Influências e orientações para a formação de competências: o trabalhador docente no Ensino Médio e a Lei n.º 13.415/2017 no estado do Paraná
Data
2024-02-22
Autores
Santos, Ingrid David dos
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Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar suas orientações políticas das atuais diretrizes de formação brasileira com vistas a discutir a formação e a práxis do trabalhador docente no Paraná com base na Lei n.º 13.415/2017. Como objetivos específicos destacam-se: 1. Identificar a influência política e econômica nas relações Estado e sociedade para formação do novo tipo trabalhador no Brasil. 2. Discutir a formação para o trabalho da classe trabalhadora. 3. Compreender as características da formação do trabalhador docente no âmbito da Lei n.º 13.415/2017 no estado do Paraná. A temática da formação docente é de extrema urgência, devido à crise econômica, social e política que tem tomado conta do País nos últimos anos, crise que intensificou e flexibilizou as relações de trabalho, por meio da aprovação de “Reformas” que consubstanciam em novas formas de trabalho. Esta pesquisa pretende contribuir com o processo de reflexão dos docentes acerca de seu trabalho e de sua formação, assim como buscar melhores condições de trabalho. Também se justifica em servir de registro histórico para estudos futuros. Devido a esse cenário de mudanças no mundo do trabalho, a pesquisa tem como questões orientadoras: Quais orientações políticas norteiam a formação da classe trabalhadora? Quais as implicações da Lei n.º 13415/2017 ao trabalhador docente no estado do Paraná? Para realizar a pesquisa e contemplar os objetivos propostos, optamos por pesquisa bibliográfica e análise da legislação e de documentos a partir do materialismo histórico-dialético. Entendemos que, no quadro atual, as políticas públicas para a educação e para o trabalho têm-se encaminhado segundo um viés ultraneoliberal, com ênfase nas competências e nas habilidades, no intuito de atender às novas demandas de mercado, apontando para a construção de um novo tipo de trabalhador. Por essa razão, podemos inferir, a princípio, de que a práxis docente tem-se também modificado, tornando-se cada vez mais intensificada, flexibilizada e, consequentemente, precarizada, em razão do alto nível de controle, da perda da autonomia docente e do excesso de tarefas.
Descrição
Palavras-chave
Política Educacional, Formação de Competências, Lei n.º 13.415/2017, Práxis Docente, Ensino médio, Política educacional, Formação de professores, Formação profissional, Ambiente de trabalho, Classe trabalhadora, Políticas públicas - Educação