Crenças de autoeficácia docente na promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio : uma proposta de intervenção

Data

2025-02-26

Autores

Silveira, Patrícia da

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Resumo

As crenças de autoeficácia são definidas como sendo crenças que o indivíduo possui em relação a ser capaz de realizar ações, de forma organizada e intencional, para atingir metas já estabelecidas e devido a isso, elas são essenciais para o desenvolvimento e mudança pessoal. No contexto desta pesquisa são estudadas as crenças de autoeficácia docente, ou seja, o quanto o professor se sente capaz de promover a autorregulação da aprendizagem em sala de aula na Educação Profissional e Técnica de nível médio. A presente pesquisa buscou analisar os efeitos de uma intervenção nas crenças de autoeficácia docente para a promoção da aprendizagem autorregulada em sala de aula no contexto da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio. Este é um estudo quase-experimental e apresenta uma abordagem mista (quali-quantitativa).Participaram da pesquisa dois professores, sendo um do gênero masculino e outro do gênero feminino, com idades entre 31 e 40 anos. A pesquisa foi organizada em três momentos, divididos em: pré-teste, intervenção e pós-teste. O pré-teste ocorreu no primeiro encontro síncrono da intervenção, em que foram aplicadas a escala autoeficácia do professor para promover a autorregulação da aprendizagem (EAPP- AA) e a escala de estratégias de aprendizagem para universitários (EEA-U), assim como o questionário autorreflexivo. A intervenção foi realizada entre o 2º. e o 13º. encontro por meio de curso de formação docente online denominado “Diálogos sobre a promoçao da aprendizagem autorregulada na EPT de nível médio”, realizado durante os meses de setembro de 2022 a março de 2023, composta por cinco grandes temáticas (Teoria Social Cognitiva, Crenças de Autoeficácia, Motivação, Autorregulação da Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem) distribuídas em 14 encontros online, nos quais foram realizadas atividades síncronas (21h), e atividades assíncronas (9h), totalizando uma carga horária de 30 horas. Cada encontro online teve a duração de 1h30min e foi realizado pela plataforma google meet, enquanto que as atividades assíncronas foram disponibilizadas na plataforma google sala de aula (classroom). O pós-teste ocorreu no 14º. encontro, com a aplicação dos mesmos instrumentos aplicados no pré-teste. Os dados coletados, a partir das escalas EEA-U e EAPP-AA, foram submetidos à análise estatística descritiva. As análises do diário de aprendizagem e do questionário autorreflexivo aplicados foram realizadas por meio de uma análise descritiva. Na escala EEA-U os professores/participantes apresentaram bons níveis de autorregulação tanto no pré-teste como no pós-teste. Já na escala EAPP-AA os professores/participantes tiveram redução nas médias totais do pré-teste para o pós-teste. Esta redução nas médias do pós-teste indicou que a intervenção possibilitou aos professores/participantes compreenderem diversos conceitos trazidos na escala, impactando, assim, nas respostas do pré-teste. A discussão dos dados qualitatitvos se deu a partir de dois eixos norteadores, sendo um sobre a formação acadêmica, crenças e concepções dos professores na EPT de nível médio sobre o ensino e aprendizagem, que demonstrou a influência das crenças e formação dos professores/participantes sobre o processo de ensino e aprendizagem, e o outro sobre o processo de tomada de consciência para a promoção da AA durante a intervenção, indicando lacunas e possibilidades para a implementação de práticas pedagógicas voltadas para a promoção da AA em sala de aula. Por fim, a intervenção apresentou efeitos relevantes quanto a proporcionar aos professores/participantes um espaço de discussão, no qual foram trazidas as problemáticas referentes ao fazer pedagógico na EPT de nível médio e de reflexão sobre a necessidade de formação especifica e continua para práticas pedagógicas voltadas à promoção da autorregulação da aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Crenças de autoeficácia docente, Autorregulação da aprendizagem, Intervenção, Educação Profissional e Técnica de nível médio, Educação, Autoeficácia, Salas de aula, Intervenção pedagógica, Formação de professores, Encontros online, Ensino, Aprendizagem, Práticas pedagógicas, Educação profissional

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