Cruel nonsense : possíveis convergências entre Qorpo-Santo e Antonin Artaud
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Kugler, Luan Caroline Oliveira Fontoura
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Resumo
Resumo: José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo, antes mesmo de aclamados dramaturgos contemporâneos, escrevia suas peças em um tom nonsense que refletia os embates cruéis que perpassavam sua vida Com base no teatro ritual de Artaud e no Teatro da Crueldade, buscou-se aproximar os dois autores verificando suas possíveis convergências Para tanto assumiu-se uma concepção constelar da história da literatura, o que possibilitou a aproximação entre os dois autores, cada qual em seu contexto As convergências entre Qorpo-Santo e Artaud foram observadas na ruptura com as noções da dramática pura A mimese nos textos de Qorpo-Santo foi transformada em cinese, assim como em Artaud Apesar da tímida presença de um pulsar para a performance nas peças de Qorpo-Santo por meio da personificação da persona de si próprio, também foi possível verificar similaridades no que se refere à performance em ambos Essas similaridades são observadas na relação intrínseca entre a vida e a obra dos autores No decorrer da análise das convergências, observou-se características dissonantes entre eles Artaud buscara resgatar o primitivo e o ritual com seu teatro, que permitiria ao performer expandir os limites do seu corpo na performance, o que não foi verificado no teatro de Qorpo-Santo Assim, destacou-se a importância da teatralidade nas peças de Qorpo-Santo, apontando elementos que demonstram sua “fixação” pela palavra, seu desejo de conduzir a cena Durante a verificação das possíveis convergências entre os autores, algumas singularidades de Qorpo-Santo, como as características da baixa comédia e peculiaridades de vanguarda, destacaram-se e comporam parte importante deste O que se distanciou de Artaud e foi apontado como original, específico e inovador em Qorpo-Santo deu forma ao seu cruel nonsense: um reflexo de embates personificados em vida e obra, em autor e persona
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Palavras-chave
Teatro brasileiro, História e crítica, Criticism and interpretation, Brazilian drama, History and criticism, Qorpo-Santo - 1829-1883, Criticism and interpretation, Artaud, Antonin - 1896-1948, Criticism and interpretation