Conexões entre as ações docentes e discentes em aulas remotas de Química no Ensino Superior

Data

2024-03-08

Autores

Barbosa, Isadora Polvani

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Resumo

A presente dissertação apresenta um estudo de caráter qualitativo em que são descritas e analisadas as ações docentes e discentes em aulas remotas de Química no Ensino Superior e possíveis conexões. Para tal propósito, foram analisadas aulas de duas professoras de química e os dados foram sistematizadas seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Mediante as análises foram identificadas 11 ações docentes para a Professora 1 (P1) (Comenta, Cumprimenta, Escuta, Explica, Informa, Interrompe, Operacionaliza, Pergunta, Retoma, Lê e Responde) e 13 ações docentes para a Professora 2 (P2) (Comenta, Cumprimenta, Demonstra, Escuta, Explica, Informa, Interrompe, Lê, Operacionaliza, Pergunta, Responde, Retoma e Supervisiona). No que diz respeito as ações discentes descritas e analisadas, encontrou-se 6 distintas ações discentes para os alunos de P1 e P2 (Comenta, Explica, Interrompe, Operacionaliza Pergunta e Responde). Ao analisar as aulas síncronas no formato de ensino remoto emergencial (ERE), observamos certa similaridade com as ações docentes e discentes identificadas em aulas presenciais, com a ocorrência das ações “Interrompe” e “Operacionaliza”, as quais podem ser consideradas como representativas do ERE. Além disso, foram identificadas mais ações docentes do que ações discentes, e mais ações docentes para as aulas de P2 em comparação com as aulas de P1. No que concerne as conexões entre as ações docentes e discentes, na 6 aula de P1, tem-se 13 conexões. Já na aula 10 de P1, observou-se 11 conexões e 2 desconexões. Outrossim, na aula 9 de P2 foram evidenciadas 32 conexões e 3 desconexões e na aula 12 de P2, ocorreram 89 conexões e 15 desconexões. A incidência e a diversidade das ações e das conexões, nesta pesquisa, podem estar relacionadas ao menos por três fatores: a especificidade da disciplina, os recursos didáticos empregados pelas docentes e a configuração do ensino remoto. Como perspectivas futuras, pretende-se utilizar o estudo das ações docentes, discentes e suas conexões como um instrumento de análise no contexto da formação de professores no Ensino de Química.

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Palavras-chave

Química, Ensino superior, Ensino remoto, Aulas síncronas, Estudo e ensino, Formação de professores, Ensino de Ciências, Formação Continuada de professores, Ensino remoto emergencial

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