Exploração do tema espiritualidade em estudantes de graduação em enfermagem

Data

2021-02-01

Autores

Silva, Sonia Hutul

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Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar o tema espiritualidade/religiosidade na percepção dos estudantes de graduação em enfermagem durante a formação acadêmica, ou seja, estudantes matriculados no primeiro e último ano de quatro universidades em uma cidade de médio porte no sul do país. Para a seleção dos estudantes optou-se pela técnica em cadeia de referência ou “bola de neve”. O período de coleta de dados foi de julho a agosto de 2020. O estudo foi realizado em duas etapas independentes: um estudo de abordagem qualitativa, cuja orientação metodológica ancora-se na Análise de Conteúdo. Os resultados foram analisados à luz do referencial da Teoria do Cuidado Humano Transpessoal de Jean Watson - teoria de Jean Watson. A segunda etapa trata-se de um estudo quantitativo, o qual utilizou-se um questionário composto pela caracterização sociodemográfica e por duas escalas: Escala de avaliação da espiritualidade - Spirituality Self-Rating Scale (SSRS) e a Escala de Bem Estar Espiritual (EBE) - (Spiritual Well-Being Scale), que foram analisadas por meio de estatística analítica e descritiva. O perfil sóciodemográfico dos participantes da pesquisa se apresentou como 89,4% (n= 59) do sexo feminino e 50%(n=33) da religião católica. A renda familiar predominante foi de um a três salários mínimos com 57,6% (n= 38). No estudo 1, foram identificadas as categorias: percepção do estudante (des)favorável sobre o conteúdo de religiosidade e espiritualidade durante sua formação de enfermagem, e a ótica da importância do conteúdo de religiosidade e espiritualidade para o cuidado de enfermagem. Revelou-se a importância de questões subjetivas do cuidado bem como o olhar do estudante para uma dimensão que vai além da dor física, desconforto e medo. A presença de conceitos empíricos sobre religiosidade e espiritualidade demonstra a oportunidade de esclarecimentos e subsídios para a formação do estudante de enfermagem em situações que demandem este saber. No estudo2 obteve-se o alto score de espiritualidade, entretanto. quase metade do grupo se apresenta com score de bem-estar espiritual negativo, dado que aponta para a oportunidade da abordagem da religiosidade e espiritualidade em sua formação a fim de preparar o profissional para atender às necessidades espirituais dos pacientes nos diversos cenários das práxis da enfermagem. Conclui-se que a Teoria do Cuidado Humano Transpessoal de Jean Watson é um forte elemento a ser utilizado. Além disso, a maioria dos estudantes do presente estudo tem influência da religiosidade e se esforçam em viver de acordo com sua crença religiosa assim como sua vida está baseada na espiritualidade que possui. Na escala de Bem-estar Espiritual observou-se pouca diferença entre os índices positivo e negativo de bem-estar espiritual no grupo. Com os dados dessa pesquisa, reforça-se que conhecer a percepção dos estudantes e a produção científica em religiosidade/espiritualidade faz-se necessário para a instrumentalização tanto para formadores e, principalmente, para os acadêmicos de enfermagem e corrobora com a necessidade de inserção destas discussões e reflexões em espaços acadêmicos curriculares.

Descrição

Palavras-chave

Espiritualidade, Religiosidade, Enfermagem, Cuidado

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