades.
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    Prática como componente curricular : espaço de luta e resistência na formação de professores de química
    (2023-04-12) Baldaquim, Matheus Junior; Lorencini Júnior, Álvaro; Assai, Natany Dayani de Souza; Mesquita, Nyuara Araújo da Silva; Arrigo, Viviane
    Este estudo tem como objetivo analisar definições e critérios para a execução da Prática como Componente Curricular (PCC) e identificar as formas de inserção, bem como os professores atuantes nesse espaço curricular na formação de professores de Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil. A constituição do referencial teórico deu-se em quatro seções. Na primeira, realizou-se a análise e interpretação dos documentos normativos que abordam a PCC. Na segunda, o objetivo foi a construção do conceito da PCC associada à práxis. Na terceira, identificam-se os focos de investigação das teses e dissertações que abordam a PCC no contexto da Licenciatura em Química. E, por último, caracteriza-se a área de Ensino de Química com base nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu. A compilação dos dados desta pesquisa ocorreu mediante a análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil e dos respectivos planos de ensino das componentes curriculares que apresentam carga horária destinada à PCC. Já a busca pelo Capital Cultural Institucionalizado e o Capital Acadêmico-Científico dos professores formadores atuantes nos espaços curriculares da PCC teve como base de dados a Plataforma Lattes. As análises permitiram evidenciar as múltiplas formas de inserção da PCC, que ocorrem de acordo com as necessidades próprias das instituições. Além disso, apenas 25% da carga horária de PCC nos cursos analisados pertence aos docentes com Capital Cultural Institucionalizado na área do Ensino de Química. Esse cenário reforça a necessidade de estabelecer o diálogo reflexivo entre Química/Educação/realidade social, pois para desenvolver a PCC é necessário o comprometimento dos professores formadores que devem ter conhecimento específico da interface.
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    Um estudo a respeito das características da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas
    (2022-02-24) Hachiya, Jefferson Sussumu de Aguiar; Passos, Marinez Meneghello; Passos, Angela Meneghello; Pizarro, Mariana Vaitiekunas; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de Mello
    O objetivo desta tese é identificar as características da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas, por um grupo de três professores durante reuniões pós-aulas para organização de um componente curricular. Como corpus de pesquisa, foram selecionadas seis reuniões (R), que ocorreram em três momentos distintos do desenvolvimento anual da disciplina – momento inicial (M1), momento intermediário (M2) e momento final (M3). Os dados, provenientes da transcrição das gravações em audio dos discursos desses professores, em cada um dos três momentos, foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Para facilitar esse processo, utilizamos como categorias a priori as três colunas da Matriz da reflexão M(R), que buscam relacionar a reflexão sobre as ações docentes com a Aprendizagem docente, o Ensino praticado e a Aprendizagem discente. Vale ressaltar, que a M(R) é um intrumento analítico resultante do desdobramento do Modelo do farol de navegação, que foi por nós desenvolvido para caracterizar o olhar do professor sobre as ações que ocorrem em momentos de reflexão sobre as ações passadas e futuras relacionadas a atividade docente. Tendo como base esses intrumento analíticos, nota se que a relação da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas se dá prioritariamente com as categorias Ensino praticado e Aprendizagem discente, as quais são melhor descritas pela emergência de subcategorias que fazem menção a temas discutidos pelos professores no decorrer do desenvolvimento do componente curricular. Ainda concluímos que, a M(R) e o Modelo do farol de navegação são suficiente para caracterizar as reflexões sobre as ações docentes em momentos pós aula, assim entendemos que esses instrumentos analíticos propostos ainda podem ser utilizados para organizar e conduzir as ações de professores, não apenas no desenvolvimento de um componente curricular, mas também para acompanhar e orientar licenciandos em seus estágios de docência. Outro resultado por nós observado, foi que o ato de refletir sobre a sua aprendizagem, sobre seu modo de ensinar e sobre a aprendizagem discente, fornece aos professores uma visão privilegiada do processo educacional, o que contribuir para o aprimoramento de seu desenvolvimento profissional docente. Porém, concordamos que a reflexão sobre as ações docentes pode ser mais significativa e produtiva quando se abrange a dimensão coletiva e intencional, ou seja, quando se tem uma escola reflexiva e não apenas sujeitos reflexivos.
