Leitura literária e sua interface com a teoria da atividade e políticas curriculares: reflexões e proposições na formação leitora da criança nos anos iniciais do ensino fundamental
Data
2025-05-09
Autores
Miranda, Mônica Trindade
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Resumo
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração Educação Escolar, especificamente na linha de pesquisa intitulada Docência: Saberes e Práticas, Núcleo I: Formação de professores, que congrega estudos em educação com o intuito de produzir conhecimentos sobre a docência, visando uma educação comprometida com as necessidades do contexto escolar nos diversos níveis e modalidades de ensino. O estudo está vinculado também ao Grupo de Estudos e Pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. O problema de pesquisa desta investigação consiste em perceber como a leitura literária é apresentada no contexto do currículo escolar, bem como, identificar como a Teoria da Atividade, pode auxiliar na formação do sujeito leitor, voltada às práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de uma intervenção pedagógica? Isso posto, o objetivo geral deste estudo tem como foco compreender a importância da leitura literária na formação de crianças do terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a fim de verificar como a Teoria da Atividade pode ser balizadora de práticas de leitura literária em contexto escolar. No que tange aos objetivos específicos pretende-se: a) Analisar como a leitura está presente na organização escolar e nas políticas curriculares, a fim de identificar suas implicações no processo de ensino e aprendizagem; b) Identificar como a leitura literária é trabalhada, tendo como premissa a formação da criança leitora, em uma sala de aula do terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na zona norte da cidade de Londrina e c) Discutir a Teoria da Atividade a fim de apresentar seu arcabouço teórico e implementá-la a partir das práticas de leitura literária nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada tem como pressuposto o Materialismo Histórico Dialético, a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Ao término da pesquisa constatou-se que a leitura literária é minimamente citada nas políticas curriculares e nos documentos oficiais, de forma aligeirada e utilitarista. Identificamos também, que a Teoria da Atividade pode contribuir para o desenvolvimento da criança no que tange as práticas de leitura literária, fundamentadas pela Estrutura Geral da Atividade, bem como, para a formação humana do sujeito leitor.
Descrição
Palavras-chave
Leitura Literária, Políticas Curriculares, Teoria da Atividade, Anos Iniciais