Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira

Data

Autores

Ramos, Silvana Salino

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a competência discursiva (CD) manifestada em textos escritos que compõem o relatório de estágio (RE), o qual é redigido e apresentado como avaliação acadêmica, pelos alunos de 3º ano, como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Letras Espanhol, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) A base teórica em que se sustenta o trabalho está na Linguística Textual (LT), nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na teoria dos Gêneros Textuais e em referências da Linguística Aplicada O estudo trata da reflexão acerca do espanhol como língua estrangeira (E/LE), da concepção de texto e da competência discursiva no gênero RE Os critérios de análise têm origem na articulação entre as possibilidades oferecidas pela revisão da literatura, dadas as características de um corpus dessa natureza Por conseguinte, tem-se dois momentos de análise: a) o organizacional, o qual trata de dois aspectos da textualidade, coesão e coerência, do uso das formas remissivas presas, livres e lexicais e da consequente identificação de referências anafóricas; e b) o enunciativo, por meio do qual se identifica a presença do coletivo no discurso individual e se classificam as vozes e as modalizações presentes nos textos Os dados gerados possibilitaram o (re)conhecimento dos elementos linguísticos utilizados pelos informantes para externar a opinião discente em relação ao processo prático da formação docente inicial e, consequentemente, a demonstração do conhecimento linguístico-pragmático da língua alvo expresso pelo informante, como usuário e futuro professor de E/LE Os resultados convocam outras áreas do curso à reflexão e ao agir acadêmico Esperamos que a pesquisa agregue conhecimento à literatura da área de ensino e de aprendizagem de E/LE, no que se refere ao desenvolvimento da competência discursiva

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola, Estudo e ensino, Estágios supervisionados, Relatórios, Linguística, Study and teaching, Linguistics, Spanish language

Citação