Educação escolar indígena : análise da implementação do novo ensino médio para os povos indígenas Kaingang na Terra Indígena Ivaí no município de Manoel Ribas - Paraná

Data

2023-02-20

Autores

Betelli, Patrícia Oening

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Resumo

O presente trabalho possui como propósito analisar sobre a implantação do Novo Ensino Médio no Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot – EIEFM no Município de Manoel Ribas, levando em consideração se em tal prática os povos indígenas foram ouvidos e respeitados diante da legislação na qual está o amparo da Educação Escolar Indígena. O trabalho possui como objetivo conhecer e analisar o histórico, a legislação e as possibilidades de um ensino que promova os direitos e a valorização das populações indígenas. Como metodologia realizei a analise documental e a observação participante e após a realização da mesma percebo que a implantação do Novo Ensino Médio permanece sendo um meio de controle das classes dirigentes sobre as populações indígenas e a diversidade e a especificidade permanecem se fazendo presentes apenas na legislação e na prática os povos indígenas terão muito o que conquistar e lutar para que a lei seja colocada em vigência de forma significativa.

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Palavras-chave

Educação escolar indígena, Novo ensino médio, Legislação

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