Leitura literária e sua interface com a teoria da atividade e políticas curriculares: reflexões e proposições na formação leitora da criança nos anos iniciais do ensino fundamental
Data
2025-05-09
Autores
Miranda, Mônica Trindade
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Resumo
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração Educação Escolar, especificamente na linha de pesquisa intitulada Docência: Saberes e Práticas, Núcleo I: Formação de professores, que congrega estudos em educação com o intuito de produzir conhecimentos sobre a docência, visando uma educação comprometida com as necessidades do contexto escolar nos diversos níveis e modalidades de ensino. O estudo está vinculado também ao Grupo de Estudos e Pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. O problema de pesquisa desta investigação consiste em perceber como a leitura literária é apresentada no contexto do currículo escolar, bem como, identificar como a Teoria da Atividade, pode auxiliar na formação do sujeito leitor, voltada às práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de uma intervenção pedagógica? Isso posto, o objetivo geral deste estudo tem como foco compreender a importância da leitura literária na formação de crianças do terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a fim de verificar como a Teoria da Atividade pode ser balizadora de práticas de leitura literária em contexto escolar. No que tange aos objetivos específicos pretende-se: a) Analisar como a leitura está presente na organização escolar e nas políticas curriculares, a fim de identificar suas implicações no processo de ensino e aprendizagem; b) Identificar como a leitura literária é trabalhada, tendo como premissa a formação da criança leitora, em uma sala de aula do terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na zona norte da cidade de Londrina e c) Discutir a Teoria da Atividade a fim de apresentar seu arcabouço teórico e implementá-la a partir das práticas de leitura literária nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada tem como pressuposto o Materialismo Histórico Dialético, a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Ao término da pesquisa constatou-se que a leitura literária é minimamente citada nas políticas curriculares e nos documentos oficiais, de forma aligeirada e utilitarista. Identificamos também, que a Teoria da Atividade pode contribuir para o desenvolvimento da criança no que tange as práticas de leitura literária, fundamentadas pela Estrutura Geral da Atividade, bem como, para a formação humana do sujeito leitor.
Descrição
Palavras-chave
Leitura Literária, Políticas Curriculares, Teoria da Atividade, Anos Iniciais, Educação escolar Londrina (PR), Formação de professores, Currículos, Formação de leitores, Prática de leitura, Ensino fundamental Paraná, Ensino, Aprendizagem, Escola publica