Representações Sociais de Pessoas Vivendo com HIV em Abandono da Terapia Antirretroviral: Educação em Saúde para a Retomada do Tratamento

Data

2023-04-19

Autores

Amaral, Viviane Michele do

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Resumo

O uso contínuo da terapia antirretroviral e consequente supressão viral promovem inúmeros benefícios à saúde das pessoas vivendo com HIV. Entretanto, aproximadamente 333 mil brasileiros que vivem com HIV não estavam em tratamento em 2021, sendo o abandono do seguimento um dos motivos. Objetivos: Apreender as representações sociais de pessoas vivendo com HIV acerca do abandono do tratamento e a motivação para a retomada; analisar o processo de intervenção educativa para pessoas vivendo com HIV em abandono do tratamento. Percurso Metodológico: Trata-se de uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, pautada na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, e organizada por meio de dois estudos, voltados a contemplar os dois objetivos sequenciais da pesquisa. O cenário foi um Serviço de Atendimento Especializado em HIV/aids localizado na região Sul do Brasil. A população foi composta por 288 pessoas diagnosticadas com HIV em abandono do tratamento por período superior a 100 dias. Destas, 250 foram excluídas em função de critérios relacionados a informações cadastrais incompletas ou equivocadas, e aspectos impeditivos do comparecimento ao serviço e de contato. Outras 18 pessoas foram consideradas perdas por desistência. Participaram do estudo 20 pessoas. A intervenção se deu por implementação de educação em saúde utilizando o “Material Educativo sobre HIV” (Patente depositada / INPI nº 10 2020 003765 00), material ilustrativo e participativo que permite a observação e interação durante a educação em saúde. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de junho de 2021 e junho de 2022, por meio de entrevistas audiogravadas e transcritas. A análise dos dados se deu por meio do discurso do sujeito coletivo, e permitiu a emersão de ideias centrais e ancoragens. Resultados: Participaram do estudo pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Quanto às representações sociais acerca do abandono do tratamento e motivação para a retomada, emergiram 18 ideias centrais e duas ancoragens, as quais foram agrupadas em quatro grandes temas: 1) Abandono do tratamento por questões intrínsecas à pessoa vivendo com HIV; 2) Abandono do tratamento por questões ligadas à terapia medicamentosa; 3) Abandono do tratamento por dogmas sociais; 4) Forças propulsoras para a retomada do tratamento. As necessidades de aprendizagem identificadas abrangeram a compreensão sobre a patogênese da infecção pelo HIV e a ação dos antirretrovirais. Quanto à percepção acerca do processo educativo, os discursos foram categorizados em três eixos: 1) Melhor entendimento sobre o HIV/aids e terapia antirretroviral; 2) Processo educativo impulsionando a retomada do tratamento e 3) Condições de replicar o conhecimento adquirido a outras pessoas vivendo HIV. Considerações finais: A análise qualitativa das representações sociais das PVHIV indicou que o abandono da terapia antirretroviral é multifatorial e envolve questões socioculturais, geográficas, familiares e biológicas. As percepções acerca do processo educativo indicaram que a tecnologia ilustrativa e participativa pode contribuir para a compreensão acerca da infecção e ação dos antirretrovirais, bem como favorecer a retomada do tratamento. É essencial considerar todas as questões que permeiam e impactam as vidas das pessoas vivendo com HIV em abandono do tratamento, avançando para além das questões biológicas, viabilizando a implementação de ações que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas de saúde, no intuito de estimular a adesão e encorajar a retomada ao tratamento.

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Palavras-chave

Educação em saúde, Tecnologia educacional, Representações sociais, Não Adesão ao Medicamento, Enfermagem

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