Literatura indígena na sala de aula
Data
2023-06-02
Autores
Rosa, Soraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa tem por objeto de estudo o ensino da literatura indígena como conteúdo a ser abordado na formação do leitor e de sua identidade em todas as etapas da Educação Básica, tendo como enfoque para a aplicação do caderno de atividades o 6º ano do Ensino Fundamental II. A publicação da Lei nº 11.645/08 é a base legal que fundamenta a necessidade desta pesquisa para a inserção deste conteúdo em sala de aula, visto que a ausência deste ensino perdura até os dias atuais. Para que haja um efetivo ensino da literatura indígena fez-se necessário o estudo das características que a compõem em toda sua complexidade, são elas: a contextualização histórica, a oralidade, o eu-coletivo, a pluralidade cultural, o bilinguismo a narrativa mítica, a ancestralidade, a ilustração, a sustentabilidade. Ademais das peculiaridades literárias a elaboração das atividades envolveu os conceitos de multiletramento, multimodalidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Cada um dos conceitos está permeado de exemplos da literatura indígena. As obras foram escolhidas priorizando a autoria aborígene. A pesquisa dividiu-se em dois volumes: o Volume I, é composto de um estudo mais teórico e bibliográfico que culmina na análise dos livros: Antes o mundo não existia; A queda do céu; Sabedoria das águas; e O pajé que virou onça; já o Volume II é um caderno de atividades alicerçado em diversas obras, sendo as principais: As Fabulosas Fábulas do Iauaretê; A Terra dos Mil Povos: História Indígena do Brasil Contada por um Índio; Kaba Darebú; Noite e Dia na Aldeia; Awyató-Pót: Histórias Indígenas para Crianças; A Pescaria do Curumim e Outros Poemas Indígenas; Brasil; A Cura da Terra, Não Há Fronteiras para o Pertencimento e Canção Peregrina, de Graça Graúna. As obras: Ay Karyri Tama (Eu Moro Na Cidade) e A caveira rolante, a mulher lesma e outras histórias indígenas de assustar estão presentes nos dois volumes com poemas e contos diferentes respectivamente. A aplicabilidade deste conteúdo é possível e de essencial importância na formação identitária do leitor crítico e do cidadão ativo e conhecedor de sua história.
Descrição
Palavras-chave
Literatura indígena, Características, Formação identitária, Letramento literário, Multiletramento