Juventudes de uma escola pública do ensino médio de Faxinal-PR: experiências no contexto da pandemia de Covid-19

Data

2024-04-09

Autores

Luz, Everson de Souza da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta dissertação analisa as experiências relatadas por jovens estudantes do ensino médio acerca do momento da pandemia da Covid-19, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, localizado no município de Faxinal-PR. Construímos os problemas sobre os jovens estudantes desde a sociologia da juventude no campo da educação (Dayrell, 2007, 2010), (Bourdieu, 1982, 1984), interligando a discussão aos processos de construção dessa importante categoria sociológica, “juventudes”, estabelecendo um estudo sobre a relação entre juventude, escola e trabalho durante a pandemia de Covid-19. Elaboramos um instrumento de pesquisa que poderia ser respondido de forma aberta, por meio de uma proposta de redação em sala de aula, em que os/as estudantes pudessem contar sobre as suas experiências durante a pandemia. Como docente das turmas pesquisadas, adaptei a metodologia para solicitar uma redação de Maria José de Rezende (2009). Solicitamos que comentassem sobre como se sentiram durante o distanciamento social, a experiência com o ensino remoto, entre outros assuntos. Quarenta e cinco (45) estudantes escreveram as redações nas turmas do ensino médio, 2ª e 3º ano, em dois turnos distintos, matutino e noturno, após a dinâmica de atividades realizadas para coleta de dados. Das 45 respostas, 33 julgamos serem mais completas e desenvolvidas para a análise, enquanto em 11 delas indicavam o não engajamento e desenvolvimento das respostas, sendo, então, “descartadas”. A análise dos textos dos/as estudantes convergiram com dados de outros estudos: a pandemia prejudicou as aprendizagens, a socialização, a saúde física e mental e o ensino remoto aprofundaram as antigas desigualdades educacionais e de apreensão de conteúdos pré-pandemia.

Descrição

Palavras-chave

Sociologia da juventude, Educação, Ensino remoto, Efeitos da pandemia covid-19, Faxinal-Paraná, Sociologia, Ensino médio - Paraná, Juventude - Educação, Ensino remoto, COVID-19, Desigualdades educacionais

Citação