Memória sensível e movimento criador na escrita dramatúrgica de Doc Comparato
Data
2021-11-24
Autores
Oliveira, Livia Sprizão de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta tese utiliza fundamentos da Crítica Genética para analisar o processo de criação textual do dramaturgo brasileiro Doc Comparato. O ponto central do corpus é a Trilogia da Imaginação, um conjunto de textos teatrais em closet drama. Observamos mais de duzentos fólios - compostos basicamente por manuscritos - além da biblioteca pessoal, registros de memórias e entrevistas. Livros, roteiros e argumentos do autor, inéditos ou não, foram considerados parte do acervo do que convencionamos chamar de documentos de processo, ou seja, peças que nos ajudam a compreender o movimento criador. Utilizamos a Estilística para identificar nas escolhas de Comparato seu estilo de gênese, sua marca individual no processo de escrita e suas preferências estéticas. Neste trabalho, trataremos das metamorfoses textuais de um escritor para quem a criatividade é uma espécie de texto primal, a grande questão em aberto que o impulsiona na busca pela expressão. Dividimos a tese em três partes, sendo que as duas primeiras são dedicadas à fundamentação teórica. Na terceira, traçamos uma breve biografia do autor, seguida de um recorte de manuscritos oriundos de diferentes trabalhos de Comparato, que nos auxiliaram a compreender melhor as remanências entre os movimentos de criação textual, até adentrarmos à Trilogia da Imaginação. Na análise da primeira peça, Sempre, encontramos manuscritos da fase pré-redacional. Com base na pesquisa contextual, ligamos as notas registradas nos rascunhos às possíveis origens das ideias trabalhadas e relacionamos tais ideias ao texto final, mantendo o texto publicado como norte dessa busca. No segundo processo, relativo à Jamais, temos manuscritos da fase redacional. Caracterizamos procedimentos de experimentação, tais como rasuras, substituições, acréscimos, deslocamentos e supressões no texto até chegar à versão considerada final. No terceiro processo, relativo à peça Eterno, resgatamos manuscritos das fases pré-redacional, redacional e também uma metamorfose entre formatos, do texto teatral publicado para a gênese de um roteiro cinematográfico. Chegamos a um estilo de gênese metódico, que busca o controle da forma por meio da escolha de palavras evocatórias, com um denso potencial imagético.
Descrição
Palavras-chave
Crítica genética, Estilística, Criação, Dramaturgia, Manuscrito, Criação (Literária, artística, etc.), Lingua portuguesa - Estilo, Teatro (Literatura) - Técnica