Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana

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Eduardo, Aldrean Thais Ribeiro

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Resumo

Resumo: Este trabalho propõe uma discussão entre a relação ética e política na formação humana com vistas à uma educação para a felicidade em Aristóteles, ao mesmo tempo, cotejar a Constituição do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases nº9394/96, analisando-as à luz desse conceito, para então refletir sobre a liberdade de uma educação para a promoção de uma vida feliz, uma vez que a ética é a própria prática humana de valores anteriormente refletidos e aprendidos, por não ser inata deve ser ensinada Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo filosófico-educacional bibliográfico A relevância deste tema reside na necessidade de sair do senso comum ao tratar o conceito de felicidade como parte de uma reflexão filosófica desde a antiguidade clássica além de contribuir com reflexões referentes à educação atual percebendo-a como elemento indispensável para se atingir o conceito ético de felicidade o qual perpassa pelas ideias de cidadania e vida política e como este se faz presente na educação Neste processo humano pela busca em atingir o conceito ético de felicidade a educação livre, plural e democrática assume seu papel responsável na formação dos seres humanos enquanto pessoas que tenham senso crítico, espírito de comunidade, atitude reflexiva e ativa em diálogo com a relação entre o pensamento, a consciência e a ação no mundo e para o mundo Acredita-se que a felicidade é um tema ético que não pode faltar nas discussões sobre a formação humana, sendo muito caro à filosofia da educação

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Palavras-chave

Educação, Filosofia, Felicidade, Ética, Education, Happiness, Ethics, Philosophy

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