Mediação docente para a aprendizagem no ensino de zoologia

Data

Autores

Goulart, Leandro Santos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: A princípio, este projeto de pesquisa estava centrado na execução do uso de animais taxidermizados como proposta de ensino para os discentes do ensino médio das escolas estaduais do município de Formosa-GO e dos discentes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFG Câmpus Formosa No entanto, o trabalho enfatizou os graduandos das ciências biológicas nas disciplinas de zoologia Logo o trabalho alinhou-se para a mediação docente na aprendizagem do ensino de zoologia, vinculados nas atividades avaliativas nos moldes propedêuticos e tradicionais ou nas atividades avaliativas não tradicionais como nas metodologias ativas Desta forma, os sujeitos da pesquisa foram os discentes graduandos das ciências biológicas do IFG Câmpus Formosa e matriculados nas disciplinas das Zoologias durante 8 semestres (ou seja, do ano de 214 a 218) Na coordenação das atividades da pesquisa, abordamos superficialmente as bases teóricas de David Ausubel (23) por entender suas contribuições para as aprendizagens Elencamos Vygotsky com a negociação de significados entre os sujeitos para se chegar a um denominador científico Para a sistematização dos dados, utilizamos da taxonomia de Bloom relatadas nas categorias de domínios cognitivos Foram categorizados e mensurados estatisticamente 3 indicadores para estas categorias, sendo eles: Relatórios individuais, Relatos de Experiências e Estudos observacionais Cada categoria foi plotada em grupos diferentes, sendo que os discentes pertencentes ao grupo 1 (GRP1) foram avaliados com atividades avaliativas tradicionais e com a mediação docente Os discentes do grupo 2 (GRP2) foram avaliados com atividades avaliativas tradicionais e sem a mediação docente Os discentes do grupo 3 (GRP3) foram avaliados com atividades avaliativas não tradicionais pautadas nas diferentes metodologias ativas do ensino de zoologia e sem a mediação docente Os discentes do grupo 4 (GRP4) foram avaliados com atividades avaliativas não tradicionais e com a mediação docente Os dados da pesquisa demostram que para os docentes conseguirem melhoras significativas das aprendizagens dos seus discentes nas disciplinas de Zoologia de vertebrados ou Zoologia de invertebrados é necessário mediar a interação entre estes discentes e trabalharem com estes indivíduos em pequenos grupos e com metodologias ativas e sem avaliações tradicionais Desta forma, os alunos conseguem melhores níveis cognitivos de aprendizagens quando comparados com atividades avaliativas tradicionais com ou sem a mediação docente

Descrição

Palavras-chave

Zoologia, Estudo e ensino, Aprendizagem, Ensino, Zoology, Learning, Teaching, Study and teaching

Citação