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    A disciplina de Libras na formação de licenciandos de química e ciências biológicas : um estudo por meio das perspectivas das ementas, dos professores e estudantes
    (2022-07-01) Charallo, Thalita Gabriela Comar; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Vitaliano, Célia Regina; Costa, Edivaldo da Silva; Castro Junior, Glaucio de; Zara, Reginaldo Aparecido
    Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que buscou investigar e analisar as contribuições da disciplina de Libras na formação inicial de professores de Química e Ciências Biológicas por meio de análise com ementas das disciplinas de Libras de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas do Brasil, buscando evidências dos conteúdos que devem ser abordados nos cursos; entrevistas com professores surdos e ouvintes acerca dos conteúdos, objetivos e impacto na formação de professores e por último, as potencialidades da disciplina segundo os alunos egressos de cursos de licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Para a obtenção dos dados pesquisou se nos sites das IES as ementas dos cursos, realizou-se as entrevistas com os professores participantes em Libras com os professores surdos gravadas e transcritas para a língua portuguesa e aplicou-se um questionário semiestruturado com egressos e alunos que estavam em fase final da disciplina. Todos os dados foram analisados e categorizados qualitativamente com base na Análise de Conteúdos baseada em Bardin (2011) e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que permitiram algumas reflexões acerca da oferta da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura do país, após dezessete anos de exigência do Decreto nº 5626 de 2005. Os resultados evidenciaram que a falta de informações mais detalhadas sobre o papel e o objetivo da disciplina de Libras nos cursos de formação docente, que não são contemplados no Decreto supracitado, permite que cada IES definam segundo suas percepções como será ofertada disciplina em cada curso e quais conteúdos ou temáticas serão trabalhados. Diante disso, as análises apontaram que algumas disciplinas tem um perfil de curso básico de Libras, voltado para o ensino de sinais, enquanto outras dividem a disciplina em conteúdos teórico e práticos e, que discussões mais específicas relacionadas a área da Ciências e a formação de professores que vão atuar com alunos surdos no ensino de Química e Ciências biológicas, entre outros, dificilmente são contemplados pela disciplina.
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    Um estudo acerca de possíveis contribuições do PROINTE/UEM para a formação inicial de professores de matemática
    (2022-02-25) Camargo, Ligia Bittencourt Ferraz de; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Teixeira, Bruno Rodrigo; Gereti, Laís Cristina Viel; Barroso, Mariana Moran; Pedrochi Junior, Osmar
    Neste trabalho tem-se como objetivo investigar possíveis contribuições do Programa de Integração Estudantil (PROINTE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição, que participaram desse Programa como preceptores. Desenvolve-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo, havendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram uma coordenadora geral do Programa, uma coordenadora das atividades de preceptorias da área da Matemática, uma docente do Departamento de Matemática, além de dez preceptores. Assume-se a formação de professores sob a perspectiva do desenvolvimento profissional ancorando-se em (PONTE, 1998; MARCELO, 2009) entre outros autores como (PEREZ, 1999; PASSOS et al., 2006). Ademais, serviram de base para esta investigação aspectos apontados por pesquisas na área de Ensino de Matemática no qual os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil apresentam defasagens, ou seja, lacunas decorrentes da formação oriunda dos cursos de Licenciatura em Matemática, bem como um levantamento de pesquisas que tiveram como foco de estudo investigar contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Matemática. Os resultados sugerem contribuições oportunizadas pelo PROINTE relacionadas ao conteúdo matemático, à prática de sala de aula, à interação com os estudantes, ao planejamento, ao comportamento e à atuação como professor. Verifica-se o Programa como um contexto favorável a formação docente e capaz de ir além dos objetivos a que se propõe, podendo impulsionar o desenvolvimento profissional dos licenciandos em Matemática que atuarem como preceptores, ao propiciar momentos de interação, oportunizar possíveis reflexões, requerer estudos, exigir responsabilidade e envolver novas aprendizagens que podem repercutir na prática docente desses futuros professores.
