A formação do historiador-docente: a presença da didática da história nas licenciaturas em história nas universidades públicas brasileiras

Data

2025-04-04

Autores

Correa, Kauany Dandary Coelho

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O historiador-docente transcende a mera função de profissional que ministra a disciplina de História, assumindo também o compromisso de conduzir suas práticas conforme a pesquisa orientadora (Matos, 2021). Nessa ótica, o presente estudo propõe-se a analisar como tal abordagem é implementada na formação desse futuro educador através de uma investigação quantitativa e qualitativa dos conceitos pertinentes à Didática da História (Rüsen, 2001) e à Educação Histórica (Schmidt, 2016), visto que esses campos de pesquisa preconizam a integração contínua entre teoria e prática no ensino. As fontes de análise compreendem as ementas das disciplinas epistemológicas (Historiografia e Teoria da História) e metodológicas (Estágios), presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos de universidades públicas brasileiras. A seleção das instituições de Ensino Superior seguiu como critério a abordagem da Didática da História e Educação Histórica em universidades de diferentes regiões do país que disponibilizaram, com maior facilidade, sua documentação. Ademais, busca-se investigar as gradações entre as ementas quanto à incorporação dos referidos conceitos em seus currículos, bem como discorrer sobre o papel dos programas institucionais, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no fomento de uma abordagem integrada ao Ensino de História. Desta maneira, esta pesquisa almeja contribuir para a compreensão de como a relação entre práxis e teoria são indissociáveis na formação de professores de História no contexto brasileiro e a consolidação da cognição histórica situada neste processo.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Projeto Político Pedagógico, Didática da História, Educação Histórica, Historiador-docente, História social, Ensino superior, Educação - História, Currículos - História, Ensino de história

Citação