Percepção de professoras integrantes do programa residência pedagógica do curso de pedagogia da UEL sobre uma formação continuada em letramento digital
Data
2024-02-28
Autores
Campanini, Cássia Kanarski
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Resumo
A presente investigação se insere no âmbito do Projeto de pesquisa denominado “Ambiências Formativas com o uso de tecnologias digitais”, vinculado à Linha 2, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU/UEL), que envolve um trabalho articulado entre pesquisa e extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas DidaTic do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo principal foi compreender como a formação continuada, com enfoque no letramento digital, repercute nas concepções educativas de um grupo de professoras preceptoras participantes do Programa Residência Pedagógica que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Londrina. O estudo ancora-se na Teoria Histórico-Cultural, tendo como foco o processo de letramento digital docente. A metodologia é de abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa-formação. Esta foi constituída a partir de uma formação continuada e do acompanhamento das experiências com as tecnologias digitais nas práticas educativas das participantes da pesquisa. Os instrumentos selecionados para a coleta de dados foram: observação com registros no diário de bordo dos encontros formativos e dos diálogos no aplicativo WhatsApp; questão inicial sobre letramento digital; análise documental dos planos de aula; entrevistas semiestruturadas individuais durante o processo e coletiva ao final da formação. Como resultados, podemos constatar que as potencialidades do uso das tecnologias digitais na educação demonstram: (1) maior interesse por parte das professoras para usar as TDIC em suas práticas; (2) oportunidade para a compreensão do manuseio e finalidade do uso das ferramentas digitais; (3) aprimoração das tecnologias em suas aulas; (4) modificação nas metodologias de ensino, engajando os estudantes a participar das aulas; e (5) professores letrados digitalmente possuem maior acesso às ferramentas digitais online, enriquecendo os conteúdos trabalhados. Como limitadores, podemos destacar: (1) falta de apoio das gestões escolares; (2) ausência de acesso à rede Wi-Fi estável; (3) quantidade insuficiente de ferramentas para execução do trabalho; (4) ausência de formações iniciais e continuadas que focalizem o tema desta pesquisa; e (5) falta de tempo. Em suma, a formação continuada com enfoque no processo de letramento digital proporcionou uma experiência formativa e prática enriquecedora, que pode ampliar as possibilidades de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Educação escolar, Letramento digital, Formação continuada, Tecnologias digitais, Residência pedagógica, Formação de professores