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    Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
    (2021-08-24) Zanim, Ana Paula; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Silva, Cíntia da; Bisognin, Eleni; Veleda, Gabriele Granada
    Nesta pesquisa, considerando o quadro teórico relativo à modelagem matemática bem como ao que vem sendo estudado relativamente às competências em modelagem matemática, temos por objetivo propor um método para caracterizar e identificar competências dos alunos em atividades de modelagem matemática e usá-lo em uma pesquisa empírica que, no âmbito da pesquisa qualitativa, se caracteriza como estudo de caso. O método proposto caracterizou duas dimensões relativas às competências desenvolvidas pelos alunos, a saber: dimensão das competências relativas aos conhecimentos do fazer modelagem matemática e dimensão das competências relativas aos conhecimentos matemáticos. Em cada uma destas dimensões caracterizamos um conjunto de competências em que os alunos podem progredir quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. Para investigar o desempenho dos alunos relativamente às competências caracterizadas, usamos um estudo de caso em uma pesquisa empírica. A pesquisa foi realizada no âmbito da pandemia Covid-19 quando as universidades estavam com aulas síncronas realizadas via plataforma digital, e se deu em uma universidade pública do estado do Paraná, com as turmas do 1o ano e do 4o ano de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo pelo Google Meet, instrumentos e entrevistas com dois grupos de alunos, sendo um do 1 o ano e um do 4o ano. Os resultados mostram que os dois grupos de alunos tiveram progressos em suas competências matemáticas bem como naquelas relativas ao fazer modelagem matemática no decorrer do desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. O método proposto nesta pesquisa avalia o desempenho dos alunos considerando separadamente suas experiências com modelagem matemática e seu conhecimento matemático bem como a articulação destas experiências e conhecimento na abordagem matemática de uma situação da realidade.
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    Autenticidade em atividades de modelagem matemática : da aprendizagem para o ensino em um curso de formação de professores
    (2021-06-22) Omodei, Letícia Barcaro Celeste; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Oliveira, Andréia Maria Pereira de; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Silva, Karina Alessandra Pessoa da; Carreira, Susana Paula Graça
    A preocupação com a autenticidade em aulas de matemática teve seu despontar com o uso de problemas com contextos artificiais para aplicar a matemática nas aulas de matemática. Desse modo, a modelagem matemática é vista como um meio para inserir essa autenticidade na sala de aula. Mas como se caracteriza essa autenticidade em atividades de modelagem matemática? Construímos nossa fundamentação teórica sobre autenticidade em atividades de modelagem matemática, modelagem matemática na educação matemática e formação do professor para desenvolver atividades de modelagem na sala de aula. Considerando que as atividades desenvolvidas se caracterizam como uma atividade de modelagem matemática, definimos atributos para conferir a autenticidade a essas atividades. Levando em consideração o arcabouço teórico em que se fundamenta a pesquisa e o objetivo de investigar como se caracteriza a autenticidade em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em um curso de formação inicial de professores, foram desenvolvidas atividades de modelagem matemática mediante a caraterização de dois contextos: o Contexto de Aprendizagem e o Contexto de Ensino. De acordo com as análises empreendidas nessa pesquisa, a autenticidade se mostra presente em todo o desenvolvimento da atividade de modelagem, no contexto em que se dá a atividade, mas também no papel do professor, na autonomia dos estudantes, nas decisões que são tomadas, no porquê dessas decisões e o que elas influenciam. As análises das atividades desenvolvidas no Contexto de Aprendizagem mostram que a autenticidade está ligada à autonomia dos estudantes para desenvolverem a atividade, pois o maior nível de autenticidade inclui atividades de 3º momento de familiarização dos estudantes com atividades de modelagem matemática, atividades em que os estudantes de fato percorrem todas as fases de desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Assim, uma atividade com maior nível de autenticidade exige que os próprios modeladores se envolvam na coleta de dados, conheçam mais profundamente a situação-problema estudada, analisem para buscar e selecionar informações necessárias, quais simplificações são possíveis de se fazer sem que comprometa a autenticidade da situação do mundo real, que hipóteses considerar, para então resolver o problema, construir o modelo matemático e interpretar os resultados, com vistas também às consequências desse modelo e o que os resultados podem trazer para o mundo dentro e fora da sala de aula.
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    Um estudo sobre as ações docentes compartilhadas de residentes do programa de residência pedagógica de um curso de licenciatura em química.
