Por uma educação do encontro: relações entre escola e cultura na cidade de Londrina - PR
Data
2024-03-08
Autores
Yamashita, Bruna Ester Gomes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta tese está vinculada à “Linha 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina. O foco desta pesquisa são os encontros ocasionados por práticas culturais e artísticas, que acontecem no cotidiano das escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Londrina – PR. Tais práticas ocorrem por meio de projetos culturais patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) desde 2002. O problema que orienta a pesquisa é entender quais são os ecos que ressoam nos sujeitos, nos espaços, e quais os significados construídos nas práticas desses encontros. Diante disso, o objetivo geral é demonstrar a importância de observar, conhecer, compreender as experiências dos encontros que acontecem nessas escolas, com as diferentes expressões artísticas e culturais. Os objetivos específicos são: nutrir uma reflexão sobre a aproximação relacional entre a educação e cultura enquanto políticas públicas; conhecer as práticas do projeto de Educação Musical Um Canto em Cada Canto e apresentar as experiências das duas escolas observadas. A hipótese contempla a ideia de que as práticas dos encontros alteram o ambiente escolar e o desenvolvimento dos sujeitos. Tratamos desse assunto analisando dois pontos principais: primeiro trazemos uma narrativa histórica e sociológica sobre o processo de estruturação das políticas culturais do Brasil – século XX e primeiras décadas do século XXI – em diálogo com a educação escolar, observando como elas se desenvolvem historicamente por meio das ações municipais dos sujeitos locais na cidade de Londrina, atuação que configura uma política pública capaz de financiar cerca de 1.900 projetos culturais em aproximadamente 30 linguagens artísticas. Dentre estes, destacamos os que se relacionam diretamente com as escolas. Em segundo, apresentamos o estudo de um dos projetos culturais que acompanha o PROMIC desde a sua criação, o “Projeto de educação musical através do canto coral Um Canto em Cada Canto” (UCCC), essa aproximação nos permite observar os significados musicais que foram desenvolvidos com as crianças por meio da pedagogia do projeto em contribuição ao desenvolvimento da consciência musical dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que opera metodologicamente por meio da bricolagem e que utiliza análises teórico-conceituais. As principais fontes de dados utilizadas são: estudos de documentos das legislações culturais nacional e municipal; de arquivos da Secretaria Municipal de Cultura; de fontes da imprensa local; entrevistas com gestores municipais da cultura; com a coordenadora do projeto UCCC e com três professoras das escolas; além de análises de materiais em audiovisual e publicações sobre o projeto UCCC e observação das práticas de canto em duas escolas durante um ano, desenvolvidas nesta ordem. A escrita do texto enquadra-se no perfil literário/poético de Pesquisas Educacionais Baseadas em Arte (PEBA) com aproximação à A/R/Tografia (Artist Researcher Teacher), sendo permeada por elementos estéticos e visuais representativos do objeto em análise. Os resultados apontam que os encontros que observamos provocam alterações relacionais, de saberes, de práticas e de perspectivas, configurando o que conceituamos como Educação do Encontro.
Descrição
Palavras-chave
Educação do Encontro, Escola, PROMIC, Cultura