Professoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de Londrina
Data
2024-09-16
Autores
Alcantara Netto, Joenes Veloso de
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Resumo
Em vias de compreender a relação entre docência e cenário político, o presente trabalho investiga a atuação de professoras e professores autodeclaradas (os) LGBTQIA+, atuantes no ensino público de Londrina - PR. O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero e sexualidade, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. Neste sentido, pôs-se em diálogo literatura e experiências práticas em relação à temática da autocensura. Através da análise de entrevistas episódicas de viés qualitativo, coordenadas e roteirizadas através de questionários semiestruturados, esta dissertação apresenta, principalmente, experiências docentes de pessoas LGBTQIA+ e como estas pessoas usaram da educação, enquanto uma prática de liberdade formadora de comunidades, para resistir aos diversos ataques persecutórios de políticos e civis ultraconservadores neoliberais à pedagogias progressistas e inclusivas.
Descrição
Palavras-chave
LGBTQIA+, Ideologia de gênero, Autocensura, Professoras, Professores, Educação, Ensino público - Londrina - Pr, Neoliberalismo - Aspectos sociais - Londrina - Pr, Liberdade acadêmica