O ensino de inglês com crianças da educação infantil de 4 e 5 anos da rede pública : princípios e descritores para a elaboração dos currículos locais na perspectiva da educação linguística
Data
2024-05-03
Autores
Toneli, Jaqueline Ferreira de Brito
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Resumo
A oferta do ensino de línguas adicionais, em especial a de inglês, para alunos da Educação Infantil (EI) e anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) é uma realidade no contexto brasileiro e tem apresentado um crescente nas redes particular e pública (Toneli; Avila, 2020). No entanto, observa-se uma ausência de políticas públicas por parte do Estado que regulamentem e oportunizem subsídios para essa prática (Avila; Tonelli, 2018) e pouca iniciativa dos currículos dos cursos de Letras das instituições de ensino superior para a formação de professores que atuam nesse cenário (Galvão, 2021; Tonelli; Ferreira; Belo-Cordeiro, 2017). A homologação da Base Nacional Comum Curricular, em 2018, não alterou o que estabeleciam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2013) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e ainda assinala a ausência da obrigatoriedade desse ensino nas dimensões da EI e anos iniciais do EF, cabendo a oferta às autoridades municipais e estaduais, o que gerou discussões e questionamentos tanto entre professores que atuam com o ensino nessas etapas da educação básica, quanto no meio acadêmico, como discutido por Tonelli e Avila (2020) que pontuam que as práticas existem, mas não há uma regulamentação que de fato traga segurança e estabeleça parâmetros e critérios para essa atuação. Magiolo e Tonelli (2020) argumentam que existem reflexões e movimentos em torno da oferta e do ensino de inglês com crianças, mas ainda são poucos os aportes que as secretarias municipais de educação e os professores podem vir a lançar mão no processo de elaboração dos currículos locais. Esse estudo surge como uma necessidade profissional de desenvolver uma proposta de organização curricular que fomente a elaboração dos currículos locais de forma autoral e reflexiva. O objetivo é subsidiar a prática docente no ensino de inglês com crianças da EI de 4 e 5 anos da rede pública. Para isso, pautamo-nos na perspectiva da educação linguística, por meio de princípios e descritores pensados à luz da Taxonomia de Bloom Revisitada (Ferraz; Belhot, 2010; Galhardi; Azevedo, 2013; Krathwohl, 2002; Ribeiro; Guarenti, 2015; Rodrigues Júnior, 2016) e balizados pela BNCC da Educação Infantil (Brasil, 2018). A presente pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória (Silveira; Córdova, 2009) e propositiva (Marcondes; Leite; Leite, 2011), estabelecida por meio da pesquisa bibliográfica (Paiva, 2019). Com vistas a subsidiar o desenvolvimento do produto educacional, valemo-nos da literatura especializada, de participações de professores que atuam com o ensino de inglês com crianças em um questionário on-line e da realização de um Grupo Focal (Ressel et al., 2008) com as professoras da rede da professora-pesquisadora. Para a materialização do documento, valemo-nos da Teoria das Cores (Silveira, 2015) e da Coloração Pessoal (Medeiros, 2022). Espera-se que o produto educacional sirva de inspiração para elaboração e efetivação dos currículos locais, bem como seja fonte de formação continuada para professores que atuam nesse contexto.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Ensino de inglês com crianças, Educação linguística, Currículos locais, Educação infantil - Londrina, Ensino fundamental - Aprendizagem, Linguística - Estudo e ensino, Língua inglesa - Crianças, Currículos - Educação