Avaliação na área de ensino de química: características, tendências e lacunas nas pesquisas
Data
2025-04-03
Autores
Costa, Sandro Lucas Reis
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Resumo
Esta pesquisa apresenta resultados de uma Revisão Bibliográfica Sistemática de artigos sobre Avaliação na área de Ensino de Química, bem como resultados de entrevistas com os principais autores internacionais que investigam esta temática abordando as características, as tendências e as lacunas das pesquisas nesse tema. Foram analisados 205 artigos publicados em periódicos internacionais da área de Ensino de Química ao longo de vinte anos (2002-2021), disponíveis em duas bases de dados: ERIC e ERIH Plus. Entrevistou-se quatro autores proeminentes no tema e buscou-se responder às seguintes questões de pesquisa: I) Quais são as principais características, tendências e lacunas dos artigos internacionais sobre Avaliação na área de Ensino de Química? II) O que tem sido avaliado nos artigos internacionais sobre Avaliação na área de Ensino de Química? III) Quais são as perspectivas dos principais autores internacionais em Avaliação na área de Ensino de Química sobre as características, tendências e as lacunas das pesquisas? Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa com os procedimentos analíticos orientados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e os procedimentos metodológicos conforme o guia para uma revisão bibliográfica sistemática de Okoli (2015). Como resultados, identificou-se um aumento significativo no número de publicações, especialmente entre 2011 e 2021, quando a produção saltou de 18% para 82% do total, indicando uma crescente valorização do tema. Esse crescimento pode ser atribuído à introdução do conceito de avaliação formativa, o aumento de profissionais pesquisando na área de Ensino e uma necessidade crescente de instrumentos avaliativos mais precisos e confiáveis. Identificou-se que os periódicos Chemistry Education Research and Practice (66%) e Journal of Chemical Education (16%) foram cruciais para a disseminação das pesquisas e a promoção de discussões sobre práticas avaliativas. Os Estados Unidos, mais especificamente o estado da Flórida, destacou-se como um polo de pesquisa, em especial em instituições como a University of South Florida e a Miami University, onde pesquisadores influentes têm contribuído significativamente para a literatura. Quanto ao nível de ensino avaliado, a maioria dos artigos se concentrou no contexto do ensino superior (50%), enquanto o contexto da Educação Básica representou apenas 8% das publicações. Essa discrepância aponta para uma lacuna na pesquisa que requer maior atenção. A análise do que foi avaliado gerou dez categorias: Avalia habilidades (C01); Avalia estratégias de avaliação, provas, exames e itens (C02); Avalia propostas de ensino (C03); Avalia um instrumento, ferramenta ou tecnologia (C04); Avalia compreensões, percepções e interesse (C05); Avalia conhecimentos (C06); Avalia o currículo (C07); Avalia atitudes (C08); Avalia outras pesquisas (C09); e Discute avaliação em contextos diferentes (C10). Dentre as categorias, a avaliação de propostas de ensino foi a mais proeminente (19%), seguida pela avaliação de instrumentos e tecnologias (17,5%). As perspectivas dos principais autores internacionais apontam para a necessidade de uma abordagem mais plural nas avaliações, enfatizando o potencial da avaliação na coleta de dados e na realização de inferências sobre a aprendizagem. Entre as lacunas identificadas estão a falta de estudos de longo prazo e a necessidade de compreender melhor as percepções dos alunos e o impacto das práticas de avaliação. Os resultados desta pesquisa revelam uma transformação significativa nas publicações sobre Avaliação na área de Ensino de Química ao longo do recorte temporal e destacam a necessidade de futuras investigações que abordem as lacunas existentes, especialmente em relação à avaliação das práticas docentes e o contexto da Educação Básica. Em futuras investigações, as características, tendências e lacunas apresentadas nesse estudo podem servir como um ponto de partida para promover um entendimento mais abrangente e fundamentado da temática avaliação, em diferentes contextos educacionais
Descrição
Palavras-chave
Avaliação, Revisão bibliográfica sistemática, Ensino de química, Pesquisadores, Context internacional, Educação matemática, Química, Estudo e ensino, Aprendizagem