Reflexões (d)e reflexos: uma proposta de letramento literário através da obra Alice no espelho

Data

2024-03-22

Autores

Calsavara, Renata Dellanes Teles

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Resumo

Os fenômenos de leitura no gênero de alta fantasia entre os adolescentes nos levam a considerar a relevância da motivação literária através de temas atuais. As atividades leitoras nos anos finais do ensino fundamental objetivam promover o letramento literário, formando leitores competentes e críticos, podendo ultrapassar as paredes da sala de aula, à medida que ofereçam aos estudantes condições necessárias para envolvê-los em tais contextos. Esta pesquisa visa a demonstrar as contribuições da literatura fantástica para desenvolver as habilidades de leitura dos estudantes, partindo de práticas interventivas literárias com a obra contemporânea Alice no espelho, de Laura Bergallo (2015). O trabalho em questão foi desenvolvido considerando a proposta de uma sequência didática apresentada por Rildo Cosson (2009) e, amparada em estratégias de leitura, conforme estudos teóricos de Isabel Solé (1998). Para tanto, após apresentação das concepções teóricas dos autores supracitados e, também, com base nos estudos teóricos de autores como: Todorov (1975), Furtado (1980) e Garcia (2007), que tematizam sobre o universo fantástico, é feita uma proposta de implementação, por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico com atividades de leitura, a fim de contribuir com os materiais utilizados pelos professores em suas práticas escolares. Como resultado, foi possível concluir que a aplicação desta sequência básica contribuiu para o processo de formação do leitor, proporcionando uma leitura significativa, uma vez que o interesse, a participação, o pensamento crítico – reflexivo e as habilidades criativas - em diferentes modos de interpretar e produzir textos - resultaram no aumento da concentração durante os estudos, devido às possibilidades de integração socioafetivas e psicológicas, pela dualidade e confrontos decorrentes do elemento insólito presente na narrativa.

Descrição

Palavras-chave

Leitura literária, Ensino de Literatura, Fantástico e insólito, Leia Paraná, Caderno Pedagógico

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