Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
Arquivos
Data
Autores
Jorge, Jair Lucas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Estudo e ensino, Educação matemática, Teoria dos conjuntos, Study and teaching, Mathematics education, Mathematics