    (2021-12-22) Obara, Cássia Emi; Passos, Marinez Meneghello; Stanzani, Enio de Lorena; Carvalho, Diego Fogaça; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de Mello
    O Programa de Residência Pedagógica (PRP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e possibilita aos licenciandos uma imersão na prática escolar. O PRP/UEL/Química criou uma dinâmica de discussão teórica e prática, incentivando também a pesquisa. Ao ingressarem na sala de aula, os residentes formaram quatro duplas e um trio. Diante disso, esta tese apresentou como principal objetivo: identificar, por meio das ações docentes, como atuam os residentes nesta configuração de “docência compartilhada”. As questões que nortearam esta pesquisa são: Quais são as categorias de ação de residentes em aulas de Química? Há ações docentes compartilhadas nas aulas ministradas em duplas ou trios entre os residentes participantes? Como as ações são gerenciadas pelos atores nesses momentos? Orientados pela pesquisa qualitativa, tratamos de descrever nossa análise de dados, pautada na Análise Textual Discursiva (ATD). Observar as experiências adquiridas pelos residentes, nos fizeram voltar o olhar sobre a sala de aula. Desta maneira, procuramos investigar os fenômenos que poderíamos encontrar nas aulas dos residentes. As aulas eleitas para análise partiram das relações entre a dupla ou trio de residentes: as aulas A16, A25 e A66. Em A16 identificamos 4 momentos em que duas ou mais ações docentes foram efetuadas simultaneamente por dois ou três residentes: No primeiro momento, levantamos 9 diferentes ações docentes compartilhadas; no segundo momento, 2 ações docentes compartilhadas; no terceiro momento, 1 ação; no quarto momento, 5 ações docentes compartilhadas. Na aula A25 identificamos 5 momentos em que as ações dos residentes foram levantadas simultaneamente: para o primeiro momento, foram 5 ações docentes compartilhadas diferentes; no segundo, 2 ações; no terceiro, 1 ação, no quarto 10 ações e no quinto momento foram 3 categorias de ação docente compartilhada. Em A66 identificamos 4 momentos em que as ações docentes compartilhadas se estabeleceram: o primeiro momento, levantamos 3 diferentes categorias de ação docente compartilhada, segundo, 2 ações, no terceiro momento, 1 ação e no quarto momento, 3 ações docentes compartilhadas. A busca pelas ações docentes compartilhadas possibilitou visualizar a mobilização dos residentes na prática docente. Tais ações estabelecidas foram frutos de um processo formativo, organizado, planejado e discutido previamente, o que possibilitou uma articulação entre as práticas das duplas e trios de residentes.
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    Matemática que se sente na pele: um estudo a respeito do pensamento matemático de alunos surdocegos.
    (2021-05-27) Jesus, Marcelo Silva de; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Vitaliano, Célia Regina; Gereti, Laís Cristina Viel; Klaiber, Michelle Andrade; Santos, Natália Gomes dos
    A presente pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, com características de um estudo de casos múltiplos, tem por objetivo investigar e discutir características do Pensamento Matemático de dois alunos surdocegos de uma escola do município de Londrina-PR. Para tanto, assumiu-se como perspectiva epistemológica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Rômulo Campos Lins. Como suporte teórico, adotou-se a relação entre Pensamento e Linguagem e o processo de desenvolvimento de crianças com deficiência, propostos por Vygostsky. Para atingir o objetivo proposto, construiu-se uma caracterização para o modo de produção de significados para a Matemática esperado de dois alunos no contexto educacional paranaense, a partir da produção de significados do autor deste trabalho para os resíduos de enunciações contidos nas Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná para a disciplina de Matemática. Tendo essa caracterização como referência e os referenciais teóricos mencionados, realizou-se uma leitura dos resíduos de enunciações dos dois, produzidos durante entrevistas semiestruturadas que tinham por objetivo caracterizar os contextos escolares em que estiveram e/ou estão inseridos e uma caracterização para os modos de produção de significados para a Matemática, ou ainda, para o Pensamento Matemático de cada um deles. O estudo evidenciou que o modo mais presente e valorizado em toda aprendizagem escolar dos alunos, de noções concretas às abstratas, após o surgimento da surdocegueira, esteve indissociável da manipulação, presente ou passada, de objetos físicos. Apenas um dos alunos demonstrou possuir o Pensamento Matemático esperado no contexto em que estão inseridos, e que ambos demonstram, em seus modos de lidar com a Matemática, coisificar noções matemáticas e fazer referência a objetos “concretos”, “cotidianos”.